Recommended Posts

Publicado

Boas,

Recentemente (cerca de mês e meio) plantei uma echinodorus cordifolius (que trazia "brinde" - caracóis! mas esse não é o problema - pois foram eliminados), o que se passa é que as folhas estão a ficar amarelas no meio e laranja no topo.

Uma folha já secou completamente e foi removida e as restantes parecem que estão a lhe seguir.

Alguns dados:

não tenho CO2

temperatura entre 26ºC e 29ºC (oscila conforme os dias)

Nunca dei fertilizante (liquido ou sólido)

Tenho substrato

+/- 95L

Iluminação: 8h

Fauna:

15 +/- guppies

4 tetra cardinais

2 corydoras albinas

2 ottos

flora:

planta de folhas pequenas (não sei o nome) que se desenvolve bem (folhas novas e rebentos vários)

ph: 7.2

O que poderá ser? Obrigado

Publicado:
  On 05/08/2012 at 22:26, pexe-rei disse:

Nunca dei fertilizante (liquido ou sólido)

Ora esse é um dos problemas...

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Publicado:

Quer dizer que se trata de uma planta exigente? Nunca tive nenhuma....

E recomendas algum fertilizante em especial?

Publicado: (editado)

Essa planta devia ter alguma coisa por baixo da areia, ou seja, substrato fertil. Se não lhe metes nada é normal que possa ter carencias. Agora o que é não sei já que tambem não adiantas mais nada. Esse amarelo começa nas folhas novas ou nas velhas? Da ponta para toda a folha ou entre nervuras? Etc, etc... Umas fotos tambem davam jeito... mas podes resolver a coisa metendo um pouco de fertilizante liquido que seja completo, ou seja tenha todos os nutrientes. Mesmo assim não garanto que não venhas a ter problemas, porque resolves a carencia da planta e podes-te arriscar a arranjar outros como algas... , mas depende... cada caso é um caso...

Não faço ideia da luz que tens tambem, etc...

Editado por AiresJusto

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Publicado:

Boas AiresJusto,

Obrigado pelo feedback.

Existe substrato fértil debaixo da camada de areão.

O amarelo começa no meio da folha e alastra-se para toda a folha, em relação à luz tenho uma lâmpada de 18w T8 de 60cm (daylight)

As folhas novas (e já cresceram 2) não parecem afetadas, apenas as mais velhas.

A qualidade da fora não é a melhor (a máquina digital pifou, tem de ser por telemóvel)

Vou comprar fertilizante.... depois informo

folhas.jpg

Publicado: (editado)
  On 12/08/2012 at 22:05, pexe-rei disse:

Existe substrato fértil debaixo da camada de areão.

O amarelo começa no meio da folha e alastra-se para toda a folha, em relação à luz tenho uma lâmpada de 18w T8 de 60cm (daylight)

As folhas novas (e já cresceram 2) não parecem afetadas, apenas as mais velhas

Vou comprar fertilizante.... depois informo

folhas.jpg

Ok tens substrato fertil, mas há quanto tempo? Tens aí carencias e é algum dos nutrientes moveis da planta, agora especificamente não sei dizer, mas penso em nitrogênio, não tendo a certeza.

Essa luz para 95 litros, se foi o que percebi, é um bocado fraco e resta saber há quanto tempo tens essa lãmpada. Já agora quais as dimensões desse aquario?

Eu no teu lugar mudava essa iluminação, mesmo para manter plantas pouco exigentes, e metia uma lampada T5 T8 de 28W (que é do mesmo tamanho da tua, só tens de mudar tambem o balastro ) e era suficiente para o teu aquario. Comprava CO2 orgânico tipo Seachem Excel e metia-lhe aí um terço que é recomendado pelo fabricante e logo via a reação das plantas. Entretanto aplicava-lhe tambem alguma fertilização líquida completa e metia no aquario mais uma planta, uma de crescimento rápido, por exemplo a Egeria densa que é pouco exigente.

Isto era o que eu fazia se fosse no teu lugar...

Editado por AiresJusto

AquaGranum , NanoLab

• 2 semanas depois...
Publicado:

AiresJusto, obrigado pela tua opinião.

Já comprei o fertilizante liquido e tenho CO2 DIY e já tenho 3 folhas novas a crescer saudáveis :)

As podas de Egeria densa que tenho são pequenas e as corydoras estão sempre a remexer e não aguentam tempo nenhum no fundo...

Obrigado!

• 1 mês depois...
Publicado:

Boas,

Comprei um fertilizante liquido para plantas verdes chamado "ocean free", a loja onde comprei é o importador, logo a caixa vem tudo em chinês (o fabricante diz que é da singapura, mas tem folheto em PT)

A echinodorus cordifolius apenas tem uma folha das originais, e diversas (7/9) folhas pequenas.