TiagoCosta_28231 Publicado Julho 31, 2012 Share Publicado Julho 31, 2012 Olá, antes de mais deixem-me apresentar o meu nome é Tiago, tenho 13 anos e desde muito novo que tenho um bichinho por peixinhos, agora mais velho descobri este forum, que aumentou ainda mais o meu desejo por começar no hobby. Já estive a ler o tópico [manual]inicio Na Aquariofilia e reparei que o aquário que tenho não é apropriado (é um aquário bola, sem filtro sem nada) , pois na altura não queria nada mais que um peixinho dourado no meu aquário. Diz também nesse tópico que deve ser o que o nosso orçamento pode comprar, não tenho bem a certeza de quando custa o aquário mais básico para se começar, pois também não sei se vou apenas estar no hobby durante um mês e depois largar. Por isso gostaria que me dissecem quais os aquários mais baratos e bons para se começar no hobby. Quanto ao filtro já reparei que os melhores são aqueles externos (balde), mas para quanto custam em média? Compensa para mim comprar já um filtro desses? ''Os peixes, como qualquer ser vivo têm necessidade de um ambiente limpo e livre de poluição. Num aquário o responsável por manter a água em condições é o filtro, que deve ter uma capacidade em L/h de cerca de 2 a 5x o numero de litros que o aquário leva e que normalmente é de um dos seguintes tipos'' alguém me pode explicar melhor isso pff? Quanto a termoestatos, são regulaveis, ou a potencia deles já é defenida de fábrica, pois como diz no tópico são necessários entre 0.5 e 1W por litro. Quanto à iluminação diz também no tópico que deve ser entre 0.5 e 1W por litro, a potencia de iluminação é regulável ou já é defenida de fábrica? Diz também que depende das plantas que tenhamos no nosso aquário... é mesmo necessário ter plantas no aquário? Quanto ao substrato, encontrei se calhar a causa da morte dos meus peixinhos, diz no tópico que se devem evitar substratos coloridos, e aqui pensei um bocado e lembrei-me que o meu substrato era todo colorido, pareciam perolas, de cores vermelhas, laranjas e amarelas... Nesse momento sentime ignorante... Mas voltando ao assunto, se eu não tiver plantas no meu aquário posso simplesmente por qualquer tipo de substrato para aquarios? Quanto ao ciclo do azoto: ''Este é um factor muito importante que a maioria dos novatos descura. O ciclo do azoto é o responsável pela manutenção de todas as condições de vida no aquário. No fundo o que o ciclo faz é converter a amónia resultante da urina dos peixes e dos processo de decomposição em nitritos e posteriormente em nitratos. Esta conversão fica a cargo de bactérias que no inicio de vida de um aquário não existem ainda em quantidade suficiente e que precisam de tempo para se estabelecerem. O ciclo inicia-se normalmente colocando UM peixe no aquário e monitorizando os niveis de amónia, nitritos e nitratos. O ciclo termina quando após ter existido um pico de amónia, seguido por um de nitritos , a amónia e os nitricos atingem valor 0 e os nitratos apanham um pico.'' Não percebi muito bem isso da amónia nitricos e nitratos, se alguém me pudesse explicar agradecia. Quanto aos testes, também não sei como elabora-los, mas isso mais para a frente... (se alguém se oferecesse para explicar agradecia) Peixes!! Eu não queria muita coisa, talvez 2 machos de guppies, não sei se é possivel, diz também que se deve ter 1cm do peixe adulto por litro de agua, ao que vi, pesquisei e ouvi dizer os guppies não crescem mais do que 1,5cm certo? Então consigo po-los a vontade num aquario decente para iniciação de aquariofilia, certo? Não quero apressar ningueém, mas gostava de ter um resposta rapida para começar a ir a lojas ver, pesquisar por catálogos na internet, etc. Cumprimentos e obrigado por lerem o tópico até ao fim! Citar Hey, estou a começar na aquariofilia! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Joao krub Publicado: Julho 31, 2012 Share Publicado: Julho 31, 2012 Bem, de tudo o que li queria explicar-te algumas coisas. MAS.... Dizes assim: "não tenho bem a certeza de quando custa o aquário mais básico para se começar, pois também não sei se vou apenas estar no hobby durante um mês e depois largar" Basicamente precisas de um mês para teres o aquário pronto a receber os peixes. Ou queres entrar nisto ou não. Não vale a pena explicar o resto se realmente não sabes se queres mesmo isto. Ter um gato e dar-lhe uma comidinha não é o mesmo que ter um aquário. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
TiagoCosta_28231 Publicado: Julho 31, 2012 Autor Share Publicado: Julho 31, 2012 Bem, de tudo o que li queria explicar-te algumas coisas. MAS.... Dizes assim: "não tenho bem a certeza de quando custa o aquário mais básico para se começar, pois também não sei se vou apenas estar no hobby durante um mês e depois largar" Basicamente precisas de um mês para teres o aquário pronto a receber os peixes. Ou queres entrar nisto ou não. Não vale a pena explicar o resto se realmente não sabes se queres mesmo isto. Ter um gato e dar-lhe uma comidinha não é o mesmo que ter um aquário. Ah!, ok ok, a minha mãe diz que não faz mal se eu entrar no hobby, pois também estava um pouco indeciso por causa dela, mas como ela já aprovou, sim, quero ''entrar nisto''! Citar Hey, estou a começar na aquariofilia! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
TiagoCosta_28231 Publicado: Julho 31, 2012 Autor Share Publicado: Julho 31, 2012 Será que consigo arranjar um aquário por 40€? Citar Hey, estou a começar na aquariofilia! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Vieira Publicado: Julho 31, 2012 Share Publicado: Julho 31, 2012 Eu sou da mesma opinião do João kurb, só passado um mês com água é que podes ter peixes no aquário. Por 40€ duvido que arranjes um de jeito, eu ando a procura de um e não arranjei nenhum. Olha o mais aconselhável que quanto maior melhor. Citar João ________________________________________________________________ O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
TiagoCosta_28231 Publicado: Julho 31, 2012 Autor Share Publicado: Julho 31, 2012 Eu sou da mesma opinião do João kurb, só passado um mês com água é que podes ter peixes no aquário. Por 40€ duvido que arranjes um de jeito, eu ando a procura de um e não arranjei nenhum. Olha o mais aconselhável que quanto maior melhor. Sim, também já ouvi isso, por mim comprava um de 100x45x40cm mas nao posso, pode ser que encontre um em 2ªmão mais barato Obg pela ajuda! Citar Hey, estou a começar na aquariofilia! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
TiagoCosta_28231 Publicado: Julho 31, 2012 Autor Share Publicado: Julho 31, 2012 Quanto custa em media um aquário bom para se começar no hobby? É seguro comprar em 2ª mão? Citar Hey, estou a começar na aquariofilia! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Vieira Publicado: Julho 31, 2012 Share Publicado: Julho 31, 2012 É assim, quanto maior, maior vai ser o custo porque vais precisar de um melhor equipamento. Eu na minha altura, tinha visto um daqueles kits por 100€ (Eu não aconselho kits) mas parecia bom, de 60L. Se arranjares em 2ª mão, só tens que ver se não tem rachas e se não verte. Podes tentar comprar tudo separado, 1º decides que tamanho queres e depois vais vendo que equipamento precisas. Citar João ________________________________________________________________ O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
TiagoCosta_28231 Publicado: Julho 31, 2012 Autor Share Publicado: Julho 31, 2012 Mais uma coisa, é obrigatório ter um peixe no aquário para começar a produzir amonia? Pois sei que depois de ter amónia, as bactérias nitrificantes começam a agir, tranformando amonia em nitritos e depois em nitratos! Citar Hey, estou a começar na aquariofilia! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
TiagoCosta_28231 Publicado: Julho 31, 2012 Autor Share Publicado: Julho 31, 2012 É assim, quanto maior, maior vai ser o custo porque vais precisar de um melhor equipamento. Eu na minha altura, tinha visto um daqueles kits por 100€ (Eu não aconselho kits) mas parecia bom, de 60L. Se arranjares em 2ª mão, só tens que ver se não tem rachas e se não verte. Podes tentar comprar tudo separado, 1º decides que tamanho queres e depois vais vendo que equipamento precisas. Ah, ok, obrigado pela ajuda, mas para começar o tamanho, não muito grande, nem muito pequeno, (que caiba numa comoda), e também o orçamento não é muito alargado, qual o tamanho melhor? Citar Hey, estou a começar na aquariofilia! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Vieira Publicado: Julho 31, 2012 Share Publicado: Julho 31, 2012 Eu aconselhava te assim: 1º Ias a uma vidraria perguntar se fazem o aquário. As medidas ia para 60x30x35 (vê que medidas podem ser) 2º O filtro: externo era ideal, mas já te ia ficar caro, talvez optava por um de cascata http://www.pet4you.net/peixes/filtragem/filtros-de-cascata/eheim-liberty-200.html 3º Iluminação: esta é que te pode ficar caro por volta 60€ Mas podes tentar arranjar uma em 2ª mão http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/aguaDoce.php tens várias neste site. Mas 1º vai aos classificados no forum ou fora, a ver se arranjas em 2º mão 4º Termoestato 5º Testes 6º Decoração Penso não faltar nada para já Só um resumo rápido para um "bom" aquário P.S 1º Arranja o material depois pensa no ciclo. Citar João ________________________________________________________________ O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
TiagoCosta_28231 Publicado: Julho 31, 2012 Autor Share Publicado: Julho 31, 2012 Olha, perfeita essa explicação isso agora é CTRL+C do topico CTRL+V na minha cabeça.. Pois o problema é encontrar Vidrarias na Madeira... Mas vou pesquisar pode ser que encontre! Obg Cumps Citar Hey, estou a começar na aquariofilia! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
TiagoCosta_28231 Publicado: Julho 31, 2012 Autor Share Publicado: Julho 31, 2012 Já consegui, liguei para la disse as medidas e agora vão fazer o orçamento! Viva, obg pela dica! Citar Hey, estou a começar na aquariofilia! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Vieira Publicado: Julho 31, 2012 Share Publicado: Julho 31, 2012 Senão vai a uma loja que venda aquários e pedes lhe que te diga que tem para vender, mas não compres. Escreves ou memorizas o que kit trás e depois dizes aqui, pode ser que arranjes um porreiro. Citar João ________________________________________________________________ O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
TiagoCosta_28231 Publicado: Julho 31, 2012 Autor Share Publicado: Julho 31, 2012 ok também vou fazer isso, mas como disse vou esperar pelo orçamento! Citar Hey, estou a começar na aquariofilia! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
TiagoCosta_28231 Publicado: Julho 31, 2012 Autor Share Publicado: Julho 31, 2012 Ja tenho o orçamento, com as medidas que diceste fica em 92 euros com iva ja incluido... Citar Hey, estou a começar na aquariofilia! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Vieira Publicado: Julho 31, 2012 Share Publicado: Julho 31, 2012 Fogo. Tenta procurar outra.. Vê se este entrega na madeira http://www.casadonemo.pt/index.aspx Vai há procura de uns kits por ai a ver o que tem.. Citar João ________________________________________________________________ O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
TiagoCosta_28231 Publicado: Julho 31, 2012 Autor Share Publicado: Julho 31, 2012 Agora não estou na Madeira mas estou a procurar por algumas coisas lá! Citar Hey, estou a começar na aquariofilia! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
TiagoCosta_28231 Publicado: Julho 31, 2012 Autor Share Publicado: Julho 31, 2012 Que diferença, fica em 42 euros! Citar Hey, estou a começar na aquariofilia! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
TiagoCosta_28231 Publicado: Julho 31, 2012 Autor Share Publicado: Julho 31, 2012 Eles enviam, mas tenho de dizer qual o transitario e tenho de pagar portes de envio agora tenho de falar melhor com a minnha mae para ver o que ela diz! Citar Hey, estou a começar na aquariofilia! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Vieira Publicado: Julho 31, 2012 Share Publicado: Julho 31, 2012 Vê se encontras algum kit bom numa loja, mas 1º diz nos como ele é antes de comprares. Citar João ________________________________________________________________ O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
TiagoCosta_28231 Publicado: Julho 31, 2012 Autor Share Publicado: Julho 31, 2012 Já me tive a informar e é assim, feito na vidraria com 60x30x35, sem nada fica em cerca de 92 euros, para mandar vir da casa do nemo, com as mesmas dimensões mas portes de envio fica em cerca de 80 euros, comprado cá com tudo incluido, filtro etc. fica em cerca de 80 a 90 euros, mas as dimensoes variam, axo que variam apenas na altura, um bocado maior! Que achas? Citar Hey, estou a começar na aquariofilia! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Vieira Publicado: Julho 31, 2012 Share Publicado: Julho 31, 2012 E que dimensões são? O filtro como é? Porque o filtro é o coração do aquário, e em kits é sempre o mais fraco. Citar João ________________________________________________________________ O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
TiagoCosta_28231 Publicado: Julho 31, 2012 Autor Share Publicado: Julho 31, 2012 o homem diz que apenas variam na altura, axo que sao 50 cm ou algo assim, o filtro n sei, tenho de ver melhor! posso tentar saber agora! Citar Hey, estou a começar na aquariofilia! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
TiagoCosta_28231 Publicado: Julho 31, 2012 Autor Share Publicado: Julho 31, 2012 Olha dei o meu email a loja vão-me enviar os detalhes do kit! Citar Hey, estou a começar na aquariofilia! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts