gamation Publicado Agosto 8, 2012 Publicado Agosto 8, 2012 (editado) Bons dias caros! tenho já à várias anos um sistema de CO2 pressurizado a funcionar no meu aquário maior (Aquatlantis Ambiance Horizon 120) com uma botija de 2Kg, válvula selonóide e e difusor UP atomizer em linha com 1 filtro externo. Recentemente num nano que montei recentemente (cubo de 30) quis experimentar o famoso CO2 caseiro, mesmo tendo noção das limitações deste, sendo para mim a mais grave o facto de não se poder fechar durante a noite. Pesquisei bastante (este fórum sempre foi uma ajuda preciosa ao meu vício da aquariofilia) e cheguei à seguinte quantidade de ingredientes: - 350g açúcar branco; - 8g de bicarbonato de sódio; - 4g de fermento de padeiro "Vahine" comprado no Continente - 1L de água. Isto numa garrafa de coca-cola de 1,5L. Reparo que grande parte das receitas que existem na net têm de facto estes ingredientes mas não têm, por exemplo, a ordem como devem ser introduzidos ou se tem de ser tudo junto misturado na garrafa ou ainda se é preferível ou não misturar alguns ingredientes 1º e depois então juntar tudo, se a garrafa tem de ficar fechada algum tempo, etc. Assim sendo e sobre a preparação do CO2 caseiro as dúvidas que gostaria de ver esclarecidas são: 1 - coloco simplesmente os ingredientes todos para dentro da garrafa e agito ou existe algum método/ordem que seja mais correcto? 2 - depois de feita a mistela (mal-cheirosa) posso logo colocar a tampa com o tubinho, montar a infra-estrutura no aquário e aguardar pelas bolhinhas ou é necessário algum tempo de espera com a garrafa fechada com tampa normal da garrafa e só depois trocar para a tampa alterada? Se sim, quanto tempo de espera? Se se vai abrir a garrafa para trocar de tampas, o processo de pressão dentro da garrafa não vai ter de reiniciar e demorar outra eternidade de tempo? 3 - com os ingredientes acima eu consegui +/- 1 bolha por segundo (talvez um pouco mais). Reparo que, através da quantidade dos próprios ingredientes utilizados, consigo que saia mais ou menos bolhas/segundo (portanto mais ou menos CO2). Para este meu nano provavelmente seria positivo que tivesse menos quantidade de CO2 a ser injectado no aquário. Podem indicar-me uma receita que retorne menos CO2 para um aquário com estas medidas (as plantas que lá estão não são muito complicadas). 4 - com o CO2 a bombar normalmente, se eu tiver necessidade de alterar tubos, difusores, ao fim e ao cabo infra-estrutura, fazendo com que o CO2 saia da garrafa, quando eu montar tudo novamente o CO2 eventualmente vai começar a outra vez? É que eu tive de fazer isso ontem à noite e hoje de manhã ainda não tinha bolhas a sair.. reparei igualmente hoje de manhã que a garrafa estava menos rija, indicadora de menso pressão. Pelo meu entendimento, se fiz o preparado ontem, hoje ainda não deveria ter acabado, mesmo que eu tivesse aberto a garrafa.. ou não? A reacção química não continua à mesma? Pode é demorar mais tempo até o CO2 passar pela infra-estrutura toda? 5 - posso usar 2 válvulas de anti-retorno? É assim que está neste momento.. poderá ser essa a razão pela qual o CO2 não saiu? 6 - Não é que eu tenha muita fauna lá (basicamente red cherries e 4 guppies que, como a tv não está virada para lá daqui a uns tempos são uma data deles e tenho de os dar), mas preocupa-me o facto de o CO2 ficar a bombar para o aquário durante a noite. Assim sendo, o que eu fiz foi colocar uma bomba de ar ligada a uma pedra porosa a ser ligada umas 2 horas quando a luz se apaga e a desligar umas 2 horas tb antes das luzes se ligarem. Tenho é um pouco de receio das flutuações de PH. Basicamente com o CO2 caseiro há uma data de receios e de coisas que podem correr menos bem.. como é que se safam...? Desde já agradeço a paciência mas é preferível perguntar do que ficar com dúvidas! Muito obrigado Pedro Gama Editado Agosto 8, 2012 por gamation Citar
CelsoS Publicado: Agosto 8, 2012 Publicado: Agosto 8, 2012 Bom dia gamation Eu uso Co2 caseiro á um ano no meu comunitario de 170 litros, básicamento faço a mistura com os mesmos ingredientes que usas mas em porporções ligeiramente diferentes, primeiro vai o açucar para a garrafa de seguida aqueço agua sem cloro até ficar morna para derreter o açucar, coloco bicarbonato numa chavena com o fermento e deixo uns dois minutos até aparecer umas bolhas na chavena depois é juntar tudo e agitar a garrafa. Normalmente como a agua está morna a reação quimica arranca logo mas poderá levar 20 a 30 ou mais minutos até vermos Co2 a sair no difusor tudo depende da quantidade de fermento vs temperatura.Podes ver no Tópico dos Diy´s o reator de Co2 que eu fiz para resolver o problema de deixar o Co2 ligado durante a noite. Cpts Celso Citar
gamation Publicado: Agosto 8, 2012 Autor Publicado: Agosto 8, 2012 Oi CelsoS, antes de mais muito obrigado pela tua resposta. Se a garrafada de CO2 que lá tenho agora já não funcionar vou seguir o teu procedimento. Em relação ao teu DIY.. epa.. eu basicamente para o bricolage tenho 2 mãos que mais parecem 2 pés.. portanto não me parece que consiga fazer algo semelhante. De qualquer forma parece-me muito bem. Qto às minhas outras questões se me puderes ajudar a compreender o que se passa eu agradeço-te! Gracias! PG Citar
bruno92 Publicado: Agosto 11, 2012 Publicado: Agosto 11, 2012 Boas a todos, Tenho cá uma dúvida, na maior parte dos Co2 caseiro que vi a cor da mistura é castanha.. pois a minha é branca! talvez seja por causa do fermento, nos que vi a cor do fermento é castanha mas a cor do fermento que uso e branca da marca Royal Baking Powder. A pergunta é, estou eu a utilizar o fermento errado ou este serve? Obrigado desde ja, abraços. BS Citar
Carlos Oliv. Santos Publicado: Agosto 11, 2012 Publicado: Agosto 11, 2012 (editado) Oh Bruno92 Penso que o Royal Baking não é um fermento/levedura. O fermento que o pessoal usa com êxito é "fermipan", ou a Levedura da Ramazoti. O principio activo deve ser "saccharomyces cerevisiae" Editado Agosto 11, 2012 por cmogsantos Citar
bruno92 Publicado: Agosto 11, 2012 Publicado: Agosto 11, 2012 Eu penso que seja um fermento, só que é um fermento químico. Eu tenho lido que deve-se usar fermento biológico mas como tinha este cá por casa usei-o. Mas o "fermipan" compra-se em qualquer supermercado certo? Citar
Recommended Posts