pdrmoura Publicado Março 9, 2005 Publicado Março 9, 2005 :D Eu até tenho vergonha de perguntar, mas cá vai : Os peixes dormem? Como descansam eles?
Joao Machado Publicado: Março 9, 2005 Publicado: Março 9, 2005 Bom dia. Uma pergunta nunca é imbecil. Algumas respostas sim. Os peixes dormem ainda que de olhos abertos pois não têm palpebras. Um abraço. JPM "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
MigL Publicado: Março 9, 2005 Publicado: Março 9, 2005 Quantas horas eles precisam dormir??!?! E eles gostam de musica?!?!?! os meus pelo menos teem que gostar! :D
Nuno Antunes Publicado: Março 9, 2005 Publicado: Março 9, 2005 Migl respondo-te a essas perguntas com outras: - Quanto tempo dura a noite no local de onde os peixes vêm? - Musica é vibração, o motor de um barco é vibração. Há barcos nos rios. Será que eles gostam? Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
MigL Publicado: Março 11, 2005 Publicado: Março 11, 2005 Mas nos lagos tens noites muito claras... tens visibilidade dentro de agua... Comparar musica com o motor de um barco!? nunca ouviste musica dentro de agua?! ouves principalmente as frequencias mais baixas mas continuas a ouvir a musica em si!
Nuno Antunes Publicado: Março 11, 2005 Publicado: Março 11, 2005 Tens visibilidade à profundidade a que os peixes andam? Quanto à comparação... é apenas em termos de vibração. O que tu e eu entendemos como musica ou ruido nada mais é do que vibrações no ar que são captadas pelos nossos sensores e interpretadas. Desta forma, e como não sabemos o que os peixes interpretam só podemos concluir que estarão habituados a captar vibrações. Agora daí até dizer que gostam de rock vai uma grande distancia Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Puer Publicado: Março 16, 2005 Publicado: Março 16, 2005 Vou discordar do que até agora foi dito: Os peixes não dormem ! O que observamos à noite é a alternância do ciclo de actividade. De resto, eles apresentam um estado de vigilância constante. O mesmo é dizer que não possuem consciência e que podem ser privados da noite (embora isso provoque stress não leva só por si à morte ao contrário do homem que pode tornar-se insane). Não, os peixes não gostam de música. De facto, irão sentir vibrações mas serão de um tão grande amplitude e intensidade que os colocam sob um estado de stress. MIgL a bem dos peixes (bem sei que eles não to dizem), não ponhas música muito alta. Irás logo notar cores mais vivas. ___________
Ana Azevedo Publicado: Março 16, 2005 Publicado: Março 16, 2005 Eu vou lançar uma pergunta só para a discórdia Por exemplo as Cobrinhas Kuli (Acanthophthalmus kuhlli), estão permanentemente activas, à noite estão mais ainda, não dorme as coitaditas? Concordo com o que foi dito, podem repousar, dormir não!!! Quase reformada!!
Luís D. Publicado: Março 17, 2005 Publicado: Março 17, 2005 Em relação ao estado de vigilância constante, penso que não quer dizer que eles não descansem ou que não estejam mais "relaxados" à noite. Se imaginarem um rio há noite, têm correntes, vibrações e actividade nocturna, pelo que um peixe não pode simplesmente apagar e esperar que volte a acordar no dia seguinte, como nós fazemos. Quando te mexes do lado de fora do vidro, os peixes não reagem, a meu ver, por dois motivos(talvez três): Não provocas agitação na água, logo não representas uma ameaça imediata. Como o aquário está escuro, a melhor maneira de passar despercebido a um predador é ficar quieto e confiar na camuflagem até que o perigo seja demasiado iminente. Os peixes já te "conhecem" e sabem que não representas uma ameaça quando estás do lado de fora do aquário, por muitas palhaçadas que faças .(esta é mera especulação) Por exemplo no caso dos Rasbora Harlequin, quando estão a descansar à noite, separam-se e colocam-se em posições estratégicas que lhes permitem esconder nas plantas em fracções de segundo. Normalmente há uns dois ou três(eu tenho 11) que estão mais expostos e que serão eventualmente os vigilantes de serviço. Se estes se mexerem, os outros reagem de imediato, sinal de que estão a descansar mas não a dormir(ou algo do género)continuando por esse motivo a estar vigilantes. Se eu por exemplo mostrar a caixa da comida, eles acabam por se agrupar e preparam-se a "chuva saborosa" :D. Quanto a ser mais fácil apanhá-los durante a noite, permite-me discordar, pelo menos no que concerne aos meus peixes. Se eu acender a luz do aquário, eles reagem imediatamente e ficam mais alarmados, do que durante o dia. Contudo é perfeitamente possível que este comportamento varie de peixe para peixe. Quanto às Kulli, é exagerado dizer que estão sempre activas, passam algum tempo a repousar, nomeadamente em tocas ou no meio das raízes das plantas. ~*~ Green Shark ~*~ Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...
Ana Azevedo Publicado: Março 17, 2005 Publicado: Março 17, 2005 Agora sim Concordo com o que o TubarãoVerde disse. Quase reformada!!
Puer Publicado: Março 17, 2005 Publicado: Março 17, 2005 Aquilo que o Tubarãoverde disse tem a ver com um outro aspecto: a vida social (em cardume) em que há sempre um ou mais batedores (depende do tamanho do cardume) que vigiam e alertam, se for caso disso, os restante membros. O estado de vigilância não deixa de existir por estarem parados à noite. Tenta apanhá-los à noite: vai ser igualmente dificil ainda que provavelmente mais rápido. Eu creio que tem a ver com o ciclo de vigilância; este mantém-se, contudo, o metabolismo é mais lento á noite, de certeza que as pulsações cardíacas baixam, bem como os níveis de alerta. Mas isso não significa que permaneçam acordados. Este assunto é interessante pois os peixes são dos poucos animais que não têm o chamado "sono". Fica porventura a dever-se à sobrepopulação dos habitats (já pensaram que a densidade populacional é extrema na água ao contrário do meio terra ou ar?). A imensa presença de peixes num limitado espaço de vivência implica que a cada momento há um imenso risco de ataque. Na selva, por exemplo, já não é assim: por isso o leopardo refugia-se na sua toca e aí ele pode dormir já que á partida não terá potenciais predadores, aquele local está limpo de ataques E mesmo que coloquem um único peixe num aquário ele irá permanecer activo e em estado de vigilância porque tem marcada na sua genética esse comportamento ___________
Luís D. Publicado: Março 18, 2005 Publicado: Março 18, 2005 Quando mencionei os Rasboras como exemplo, estava a referir-me sobretudo ao facto de eles se posicionarem de forma estratégica para descansarem. Mas a conotação social neste caso também está relacionada com tema em discução. Ao observares este fenómeno, consegues perceber que apesar do aparente estado de letargia o peixe não está a dormir. E não considero a posição dos Rasboras mais espostos como sendo de propriamente de batedores mas sim vigilantes. Contudo comportamento desses peixe é exactamente igual ao demais. Ele é uma especie de primeira barreira. Se eventualmente houver um ataque de um gande predador, ele apenas conseguirá apanhar os primeiros, cuja reacção(ou tentativa de reagir) aos sentir o perigo, lançará o alerta para os demais. Se em vez do meu aquário, estivessem num rio, provavelmente quase todos teriam esta função, já que estão muito mais expostos(não têm a bela da parede traseira bem plantada :D ) e os ataques poderam surigir de virtualmente qualquer lado. O metabolismo acaba por estar ao mesmo ritmo em todos eles. Mas isso não significa que permaneçam acordados. Não era isto que queiras dizer, pois não? Querias dizer: não significa que estejam a dormir? Quanto ao facto de o Leopardo poder dormir porque está na toca e não tem perdadores, não concordo. Não é por isso que ele pode dormir. A razão pela qual ele pode dormir é biologica e não ambiental. Uma vaca apesar de ficar exposta aos predadores também dorme. Mas dorme menos, porque não tem as mesmas condições de segurança. Por exemplo golfinhos(dormem 7 horas :D ) e focas adormecem um dos hemisférios do cérebro e deixam o outro a funcionar, operando o copro de forma para que consigam respirar, e fazem-no nadando em círculos. Mas as focas também conseguem fazer dormir os dois hemisférios. Provávelmente quando se encontram em terra. Mas a questão de os peixes dormirem um de facto contorversa. Nos lagartos por exemplo, existe a teoria de que têm um sono mais evoluido que os peixes mas a actividade cerebal não se verifica da mesma forma que nos mamiferos. O metabolismo é de facto mais lento, salvo erro pode reduzir até aos 20%. Este tema é de facto interessante e tem "pano para mangas" e o mais curioso é que surgiu de uma pergunta imbecil. Só por curiosidade: segundo consta, existem espécies de tubarões que nem sequer podem parat de nadar, porque simplesmente deixavam de conseguir respirar.[/i] ~*~ Green Shark ~*~ Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...
danielcvieira Publicado: Março 18, 2005 Publicado: Março 18, 2005 Pelo que vi à pouco tempo num documentário da BBC...bem sei da diferença... os golfinhos por exemplo dormem. Mais de metade do cerebro deles está inactivo como o nosso(foi feito um teste de activação cerebral), apenas está activa uma parte do cerebro que os mantem a ''navegar'', e mais incrivel ainda é que têm um olho que está sempre aberto a qualquer sinal de perigo e claro sentem na mesma qualquer vibração...mas estão a dormir. Um pouco á nossa semelhança....que se tivermos a dormir e ouvirmos um barulho acordamos (alguns de nós ), ou se por exemplo a nossa cama mexer...como na agua as vibrações são muito mais facilmente sentidas do que no ar, penso que esse é o ''despertador dos peixes''. Depois de Adão e Eva terem feito "amor", Deus apareceu a Adão: - Onde está a Eva? - Foi lavar-se ao rio ! - Estou tramado, nunca mais consigo tirar o cheiro ao peixe.
Luís D. Publicado: Março 18, 2005 Publicado: Março 18, 2005 E há uma espécie de patos que também tem a particularidade de dormir com um olho aberto. Quando nos lagos, os patos que se encontram nos limites do circulo em que dormem, permanecem com um olho aberto, nomeadamente o olho que está virado para o exterior do circulo. ~*~ Green Shark ~*~ Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...
Puer Publicado: Março 18, 2005 Publicado: Março 18, 2005 O tópico alonga-se pelo que começo a perder o fio à meada. Só um pormenor: Tubarãoverde, naturalmente o dormir é função biológica mas só existe porque permitida pelo habitat em que se insere. ___________
Luís D. Publicado: Março 18, 2005 Publicado: Março 18, 2005 Puer, concordo apenas parcialmente com o que disseste. Se imaginar-mos uma foca a dormir no mar alto(a meio de uma rota migratória por exemplo), esta corre tanto risco como um peixe a dormir no mesmo ambiente. Não acho que os diferentes tipos de sono estejam condicionados apenas pelo habitat, a evolução deu-se também em termos do tipo de sono. Os animais mais evoluídos (logo mais complexos) tem um sono mais evoluído, apesar de entre estes teres diferentes padrões dentro do mesmo tipo de sono. Logo o sono não é um "luxo"(no sentido em que é o habitat que o permite) mas sim uma necessidade biológica, que tem uma derribada função(que não é o sono, mas sim o que ocorre durante este). Se tomar-mos como objecto de estudo os mamíferos e analisar-mos uma característica do sono que é conhecida como Rapid Eye Movement(REM) mas que está também associada ao ritmo respiratório e a espasmos, podemos observar que este fenómeno varia entre os mamíferos, apesar de praticamente todos passarem por ele. Este fenómeno sim, depende da segurança do animal. Um predador tem por norma uma fase de REM superior à de uma presa mas ambos podem passar por esta fase. O tempo de sono não está apenas relacionado com as condições para este poder ter lugar, pois o tamanho e o metabolismo de um animal também influenciam o tempo de sono que este tem, geralmente quanto maior é o animal(e mais lento o metabolismo) menor a necessidade de sono. Exemplo: um elefante, que raramente é uma presa, dorme 4 horas, enquanto um porco selvagem, que é mais frequentemente uma presa, dorme 8 horas. Neste caso o factor risco não é inversamente proporcional ao tempo de sono, pelo que se demonstra que não é apenas devido ao habitat que os animais dormem mais, ou menos. ~*~ Green Shark ~*~ Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...
Recommended Posts