MacCallester Publicado Agosto 6, 2012 Publicado Agosto 6, 2012 Boas Tardes a todos! Decidi, um pouco condicionado, fazer um aquário de ciclídeos africanos. No entanto precisava de um aconselho de vozes mais experientes que a minha mera experiência pessoal de aquarofilia e de leitor pontual de enumero artigos sobre este hobby. Antes de mais para vos situar queria explicar um pouco o que me sucedeu. Quando fui a uma casa de uma amiga minha, deparei me com um "cubo de vidro" cheio de algas e infelizmente só um peixe sobrevivente de 4 ou 6 peixes. Um aquário que presumo que tenha por volta dos 40 litros. A minha amiga pouco ou nada sabe sobre este hobby, e decidi adoptar o peixinho, coitado um sobrevivente. Logo elaborei todos os métodos para fazer uma transferência segura para um aquário que tenho aqui de auxilio (hospital). Intrigado pela sua resistência e pela sua aparência belíssima, acabei sabendo que tenho um peixe chamado, Peixe Jóia (Hemichromis bimaculatus). Já pesquisei sobre este novo habitante, e sei que são muito resistentes, e também com um temperamento muito acentuado. São muito inteligentes e territorialistas. Estou a fazer um aquário de 68 Litros (62cm x 36cm x 30,5cm), neste momento foi o único que tinha aqui disponível, pois guardei o dinheiro para comprar os restantes dos equipamentos. No entanto vou deixar aqui as especificações do aqua: Estrato: Granito Preto (por usa vez neutro) Termostato Filtro de Copo (Aquael - Fan 2 - 450 l/h): Cerâmica, Perlon e Carvão Activo (sendo que o CA só vou colocar depois da ciclagem terminar) Após isto queria saber que tipo de ciclídeos africanos ou não poderia colocar com este espécime (peixe jóia) e ideias para a paisagem. Vou optar por não comprar um peixe jóia, pois arrisco-me a ter desagradáveis surpresas neste aquário de 68 L, por outro lado também seria dificuldade encontrar um par para ele/ela do mesmo tamanho e da mesma espécie (para não criar híbridos). Estava a pensar colocar mais 3 ou 4 peixes. Para evitar que ele demarque o aquário de 68 litros como seu território, vou colocado por ultimo no aquário. Desculpem a minha pouca experiência, neste hobby. Gostava que me ajudassem nestas minhas questões: Quais espécies poderia colocar? Que paisagem poderia fazer neste aquário? Obrigado por tudo e desculpem este texto enorme
Diogo Lopes Publicado: Agosto 6, 2012 Publicado: Agosto 6, 2012 Olá, Lamento dizer-te mas não há nenhum ciclideo africano do Malawi que possas colocar nesse aquário. É muito pequeno mesmo. Tens soluções no Tanganyika mas nunca para juntar a um joia. Colocar mais joias também não me parece boa ideia porque vão haver mortes...! Abraço, Diogo
MacCallester Publicado: Agosto 6, 2012 Autor Publicado: Agosto 6, 2012 Pois temia isso, pelas leituras que venho a fazer em diversos artigos e forums. Não existe a remota hipótese de sendo ele ainda jovem e sozinho (não tendo ninguém mais da sua espécie com ele) introduzir mais peixes? Sendo ele o ultimo a ser introduzido. Se não houver qualquer solução, ideias para montar este aquário, com este habitante que resgatei. Terá que haver solução penso eu...espero eu Abraços Filipe
Diogo Lopes Publicado: Agosto 6, 2012 Publicado: Agosto 6, 2012 A única solução é deixá-lo sozinho. Lamento!
Recommended Posts