neon doente


alvarenga

Recommended Posts

Boas tardes tenho um neon (verdadeiro), que se encontra paralisado do lado esquerdo.

 

Tive 3 semanas de férias, e o aquário ficou apenas com 2 pastilhas de comida ( era para ser 2 semanas mas um percalço obrigou-me a uma ausência maior). Quando cheguei a água estava nos limites do descalabro, perdi 3 Gertrudes (eram pequenas presumo que foram comidas). Grande TPA no aquário, e dou com problemas num neon que nada só de um lado.

 

Isolei ele noutro aquário, fiz observação, tratei com esa2000, ao fim de 15 dias, estava na mesma, mas comendo e não dando sinais de parasitas ou de qualquer doença, além da paralisia.

 

Acabei por juntar ele ao aquário novamente, e encontra-se normalmente com o cardume, tenho de lhe dar alguma ajuda para garantir que ele come, dado que é mais lento que os outros. Agora a paralisia não abala nem dá sinais de melhoria, alguém sabe de algum tratamento ou alguma coisa que se possa fazer. Ele tem cerca de ano e meio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E o que começa a parecer :(

 

Tenho andado a investigar mas não encontro nenhum tratamento. Já pensei em tentar dar-lhe uma espécie de massagem, mas tenho medo de o matar ou de o deixar tão stressado e assustado que deixe de vir ao pé de mim para comer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É frequente acontecer esse tipo de problemas com neons. São peixes algo sensiveis a mudanças ou água poluída.

O mais certo é o peixe ficar assim para sempre

 

Poderia suspeitar da "doença dos neons" mas se as cores estão normais deixa andar o peixe. Retira-o imediatamente se notares áreas brancas no corpo do peixe.

.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como já foi dito já não deve ficar melhor no entanto se dizes que ele anda com o cardume e se alimenta é bom sinal mas de facto essa paralisia não me parece que desapareça.

 

Como foi dito cuidado com as zonas brancas no corpo dos neons, é uma doença terrível e que te pode dar cabo de um cardume em 3 tempos pois e bastante contagiosa entre eles.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais