RicardoBC Publicado Março 8, 2005 Publicado Março 8, 2005 Boas, Desde ontem que tenho o meu discu vermelho turquesa completamente negro, já está no aquário à 1mes e meio e nunca ficou assim?? O que devo fazer?? Falaram-me em flagyl, mas como aplico? O meu aquário tem 150x50x68, são 450l uteis. Ajudem-me por favor, não quero perder o meu menino... Cumprimentos, Ricardo Borges Carpinteiro APC #130
Antonio Leite Publicado: Março 8, 2005 Publicado: Março 8, 2005 Para te podermos ajudar e antes de qualquer tratamento, deves dar-nos indicações sobre os parametros da agua (o mais importante !!!). Valores de Ph / Amonia (NH3) / Nitritos (NO2). Como deves saber os discos são muito sensiveis a amonia. Experimenta trocar agua e vê se não fica logo melhor. Boa sorte.
MIX Publicado: Março 8, 2005 Publicado: Março 8, 2005 Boas Ricardo, Antes do Flagyl deves trocar cerca de 20% da água do aqua. No dia seguinte sobes a temperatura para os 29 a 32º e dás um comprimido para cada 40L de água. No teu caso creio que 10 serão mais do suficientes. Passado 8 horas repetes a dose. Todos os dias (durante cerca de 4 dias) deverás fazer 2 dosagens com um intervalo de 8 horas entre elas. Idealmente deverás mudar cerca de 20% da água todos dia antes da 1ª aplicação desse dia, mas como isso poderá ser difícil, tenta pelo menos fazer uma a meio no início do 3º dia. Ao quarto dia, mistura 2 comprimidos em 8 cubinhos de comida congelada para discus. dá 2 por dia durante a semana seguinte. IMPORTANTE: Quando acabares o tratamento na água (4º dia) deverás fazer uma troca de 50% da água. Qualquer dúvida que te surja recomendo-te que fales com o user Rui Ferreira de Almeida, ele sim um expert destas "lides". Creio que será de longe o mais habilitado para te responder às tuas questões. Se usares a opção pesquisar talvez aches mais coisas úteis. Abraços, Miguel "Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."
nunomiguel Publicado: Março 8, 2005 Publicado: Março 8, 2005 Olá, Concordo com o António. Antes de mais precisamos de saber os parametros da água. O "estar escuro" simplesmente não chega. Isso é um sintoma comum em "n" doenças/problemas. banana rock Faz para já uma troca de água... Cumprimentos, Nuno
RicardoBC Publicado: Março 9, 2005 Autor Publicado: Março 9, 2005 Bem o prometido é devido e aqui estou eu para vos dar os parametros da água, so não quero que me tratem mal, pois tenho 2 parametros (ainda por cima importantes) um pouco elevados.... Temp: 29,5ºc PH: 6,8 KH: 3 GH: 7 NO2: 0,2 mg/l (está mesmo mau) NO3: 60 mg/l (está mesmo mau) Condutividade : 464 uS/cm Sendo assim como faço para baixar o NO2 e NO3? Penso que sejam os valores mais altos e fora dos permitidos. Será por causa disto que tenho o meu discu negro? Estranho é pq os outros parecem-me todos bem. Já apliquei falgyl, amanha antes da 2a dose, faço um TPA aí de 150l (1/3 do total ) Aguardo ajudas. E obrigado a todos os que têm dado a sua opiniao. Abraço Cumprimentos, Ricardo Borges Carpinteiro APC #130
five pra one Publicado: Março 9, 2005 Publicado: Março 9, 2005 boas realmente esses valores podiam estar melhores e para os melhorares basta fazeres umas mudas de agua ou entao toca e de fazer mudas de semana a semana e plantar melhor o aqua para ver se esses nitratos vao a vida.contudo n me parece que seja disso que o discu esta assim pode ser um ataque bacteriano ou entao parazitas mas eu aponto mais para ataque bacteriano pois ele ja esta ctg ha algum tempo,mas acaba o tratamento com flagyl na agua e na comida e se ele n ficar melhor experimenta tratamento com bactopur direct. abraços abraços
Rui Ferreira de Almeida Publicado: Março 9, 2005 Publicado: Março 9, 2005 Viva Ricardo De facto como o Nuno Miguel disse estar escuro não chega. Tem outros sintomas : - fezes esbranquiçadas ou gelatinosas? - come ou tenta comer? - está magro? - foi aquirido quando? ao mesmo tempo que os outros ? é mais pequeno?quais os outros peixes que tens no aquário? - roça-se nos objectos de decoração? -tem as barbatanas fechadas ? - respira normalmente e com os operculos simetricos? -tem manchas brancas ?aumento de muco? - tem barbatanas apodrecidas? De facto não parece ser dos nitritos porque se não os outros estariam afectados. Aliás vê se os testes estão bons porque alguma coisa está errada, por exemplo , com a condutividade e a dureza . Partindo do principio que as unidades estão em graus alemães dH então 1 dH corresponde a 33 mS logo 7 dH não podem corresponder a 464 mS. Os nitratos o ideal é estarem abaixo de 40mg/l mas de qualquer forma 60 não tem problema. O escurecimento é um sinal de stress indicando que o peixe não está bem mas é muito inespecifico. Cump. Rui
Recommended Posts