Recommended Posts

Publicado

Boas,

Hoje de manhã reparei que estava este exoesqueleto no fundo com ovos agarrados.

20120725115546.jpg

Há forma de salvar os ovos ou não há nada a fazer?

Normalmente deixo os exosqueletos no fundo e os gajos comem isto tudo. Este com ovos não sei se deixe lá ou se o retire...

Obrigado

assinatura2t.jpg
Publicado:

acho que os ovos precisam de ser 'oxigenados' pela mãe.. Tinha uma fêmea ovada que morreu e deparei-me com esta mesma situação.

Publicado:

Se notares com atenção na foto, os ovos presos ao exosqueleto não estão fecundados, daí terem sido "abandonados" juntamente com o exosqueleto.

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

Publicado:

Oh Ricardo pelo branco que alguns ovos têm não é não estarem fecundados, é sim já estarem todos fungados...Ficaram demasiado tempo parados.

Sim existem várias formas de fazer nascer os ovos de femeas mortas ou de cascas, a melhor maneira é uma rede fina e uma pedra difusora por baixo para abanar os ovos..

Com red cherrys não perco tempo com isso agora com outras espécies costumo fazer sempre que tenho o azar de elas se adiantarem a eclise.

Publicado:

Se não estão fecundados fungam muito depressa mesmo estando no abdomen da progenitora... daí o branco de fungados... não é preciso grande dedução...

Fábio, sabes que fui das poucas pessoas a fazer eclodir ovos de CRS artificialmente na altura em que me morriam muitas fêmeas ovadas |(com um pingo de sorte à mistura - como tudo na vida).

Com reds também não perco muito tempo com isso porque se compensa sempre numa próxima geração (número de ovos), agora espécies mais difíceis é melhor gastar o tempo e paciência para fazer eclodir os ovos artificialmente.

Eclise não existe, é ecdise - muda do exosqueleto.

Abraço

RF

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

Publicado:

Sim é possível que alguns não estejam fecundados, o que eu queria dizer é que quando se quer aproveitar ovos para eclodir artificialmente se eles ficam brancos é porque possivelmente já estão fungados e esses não vale a pena aproveitar.. Se se deixarem juntos para eclodir artificialmente vão fungar os outros ;).

Mas olhando bem para alguns mais escuros dá para ver que ainda tem o camarão em formação como por exemplo o da esquerda.

Ela como tem poucos ovos parece que pode ter sido já no final da gestação, como me costuma acontecer com os preguiçosos dos Taiwan que demoram mais um dia a nascer que os irmãos F1.

Eu sei que também já o fizes-te várias vezes, é uma boa técnica.

LoL seja ela a ecdise ou a eclise vai dar ao mesmo, tu percebes-te ;) e ja que entramos numa de termos técnicos de biologia, como se chama o tal exosqueleto deixado?