Osvaldo Sousa Publicado Julho 27, 2012 Publicado Julho 27, 2012 (editado) Boas, Bem pessoal como o inicio do meu projecto esta cada vez mais próximo e como acho que as coisas para correrem bem tem de ser preparadas com antecedência, decidi por mãos a obra e tentar encontrar um "modelo" de fertilização que seja relativamente fácil de corrigir ate encontrar um bom equilíbrio. Como é bastante provável que me engane no processo e como tenho algumas duvidas, decidi partilhar aqui tanto as minha ideias como os meus cálculos. Para começar o meu aqua tem 100x40x40cm, comprimento, largura e altura respectivamente, tenho calha de 4x39W T5 e sistema de CO2. Como o meu objectivo passa por ter um aquário densamente plantado e algo virado para o aquascaping decidi olhar com mais atenção para o modelo de Tom Barr. Para começar e como as plantas, tal como nós, tem um limite no que podem "comer" fui a procura da velocidade máxima de absorção em PPM para cada um dos nutrientes em 24h, (vi um tópico aqui no forum dedicado apenas ao método de Tom Barr mas alguns valores estavam em falta): Nutriente Velocidade max. absorção (PPM) Conc. ideal (PPM) Amónia 0.1 - 0.6 0 Nitratos 1 - 4 5 - 30 Fosfatos 0.2 - 0.6 1 - 3 Potássio 2 - 8 10 - 30 Ferro 0.1 - 0.3 0.2 - 0.5 Posto isto, fui a procura de um calculadora que me indica-se qual era o valor a adicionar em mililitros, (ml), para cada um dos nutrientes e ai surgiu o primeiro problema. Por exemplo para os nitratos, (usando Flourish Nitrogen), segundo o modelo "the estimative index" por Tom Barr, tenho de adicionar 18ml 3 vezes por semana de forma a ter 7.5PPM, (que esta dentro do intervalo de 5-30 PPM). Mas, e como quase em tudo há um mas, mesmo com um TPA todas as semanas de 50% como o próprio modelo indica, eu por volta do dia 12 ou 13 iria ter um pico de nitratos de 35PPM que já entra na chamada "zona problemática". Isto repete-se com os outros nutrientes e alem de ser demasiada fertilização, (o que torna o investimento em fertilização muito maior), o que era um modelo seguro pode de repente tornar-se um problema pois mesmo com TPA´s de 75% os valores podem ultrapassar a concentração ideal. E TPA´s de 75% quando o volume dos aquas aumenta... não é fácil. Decidi então esquecer os valores da concentração ideal e focar-me na velocidade máxima de absorção. Como esse valor é um intervalo e as minha plantas não deveram ser das que "comem" menos nem das que "comem" mais optei por "apontar" para o meio desse intervalo e assumir os meus próprios valores ideais com base na varia informação que li. São os seguintes: Nitratos (NO3) - 2 PPM Fostatos (PO4) - 0.4 PPM Potassio (K) - 4 PPM Ferro (Fe) - 0.2 PPM Dioxido de Carbono (CO2) - Entre 25 - 35 PPM Ora com estes valores espero não ter qualquer tipo de carência e se tiver penso que serão facilmente ultrapassadas mantendo sempre claro o equilíbrio entre nutrientes. Para alcançar os valores em ml basta usar uma calculadora ou fazendo a mão desde que se saiba a concentração do produto. Eu fiz das duas formas e os valores apenas não coincidem nos fosfatos pois a solução é mais diluída penso eu. Os resultados foram os seguintes: Flourish Nitrogen (NO3) - 4 ml três vezes por semana Flourish Phosphorous (PO4) - 20 ml três vezes por semana Flourish Potassium (K) - 10 ml três vezes por semana Flourish Iron (Fe) - 3 ml três vezes por semana Nos restantes 3 dias: Flourish Trace - 2 ml Flourish - 2 ml Flourish Excel - 3 ml se necessário (propriedades algicidas) Dia de TPA - Nada Agora as duvidas, em primeiro lugar assumi que as concentrações dos produto eram... boas e confiei na calculadora por isso não sei se estes valores estão correctos de todo. Em segundo lugar nem sei o que aconselha o produto e por isso não tenho uma base de comparação para dizer se os valores fazem sentido mas como disse em cima.. no inicio ate é bom começar por baixo e depois ir aumentado se for caso disso. O objectivo também é que me corrijam e ajudem se for caso disso e partilhar uma experiência que possa ajudar outro iniciados, se conseguir, não é um objectivo que seja um tópico inamovível ou que consideram uma verdade absoluta. Ate deve estar tudo mal Cumprimentos Osvaldo Sousa Editado Julho 29, 2012 por Osvaldo Sousa
Osvaldo Sousa Publicado: Julho 29, 2012 Autor Publicado: Julho 29, 2012 Boas, ninguém que me confirme os valores ou se pelo menos estão... razoáveis?? Já agora seria possível juntar todos os produtos num único frasco nas devidas proporções? Não vou ter nenhuma reacção ou nenhum outro tipo de problema?? Fiz um doseador eléctrico automático com 3 intervalos de tempo como opção mas precisava ter todos os nutrientes misturados para que funcione. Não deve haver nenhum problema mas já agora confirme-me isso também. Se for possível... Abraço
Vasco Ferreira Publicado: Julho 30, 2012 Publicado: Julho 30, 2012 (editado) A calculadora deve estar a fazer algo mal....ou tu!!!! Se inseres 7,5ppm de nitratos é impossivel matemáticamente chegares a valores de 35 ppm Para facilitar vou passar a 8 ppm semana 1 - 8ppm - tpa50% - 4ppm semana 2 - 8ppm + 4ppm - 12ppm. Tpa 50% 6ppm semana 3 - 8ppm + 6ppm - 14ppm. Tpa 50% 7ppm semana 4 - 8ppm + 7ppm - 15ppm. TPA 50% 7,5ppm semana 5 - 8ppm + 7,5ppm - 15,5ppm. TPA 50% 7,75ppm Como podes verificar os acrescimos vão sendo sp decrescentes por isso não vais chegar a esse limite de 35ppm que falas. Vais sp andar no máximo por volta dos 16ppm! E não estas a considerar, com estas contas os consumos. O mesmo se passa com os outros nutrientes, ao fazeres tpas de 50% tens sp acrescimos decrescentes Qt a fica caro...so fica caro com fertilizantes comprados, com fertilizantes em pó comprados separadamente fica o método mais barato e mais facil sem teres procupações de andares sp a ver se estás em carências. qualquer dúvida,avisa Abraços Editado Julho 30, 2012 por Ptuga ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
Osvaldo Sousa Publicado: Julho 30, 2012 Autor Publicado: Julho 30, 2012 Pois eu também reparei nesse pormenor mas depois vi o gráfico que estima os efeitos a longo prazo da dosagem e deu-me que as 7.5PPM não era semanalmente mas sim 3 vezes por semana. Porque se reparares na minha dose 3 vezes por semana dá 6ppm o que não é muito longe das 7.5 do método e que é considerado fertilizar em excesso, (isto se for como dizes, semanalmente). Eu considerei um exagero se as 7.5ppm se for 3 vezes por semana pois foi o resultado que me deu. Em relação aos pós acho que são um pouco difíceis de quantificar e principalmente para aquas pequenos uma pequena variação na dosagem pode causar problemas por ser extremamente concentrado. Meia grama muda muita coisa. Não sei para já não equaciono e acho que nem aconselho para quem tem pouco pratica ou... pratica nenhuma!
Vasco Ferreira Publicado: Julho 30, 2012 Publicado: Julho 30, 2012 160l já é um aquário razoavel no nivel de litragem. Qts a utilizares fertilizantes em pó...se te sentes mais confortável, fazes a sua diluição em água destilada. Fazes um litro com a ajua de uma balança de cozinha digital e ficas com fertilizantes imensamente mais baratos. E mais uma coisa, o método é mesmo assim, é estimativo, implica não teres grande preocupações com essas concentrações. Mesmo que numa semana suba um pouco mais os niveis sabes que uma tpa de 50% a coisa fica na mesma! ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
Osvaldo Sousa Publicado: Agosto 1, 2012 Autor Publicado: Agosto 1, 2012 Claro eu sei que sim, e de certo que funciona... não meto isso em causa. Agora... Será o melhor a fazer "despejar" uma quantidade excessiva de fertilizante para dentro do aqua? Nem digo para a flora ou para a fauna mas sim para quem tem o aqua. Eu acho que prefiro ter agora uma "luta" com as algas se for caso disso e perceber o que estou a fazer. Depois daqui a uns meses passo para os pós que sim é muito mais barato. Só acho que para iniciados não é a melhor opção porque parece-me a mim que é mais fácil de errar e se isso acontecer vamos ter um desequilíbrio que para quem não sabe pode ser um problema. Acho eu, é a minha opinião. Mas eu gostava mesmo era que alguém me disse-se que os valores estão "aceitáveis" ou não. Se faz favor... e já agora á questão de juntar todos os produtos numa garrafa só. Abraço
Vasco Ferreira Publicado: Agosto 1, 2012 Publicado: Agosto 1, 2012 Viva...a minha opinião é exatamente a oposta...qd tens pouca experiencia convém utilizar o método mais simples e que envolva menos fatores de erro. Nutrientes num aqua não são causa de algas. A fertilizares ligeiramente por excesso retiras um fator de erro potencial, ou seja carências de nutrientes. Sabes que nesse aspeto as tuas plantas estão bem servidas. A quantidade de fertilizantes necessária para fazer mal ao sistema é enorme e não é atingida com este método. E periodicamente tens os testes para te "tranquilizar". Qt aquilo que perguntas. Nitratos (NO3) - 2 PPM - para mim nunca abaixo dos 10 -15 ppm Fostatos (PO4) - 0.4 PPM - para mim nunca abaixo dos 1 -1,5 ppm Potassio (K) - 4 PPM Ferro (Fe) - 0.2 PPM Dioxido de Carbono (CO2) - Entre 25 - 35 PPM Um aquário não é uma ciência exata....tudo isto depende de enumeros fatores. ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
TonyCh Publicado: Agosto 1, 2012 Publicado: Agosto 1, 2012 Partilho o que já foi dito aqui. O objetivo do método EI é, exatamente, retirar dores de cabeça na fertilização e não criá-las.... é dar tudo por excesso e fazer uma limpeza uma vez por semana. Resulta bastante bem. No início, eu começava, no entanto, por baixo. I.e. se calculasse X de nutrientes por semana, começava por X/2 e depois 2X/3 e finalmente, passado 1 mês ou 2 passava para a dose final de X. Isto apenas para adaptar a fertilização à massa vegetal em crescimento. De resto é como também já foi dito... usa pós que é bem mais barato e bem mais concentrado do que os líquidos comerciais. Apenas chamo à atenção de que deves ter cuidado com os limites de solubilidade pois em mistelas concentradas, é fácil de o atingirmos sem darmos conta e depois é um aborrecimento ter pós suspensos no fertilizante. Também convém ter algum cuidado a misturar as micros pois convém adicionar antes um pouco de ácido ascórbico para não precipitar o ferro da solução. Sorbato de potássio deve ser utilizado sempre que as nossas mistelas devam durar mais de 2-3 semanas senão criam fungos/bolor/levedura. Espero ter ajudado. Abraços Tony _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
Osvaldo Sousa Publicado: Agosto 1, 2012 Autor Publicado: Agosto 1, 2012 Hum... Eu tinha a ideia contraria mas parece que estava errado. Em relação aos nitratos o valor de 2ppm é o que vou atingir quando ao adicionar o Nitrogen mas depois ao adicionar os micros e como a minha agua não é da rede devo adicionar um pouco mais que isso... vou ter de confirmar depois com testes. Os fosfatos... Bem eu acho que o valor que me deu não esta correcto. Adicionar 20ml, 3x por semana para atingir 04ppm?? Alguém me pode confirmar este valor?? Acho demasiado 20ml... Abraço e obrigado pelos comentários.
Vasco Ferreira Publicado: Agosto 2, 2012 Publicado: Agosto 2, 2012 Não te posso ajudar, pq hà muito que deixei de os usar...aquilo que te posso alertar é no geral (tirando algumas exceções) os fertilizantes de compra são bastante diluidos, ou seja para alcaçares concentrações dignas de determinado nutrientes tens de adicionar quantidades generosas. ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
TonyCh Publicado: Agosto 2, 2012 Publicado: Agosto 2, 2012 Em relação às quantidades de fertilizante a adicionar para atingir determinado nível de ppm... isso vai depender da marca e do produto. No entanto, como também já foi dito aqui, não me parece nada de anormal essa dos 20ml tendo em conta que a grande maioria de fertilizantes comerciais à venda são basicamente água. Lembro-me uma vez ter calculado a quantidade de TPN+ necessária para atingir um nível de 0.1 ou 0.2 de ferro e deu-me qualquer coisa maluca tipo 17ml para um aquário de 60L... resultado: tinha que despejar um frasco de 100ml todas as semanas (agora faz as contas ao preço). Além disso, os fosfatos são muito mal falados e durante muitos anos acreditava-se que eram a causa para algas. Por isso, ainda mais que outros químicos, são normalmente vendidos em quantidades muito diluídas. Só para teres uma ideia, eu fertilizo com 3-4ppm de fosfatos por semana só para garantir que GSA não se desenvolva no aquário. Quanto aos target range que definiste, parecem baixos mesmo tendo em conta a contribuição da fauna no caso dos nitratos. Segundo o método EI, a qualquer altura, deveriam estar disponíveis na coluna de água: 15-30ppm nitratos 15-30ppm Potássio 0,5-2ppm fosfatos 0,1-0,5ppm Fe Mesmo que chegues à conclusão que as plantas consomem 8ppm de nitratos, não podes fertilizar apenas 8ppm porque elas depois só vão consumir 6ppm (por exemplo) pois existe uma coisa que se chama taxa de absorção face às quantidades disponíveis. Imagina que tens uma mesma com 5 sandes. Tu comes 3 e deixas 2 por uma questão ética. Se tiveres 10, provavelmente comes 5. Se tiveres 100, também só comes 5 porque esse é o teu limite. No entanto, no primeiro caso, apesar de estarem lá as sandes que necessitavas, não as comeste todas. Com as plantas é a mesma coisa. O "reset" da TPA de 50% que fazemos 7 em 7 dias apenas serve para eliminar qualquer excesso acumulado de nutrientes e nada mais. Por isso podemos fertilizar a mais sem nos preocuparmos muito. Mesmo assim, nitratos até 50ppm não causam problemas e houve casos em que os peixes aguentaram concentrações até 200ppm. Não quer dizer que os peixes gostem mas não os mata. A mesma coisa passa-se com o potássio e com os fosfatos. Mesmo no caso do ferro as coisas não são preocupamentes. Há águas (aqui no Algarve) que contém até 200ppm de ferro e também os peixes sobrevivem. Quanto aos fertilizantes comerciais, volto a insistir no facto de serem super diluídos. Com pós consegues atingir concentrações muitissimo mais altas a preços muito mais baixos. É apenas o trabalho de estudar os componentes, adquiri-los e fazer as mistelas. Eu até costumo fornecer um grupo de amigos com pouca pachorra para fazer misturas e sem paciência para fazer o investimento inicial (que ainda é alto porque tens que comprar grandes quantidades) e as coisas têm corrido bem. No entanto, sempre a litragem ultrapassa os 180L eu recomendo mesmo que aprendam o método e façam as suas próprias misturas porque sai ainda mais económico do que comprar a mim. Abraços Tony _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
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