Recommended Posts

Publicado

GAITA!

Acabei de ser surpreendido com dezenas de coisas minúsculas, quase microscópicas, brancas e coladas no vidro, ao longe parecia sujidade mas de perto elas mexiam-se. Esfreguei o vidro todo para as esborrachar mas lá vai aparecendo mais uma ou outra de tão pequenas que são é impossível dar cabo de todas.

O que é isto?

O que posso fazer?

Publicado:

Por acaso não são assim meio transparentes, se for o caso podem ser caracois, pelo menos no meu caso são, na fase seguinte ficaram com a parte central mais escura e depois descobri que eram caracois, devem ter vindo com alguma planta.

São fixes, ajudam na limpeza das algas.

Não tens lá nenhum caracol adulto?

Cumps

Publicado:

coisas minúsculas, quase microscópicas, brancas e coladas no vidro, ao longe parecia sujidade mas de perto elas mexiam-se

É uma descrição um pouco para o vago... Pode ser como diz o DanielSan19, ou outra coisa qualquer... Se desse para dar uma descrição mais concreta...... Se não te estiver a dar problemas deixa crescer e logo passas a descobrir o que é, nem que metas alguns numa maternidade para matar a curiosidade!!!!

Se a vossa cara-metade vos disser isto: "Vou pular para dentro do aquário, para ver se tu me dás mais atenção do que aos peixes"

cabecadura Ou se tem um grande aquário, ou então :chair:

Publicado:

Sinceramente não consigo descrever de outra ,são tão minúsculas, imaginem uma "cagadela" de mas de cor branca e a mover-se aos esses... nem com a melhor lente da maquina fotográfica a consigo captar numa foto.

Publicado:

Tb não deve ser caracol pq adulto nunca vi no aqua, só tenho um peixe há 4 meses e no ultimo mês apenas entraram umas plantas novas (valisnéria; anubias; Espada Amazonense) mas foi há 4 semanas e só esta semana isto apareceu.

Publicado:

Segunda a descrição que deste, parecem uns vermes tipo minhoca de +- 1 mm que aparecem no substrato e por vezes sobem ao vidro... Já vi em alguns fóruns descreverem algo semelhante... Dizem que é um bom petisco para quem tem camarões... Não trazem problemas, apenas se alimentam de bactérias e não trazem qualquer problema de saúde para os peixes. A questão é que não sei se será isto ao não...

Se a vossa cara-metade vos disser isto: "Vou pular para dentro do aquário, para ver se tu me dás mais atenção do que aos peixes"

Publicado:

Soulriser realmente já me indicaram tal como tu que pode ser isso, de qualquer forma quero correr com elas. Finalmente lá consegui tirar umas fotos:

Praga2.jpg

Praga1.jpg

Publicado:

É isso mesmo... Diz-se que o seu aparecimento em grande quantidade é sinal de que algo está a correr mal com as bactérias nitrificantes. Não te causam problemas, tirando o facto de ser um pouco inestético. Mas não sei como te veres livre delas, a não ser metendo uns camarõezinhos para controlá-los...

Publicado: (editado)

Pelo que já li sobre elas, são derivadas de algum desequilibro no aqua, possivelmente excesso de alimento. Eu nunca vi nenhuma no meu aqua, mas também tenho muitas helenas e pelo que sei comem quase todo o tipo de vermes :naughty:

Editado por alvarenga
Publicado:

Já tive aquários mal cuidados por falta de conhecimentos este pelo contrário mais limpo só se não tivesse o Astro... mas é assim, pelo menos já sei que é algo que não vai trazer problemas ao Astro.

Publicado:

Nesse aspecto podes ficar descansado, que não afectam o teu aquário... Pensa neles como uns ocupas ilegais que não fazem mal a ninguém...

Publicado:

Nesse aspecto podes ficar descansado, que não afectam o teu aquário... Pensa neles como uns ocupas ilegais que não fazem mal a ninguém...

Mesmo não fazendo mal a ninguém não gosto de ocupas! :) Estou descansado e tb são menos desde a limpeza na ultima TPA!

• 3 semanas depois...
Publicado:

Boas, apareceram-me no aquaxisto hoje umas minhocas brancas com 1 mm de espessura e com 5mm de comprimento que andam colados ao vidro e junto ao substrato e que pela descrição serão iguais ou parecidas com as que descreves.

Devo ficar preocupado?

No aquário tenho 11 daneo choprae , reds, crs e helenas.

Publicado:

bons dias,

a mim apareceram-me umas deste tipo.

mas ai com 2mm de comprimento por 1mm de espesura.

nomeadamente no vidro frontal, em relaçao ao fundo, nao sei pois tenho areia de silica.

o que eu estava a pensar, e visto ja andar com esta ideia ha bastante tempo, era tirar todo o substrato e areia e colocar tudo de novo, que dizem?

em relaçao as "bichas" pelo que tenho aqui percebido nao é nada de mal correcto?

cumprimentos

zxdvfzxxvxcv

Publicado:

Boas, apareceram-me no aquaxisto hoje umas minhocas brancas com 1 mm de espessura e com 5mm de comprimento que andam colados ao vidro e junto ao substrato e que pela descrição serão iguais ou parecidas com as que descreves.

Devo ficar preocupado?

No aquário tenho 11 daneo choprae , reds, crs e helenas.

bons dias,

a mim apareceram-me umas deste tipo.

mas ai com 2mm de comprimento por 1mm de espesura.

nomeadamente no vidro frontal, em relaçao ao fundo, nao sei pois tenho areia de silica.

o que eu estava a pensar, e visto ja andar com esta ideia ha bastante tempo, era tirar todo o substrato e areia e colocar tudo de novo, que dizem?

em relaçao as "bichas" pelo que tenho aqui percebido nao é nada de mal correcto?

cumprimentos

Eu já não me preocupo, todos dizem que é normal e surgem no fundo mas se houver pouca comida no fundo é por isso que aparecem nos vidros.

• 1 mês depois...
Publicado:

Boas

É já conseguiram acabar com elas???a mim apareceram-me há 3 semanas fiz um a geral e agóra voltaram a aparecer-me, o aquário fica tipo baço, como se tivesse algas e depois apareceram-me aquelas coisas brancas a caminhar no vidro como se fossem min hocas.

e eu tenho red cherys, mas não me pareceram interessados nas coisas.

Neste aquário só tenho guppys e redd's.

Alguém sabe o que fazer???

Pode ser excesso de comida realmente,não sei.

Obrigada, espero ajuda.

Isaganhão

• 2 semanas depois...
Publicado:

OI

Usas Fluvermal e goodbye planárias e outros vermes.

A mim resultou.

Isa

Publicado:

Olá Isa

Já tinha pesquisado, e de facto muita gente usou o fluvermal, alguns com e sem mortes resultantes do tratamento, minha questão é.... fará mal aos red's?

Publicado:

OLá

Não os meus camarões red´s estão ótimos e recomendam-se, os red, os transparentes e outra raça qualquer que tenho, para além dos guppys que fazem parte da fauna, não houve reacões adversas.

Só fiz uma vez, acho que terei de voltar a repetir o tratamento para a semana, mas penso que nada aconte´cerá, tendo em atenção o primeiro tratamento.

Boa sorte.

Isa