Recommended Posts

Publicado:

Obrigado.

Fui lá agora e vi que as lampadas estão salpicadas com água, pelo filtro...

Será melhor baixar o nível da água ou meter o filto a um canto?

• Replies 50
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:

Bom dia para quem conseguiu dormir...

Aqui a coisa está complicada.

Eu comprei filtro interno para não ouvir a água a cair, mas o barulho é ainda pior, não sei se é por estar tudo em silêncio ou devido ao facto do aquário estar no corredor, talvez o som espalhe mais.

Isto é normal?

O que posso fazer para diminuir o ruídos?

Obrigado.

Publicado:

Sim, filtro completamento imerso por forma a que na exista esse respingar de água. Vai baixando o filtro lentamente, quando deixares de ouvir a água, está bom!!!

Publicado:

Agora sim Bom dia!!!

Obrigado aos dois. :)

Já resolvi o problema, depois de escrever a mensagem lembrei-me que inicialmente ele não fazia aquela vibração toda (quando estava ao centro e me salpicava a lâmpada lol), só começou quando o coloquei no canto, acho que o devo ter encostado muito ao vidro. Voltei a colocá-lo ao centro e mais emerso, como notei logo a diferença fui dormir. :)

Agora quanto à áreia vulcânica, tenho receio que me magoe os ancistrus e as corydoras, como andam sempre de lombo no chão!

Será que se eu colocar mais daquelas pedras lisinhas resolve, ou elas só gostam mesmo de areia fininha?

Outro problema são os testes, aqui em Seia e no Fundão só há teste a pH, disseram que os outros como são caros ninguém compra... sabem de alguma loja online que venda a um preço razoável?

E aquele produto da tetra que estabiliza o aquário por 6 meses, conhecem, dá resultado?

Publicado:

Obrigado, eu já vi aqui num dos patrocinadores do forum que é de Viseu, vou ver se lá dou um salto.

Eu não gosto nada de areia fina... temos um novo problema! ... :(

• 2 semanas depois...
Publicado: (editado)

Obrigado João!

Tive que alteral um pouco a disposição das plantas porque a anubia estava a apanhar muita luz, depois mostro fotos, estou sem máquina. :(

Ponto da situação:

O tronco e as folhas das plantas estão cheios de restos de comida, é normal ou estarei o meter comida a mais?

Testes (só tenho o do pH; nitratos; amónia e fosfátos, ainda esta semana terei o dos nitritos)

Como o meu filtro é interno estava a pensar fazer uma TPA de 15% esta semana, poderei fazer ou é melhor deixar terminar o ciclo?

Obrigado.

Célia.

Resultado das medições (vou actualizando aqui os valores diários/ semanais)

Dia 1 - pH - 7

Dia 3 - pH - 7,2

Dia 9 - pH - 7,2

Dia 12 - pH - 7,2

Dia 15 - pH - 7,2

NO3 - 5

NH3/NH4 - 0,25

PO4 - 0,25

Dia 16 - pH - 7,2

NO2 - 1

NO3 - 10

NH3/NH4 - 0,25

PO4 - 0,25

Dia 17 - pH - 7,2

NO2 - 0,5

NO3 - 25

NH3/NH4 - 0,25

PO4 - 0,25

(antes das medições fiz TPA de 15% e tirei o tronco para fora para o limpar com a água da TPA porque estava mesmo muito sujo com os restos de comida; tirei do fundo as folhas soltas de uma das plantas e dei uma limpeza ao filtro, retirei o filtro e "sacudi" um pouco na água da TPA sem tirar as esponjas do lugar... mesmo assim saiu muita sugidade. Após TPA fiz 10ml de fertilização com Sera Florena).

Dia 18 - pH - 7,2

NO2 - 1

NO3 - 25

NH3/NH4 - 0

PO4 - 0,25

Dia 19 - pH - 7,2

NO2 - 0,5

NO3 - 10

NH3/NH4 - 0

PO4 - 0,25

Dia 20 - pH - 7,2

NO2 - 0,5

NO3 - 5

NH3/NH4 - 0

PO4 - 0

Dia 21 - pH - 7,2

NO2 - 0

NO3 - 0

NH3/NH4 - 0

PO4 - 0

Dia 22 - pH - 7,2

NO2 - 0

NO3 - 5

NH3/NH4 - 0

PO4 - 0,25

(Neste momento já há vários habitantes no aquário, uns 4 caracois physas, 1 guppy macho + 3 guppys femeas e um casal de espadas que me foram oferecidos)

Editado por Célia Moura
Publicado:

Bons dias e parabens pelo projecto :D

resolvi passar por aqui :D...

quanto à tua ultima pergunta bem, o meu filotro tambem é interno e durante o ciclo eu não fiz nenhuma tpa...é um assunto discutivel, mas tambem eu não tinha mais que a decoração, ja agora posso dizer que nem tpa nem limpeza das esponjas. creio que desde que não realizes tpa mt grandes não terás problemas

Publicado:

Bom dia!

Obrigado pela visita, Eliezer.

Um aparte. A tua esposa é assim tão má para os peixes!!! Cá em casa quem desempenha esse papel é a minha filha, assim que me deicuído já ela anda a tentar colocar uma cadeira perto do aquário. E ainda não tem peixes!!! O meu marido só diz: "- Tão grande! Isso é preciso muita paciência, para mim aquário é aquilo redondo..."

Pois é João, vou ver como fica o pH e depois então escolher os peixes, não vale a pena criar espectativas para já e depois não dar..

Já vi é que para Escalares vai ser complicado, está muito alto.

No entanto hoje fui medir o pH da torneira e da fonte, enquanto que o da torneira está a 7 o da fonte está a 6,5. Daí eu ter este pH do aqua, já que estou a usar água da torneira. Mas quando o montei a torneira estava a 6,5... e aqui coloca-se-me outra questão, é normal o pH da tormeira variar assim tanto? É que não me parece bem para estabilizar o pH do aquário.

Vou actualizar os valores de pH, NO2, NO3, NH3/NH4 e PO4 no meu post de anterior, acho que é mais fácil para comparar.

Ontem estive na loja a "namorar" os peixes, estou desejosade começar a colocá-los no aquário.

:)

Publicado:

boas a minha esposa é mais o teu mario...o aquario perfeito é um globo...e se der para por flores melhor xD

mas a maior parte é na brincadeira ela tambem aparece por aqui...quando não está de ferias :D

quanto ao pH sim é normal variar, depende de varios factor inclusive a quantidade de cloro existente, faz uma medição de pH assim que sai da torneira e outra 24h depois e verifica a diferença...mas depois de ter quase tudo concluido verifica o pH do aquario antes e depois de uma tpa e ficas a saber mais ou menos os valores que tens para adquirires peixes

agora um aparte que me ensinaram aqui...

a maioria dos peixes são criados em cativeiro, logo abituados a pH neutros (7)...por isso podes manter quase (quase) qualquer tipo de peixes (pelo pH) o importante é serem valores estaveis...isso sim é o importante :D

quanto aos peixes namora estuda e verifica compatibilidades para não te encontrares depois em becos sem saida em relação a companheiros de abitação :D

Publicado:

Bom dia!

Já actualizei os valores de hoje, a amónia já está a zero mas os nitritos subiram... :(

Quanto ao pH vou colocar algumas folhas de carvalho no fundo do aquário para ver se baixa.

Quanto mais leio mais confusa fico... nalguns sites indicam pH de 6,5 a 7 e outros até 7,2 para os escalares... o melhor é ir pelo meio. :)

Outra questão que sei que é controversa. A água que se mete no aqua.

Porque não posso usar a água da forte? É analisada pediódicamente.

A do garrafão já percebi que é por causa dos conservantes mas a da fonte, porque é? A da torneira aqui vem do mesmo lugar, da Serra.

Publicado:

poder podes...eu as vezes uso de um poço...como agora por causa do exesso de ferro na torneira da minha casa, a agua sai amarela 0.o

mas tens de ter atenção que pode ter microorganismos nocivos à fauna e flora do teu aquario, mesmo que os tais não o sejam para ti logo não acusam nos testes

alem disso verifica se não tem amonia ou nitratos, as aguas não tratadas podem ja trazer esses componentes das terras por onde passam...

mas de resto podes :D

Publicado:

Pois, parece mesmo que vou ter que continuar com a torneira, vou colocar algumas folhas de carvalho no fundo do aquário para ver o que acontece.

Testes feitos hoje às águas:

Fonte:

pH - 6,5

NO2 - 0

NO3 - 5

NH3/NH4 - 0

PO4 - 0,25

Torneira:

pH - 7

NO2 - 0

NO3 - 0

NH3/NH4 - 0

PO4 - 0

Valores medidos hoje, 28 de Agosto de 2012 no meu aquário de 84 litros:

Dia 21

pH - 7,2

NO2 - 0

NO3 - 0

NH3/NH4 - 0

PO4 - 0

Boas!!!

Tenho novidades!

Pelos valores do meu aquário o ciclo terminou e já posso começar a colocar os peixes, vou no fim desta semana colocar 2 ancistrus.

E hoje descubri que tenho 3 caracois castanhos no aqua, já li muito sobre eles e decidi mantê-los lá por enquanto e tentar que não se tornem numa praga.

Obrigado a quem e ajudou e vou continuando a actualizar o meu cantinho.

Editado por Célia Moura
Publicado:

Boas!

NO3 - 0 é muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito estranho... Ou andou aí muitas TPAs ou não sei ;)

As plantas é que não vão gostar muito mas os peixes agradecem ;)

Publicado:

Obrigado pela resposta.

Eu acho que andava a meter comida a mais, para fazer o ciclo.

Como o tronco estava muito sujo, cheio de restos de comida e o aquário já ia no 17º dia, fiz TPA a 15%, lavei o tronco e o filtro na água da TPA.

Desde então, perto de uma semana tenho só posto pouca comida dia sim, dia não.

Amanhã logo vejo as medições, porque hoje não meti comida.

Publicado:

Boas noites!

Pois é.

Afinal vou ter que alterar um pouco a minha intenção de ter escalares... até porque para já o meu pH é alto para eles.

Hoje ofereceram-me 6 peixes, 4 guppys e 2 espadas, então lá andam eles todos contentes no aquário.

(uma amiga minha conhece uma senhora que faz criação e deu-lhos).

Eu lá os mudei (depois de 30 minutos) e depois lá me deu para analisar a água onde os peixes vinham, (como o saco estava muito cheio tinha tirado um copo de água antes de começar a colocar água do meu aquário) e fiquei preocupada.

Valores da àgua onde vinham os peixes:

pH - 6,2

NO2 - 0,5

NO3 - 75

NH3/NH4 - 0,25

PO4 - 1

Valores da água do meu aquário:

pH - 7,2

NO2 - 0

NO3 - 5

NH3/NH4 - 0

PO4 - 0,25

Os valores dela estão muito diferentes dos meus, será que vou ter problemas com os peixes?

Poderão ter algum choque e morrerem?

Eu já lhes dei comida e os guppys comeram tudo à superfície e depois no meio e fundo conforme a comida ía caíndo, a espara femea ficou no fundo e só comeu quando a comida lá chegou, anda só a esconder-se por baixo das folhas e do tronco...

Opinem por favor.

Cump.

Célia.

Olá!

Cá vão as novidades e as fotos.

Acabei por comprar mais 2 espadas femeas porque o espada macho não largava a femea que passava o dia escondida no fundo do aquário no meio das plantas.

Ela está barriguda, será que está grávida? As guppies estão, duas delas então estão muito grávidas!!!

Como ontem vi um bebé no meio do musgo, comprei uma maternidade para as colocar, mas achei que elas estavam a stressar e então tirei-as a elas e meti lá o pequenito.

Elas ainda estão barrigudas e não dou conta de mais nenhum pequinito, o que será que está a acontecer?

Entretanto a guppi mais barriguda passa muito tempo quietinha entre o filtro e o aquecedor, será medo de mim ou estará para parir os outros. Entretanto noto que os outros peixes andam atrás dela... será para comer os recenascidos?

Tenho que comprar mais plantas para colocar no aquário.

Não gosto muito da ideia de ter as puppis presas na maternidade, até porque estão sempre grávidas e isso implicava tê-las lá muito tempo...

IMG_4736.jpg

Aqui está o casal de espadas, pergunto se está grávida porque é mais barriguda que as outras duas que comprei.

IMG_4724.jpg

As outras 2 espadas.

IMG_4738.jpg

Uma guppi.

IMG_4716.jpg

O macho e mesma femea.

IMG_4703.jpg

As outras duas guppies.

IMG_4689.jpg

Aqui dá para ver as barrigas. Se o pequinito nasceu há dois dias porque não nascem os outros?

Os calacois cá andam todos contentes a limpar os vidros.

Editado por Célia Moura
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!