Ana Carvalho Publicado Julho 31, 2012 Publicado Julho 31, 2012 Sou nova neste hobby e precisava de descer o PH de 7.5 para 6.5. Como é que eu posso fazer sem ter que recorrer a químicos? Citar
João Vieira Publicado: Julho 31, 2012 Publicado: Julho 31, 2012 Olá, O que podes fazer é acrescentar trufa ou folha de amendoeira (penso eu) ao filtro, pores um tronco no aquário, utilizares CO2. Agora o outro lado, é verificares se tens pedras calcárias, que faz aumentar o ph Citar João ________________________________________________________________ O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua
RicSilva Publicado: Julho 31, 2012 Publicado: Julho 31, 2012 (editado) Como Engenheiro Químico ainda não compreendo o medo dos "químicos". Na água pura, a 25ºC, as concentrações molares de H3O+ e OH- são iguais com o valor experimental de 1.0 x 10-7 mol/L. Assim temos um pH de 7, neutro. Como o produto das concentrações dos iões H3O+ e OH- é sempre igual, podemos aumentar a concentração de iões H3O+ por adição de ácido, pórem, a concentração de iões OH- decresce para manter o valor da constante de equilíbrio. Com isto quero dizer que para baixar o pH de alguma solução terão sempre de adicionar uma fonte de iões H3O+. Independentemente da sua origem, ácido sulfúrico, ácido clorídrico, ácido carbónico (proveniente da injeção de CO2) entre outros, tem sempre de haver o aumento da concentração de iões H3O+. Neste mundo a química é soberana, ela está incluída em todo o mundo material que nos rodeia. Por isso, caros amigos de aquariofilia, não hesitem em utilizar os produtos que existem no mercado para controlar os parámetro do vosso aquário pois de uma maneira ou de outra a química estará presente. Editado Julho 31, 2012 por RicSilva Citar
Hugo Leal Publicado: Agosto 1, 2012 Publicado: Agosto 1, 2012 RicSilva concordo contigo plenamente, mas o problema do que transmites é que terás de gastar dinheiro em químicos constantemente e nunca terás um equilíbrio do aquário, pois terás sempre que acrescentar os tais químicos que falas. Eu por mim eu gosto de ter o aquário em equilíbrio biológico e quanto menos químicos usar melhor, pois provoco menos stress nos peixes e poupo dinheiro. E para teres esse ph mais baixo de forma estável, é fazer como o João Vieira disse, folha de amendoeira ou trufa. Citar
Jorge N. Ferreira Publicado: Agosto 1, 2012 Publicado: Agosto 1, 2012 Turfa no filtro e troncos no aquário é um bom sistema para baixar o pH. O pH está alto por ser da água que tens ouo aumenta "sózinho"? Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
RicSilva Publicado: Agosto 1, 2012 Publicado: Agosto 1, 2012 RicSilva concordo contigo plenamente, mas o problema do que transmites é que terás de gastar dinheiro em químicos constantemente e nunca terás um equilíbrio do aquário, pois terás sempre que acrescentar os tais químicos que falas. Eu por mim eu gosto de ter o aquário em equilíbrio biológico e quanto menos químicos usar melhor, pois provoco menos stress nos peixes e poupo dinheiro. E para teres esse ph mais baixo de forma estável, é fazer como o João Vieira disse, folha de amendoeira ou trufa. Não Hugo, não é essa ideia que transmito. O que eu digo no meu texto é que tens de ter sempre uma fonte de H3O+ para baixar o pH, isso é inevitável. Por exemplo preferes utilizar folha de amendoeira ou trufa mas estes são fontes de H3O+ que devido a capacidade tamponante do aquário pode-te manter o pH estável ou descê-lo, e muito. O mesmo se passa com os produtos comerciais que não passam se ácidos diluídos. O problema aqui é que a água do aquário não é pura. E se tivermos uma grande capacidade tamponante temos muito ácido para gastar! Pela saude da fauna não recomendo a aquário povoados mas dou-te o meu exemplo: No inicio da montagem do meu aquário tinha o pH a 7.8 e kH a 6 dificil de baixar não? Bastou umas gotas de ácido sulfurico concentrado para agora ter um pH de 6.5 e kH de 4 até hoje durante 3 anos estável. Citar
Ana Carvalho Publicado: Agosto 1, 2012 Autor Publicado: Agosto 1, 2012 Olá tenho efectuado vários testes mas o PH estava sempre por volta dos 7,5no entanto como tenho corydoras deveria ser mais baixo. Já me disseram para colocar vinagre mas fiquei na dúvida!!! Citar
RicSilva Publicado: Agosto 1, 2012 Publicado: Agosto 1, 2012 Se tens o pH a volta dos 7.5 sempre estável deixa estar. Mais vale um pH estável principalmente nesta fase que o teu aquário atravessa. Citar
Jorge N. Ferreira Publicado: Agosto 1, 2012 Publicado: Agosto 1, 2012 Se tens o pH a volta dos 7.5 sempre estável deixa estar. Mais vale um pH estável principalmente nesta fase que o teu aquário atravessa. Este membro merece os parabéns!!!!!!! Mais vale um pH fixo do que variações!!!!!!! Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
Hugo Leal Publicado: Agosto 2, 2012 Publicado: Agosto 2, 2012 Não Hugo, não é essa ideia que transmito. O que eu digo no meu texto é que tens de ter sempre uma fonte de H3O+ para baixar o pH, isso é inevitável. Por exemplo preferes utilizar folha de amendoeira ou trufa mas estes são fontes de H3O+ que devido a capacidade tamponante do aquário pode-te manter o pH estável ou descê-lo, e muito. O mesmo se passa com os produtos comerciais que não passam se ácidos diluídos. O problema aqui é que a água do aquário não é pura. E se tivermos uma grande capacidade tamponante temos muito ácido para gastar! Pela saude da fauna não recomendo a aquário povoados mas dou-te o meu exemplo: No inicio da montagem do meu aquário tinha o pH a 7.8 e kH a 6 dificil de baixar não? Bastou umas gotas de ácido sulfurico concentrado para agora ter um pH de 6.5 e kH de 4 até hoje durante 3 anos estável. Desculpa percebi mal. É só porque eu não sou muito apologista de químicos, que vez na maioria das lojas, mas com a tua experiência com acido sulfúrico, já não posso dizer nada. Citar
Recommended Posts