pedroaqua22 Publicado Julho 24, 2012 Publicado Julho 24, 2012 (editado) Boa noite, Vou montar pela primeira vez um aquário. Andei bastante tempo a pesquisar mas mesmo assim as dúvidas são mesmo muitas. Já pedi o orçamento a vidromoldura do aquário da estrutura e da sump e ja está tudo encaminhado. O aquário será para levar apenas orandas e outros peixes da mesma família (projecto baseado no de jeffrey senske). O aquário terá 120cm de comprimento por 60cm de largura e 50cm de altura em vidro de 10mm de espessura (360lt) com travessas francesas. Terá coluna seca com dois furos. A sump terá cerca de 115cm de comprimento, 50cm de largura e 50cm de altura. terá diversas divisões que apresentam diversas fazes de filtragem. A primeira é uma divisão com apenas um vidro no meio para servir de quebra-corrente da água que vem do aquário de forma a que os resíduos mais pesados fiquem retidos no fundo para serem sifonados. A segunda e terceira divisões terão esponja e perlon, a quarta terá bastante cerâmica. A quinta será um filtro wet/dry com bioballs que filtrará a água no final da sump através de uma bomba. A sexta divisão será a divisão das duas bombas, uma que levará a água de novo ao aquário e a outra que levará a água para o wet/dry. A estrutura será em ferro (tubo de 30 x 30) metalizado com 140cm de comprimento, 60cm de largura e 90cm de altura. O aquário poderá ter de substrato dolomita que me falaram que ajudaria a manter o ph alcalino uma vez que terei peixes que preferem phs mais alcalinos. Terei uma cortina de ar junto ao vidro de trás. O projecto deste aquário e baseado do aquário que vi neste link [media=]http://www.yout Precisava de ajuda quanto a escolha dos equipamentos correctos. Estive a pesquisar algumas regras relacionadas com a potência necessária das bombas de retorno para a litragem do aquário e mesmo assim não cheguei a nenhuma conclusão quanto à potência marca e modelo indicado para o meu caso. Também não sei que exigência terá o meu aquário quanto a iluminação uma vez que não terei plantas no aquário. Alguma coisa que queiram aconselhar-me eu estou disposto a ouvir e ler tudo com atenção uma vez que não tenho qualquer experiência pratica no ramo da aquariofilia. Pedro Soares Editado Agosto 30, 2012 por pedroaqua22 Citar
Jorge N. Ferreira Publicado: Julho 25, 2012 Publicado: Julho 25, 2012 Com esse aquário coloca peixe de aguas tropicais. Vais gostar mais Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
pedroaqua22 Publicado: Julho 25, 2012 Autor Publicado: Julho 25, 2012 Pois tenho é algum receio de fazer alguma coisa mal. Daquilo que li parece-me demasiado complexo para começar. Citar
pedroaqua22 Publicado: Julho 25, 2012 Autor Publicado: Julho 25, 2012 Este tipo de peixes parecem-me mais simples. Acho eu ihih se calhar até estou a dizer uma grande barbaridade eheh Citar
Eliezer costa Publicado: Julho 25, 2012 Publicado: Julho 25, 2012 boas....bem vindo ao grupo...:D quanto aos peixes...bem não se trata de serem mais simples...tanto os tropicais como de aguas frias tem as suas próprias exigências, trata-se sobretudo de ser o que tu gostas... respondendo às tuas duvidas. luz não tendo plantas a luz necessária será para tu veres os peixes e lhe dares uma noção de dia e noite... filtragem a bomba para peixes de agua fria eu aconselho sempre um mínimo de 10x a litragem real do aquário...são peixes que acagaçam tudo :D sendo que vais ter um sump tem atenção as contas para não ficares com a casa alagada... acho que é tudo se tiveres mais duvidas apita :D Citar Eliezer "The end of the world"
pedroaqua22 Publicado: Julho 25, 2012 Autor Publicado: Julho 25, 2012 Bom dia, Obrigado. Eu de qualquer forma também gosto muito deste tipo de peixes e vou ficar por estes peixes por enquanto. Estou a pensar montar depois mais um com mais ou menos as mesmas medidas e litragens com peixes tropicais Quanto às bombas que necessitaria de duas, uma que levaria água apenas do final da sump para o wet/dry e outra para o aquário. Havendo duas bomba não convem fazer contas contando com as duas? E se me puderem dar exemplos de marcas e modelos eu agradecia que assim tambem pesquisava por ai mais em pormenor. Quanto à iluminação eu já previa dar-lhes a noção dia e noite com diversas etapas de iluminaçao ao longo do dia. Eu não sei que potencia e que tipo de luz seria melhor para os peixes escolhidos. Tenho outra dúvida, andei a dar umas voltas por lojas de aquariofilia e estive a ver os tanques de agua fria e quente. Chamou-me à atenção ver junto às orandas cardumes de peixes mais pequenos, uma das especies já conhecia são os white clouds (não sabia que eles se davam bem em águas frias) e a outra é os medakas. Gostei muito de ver estes cardumes nos aquários. Juntar estas três espécies no mesmo aquário é correcto ou há algum senão? Obrigado Citar
pedroaqua22 Publicado: Julho 25, 2012 Autor Publicado: Julho 25, 2012 Já agora não querendo ser chato, há alguém que more aqui na minha zona que me possa eventualmente ajudar na montagem de alguma coisa que eu nao consiga sozinho? moro em Famões, perto de Odivelas. Citar
Eliezer costa Publicado: Julho 25, 2012 Publicado: Julho 25, 2012 atenção que nem tudo o que está nas lojas será o mais correcto...eles querem é vender... quanto à potencia da luz uns 20/25w devem servir... Citar Eliezer "The end of the world"
pedroaqua22 Publicado: Julho 25, 2012 Autor Publicado: Julho 25, 2012 Mas este caso destas 3 especies juntas é um desses casos? Citar
pedroaqua22 Publicado: Julho 25, 2012 Autor Publicado: Julho 25, 2012 Ah falei à bocado com a Marlene da vidromoldura e ja ta tudo encaminhado mesmo, o aquario, a estrutura e a sump. Tenho é mais uma dúvida, terei de arranjar qualquer coisa para por entre o aquário e a estrutura para distribuir o peso do aquário uniformemente. Há algum material que me possam aconselhar?? Citar
pedroaqua22 Publicado: Julho 25, 2012 Autor Publicado: Julho 25, 2012 Já decidi, entre o aquário e a estrutura vou por uma placa de esferovite de 3cm de espessura. É seguro por a placa directamente em contacto com a estrutura de ferro ou convem por alguma coisa também por baixo da esferovite? Citar
Jorge N. Ferreira Publicado: Julho 25, 2012 Publicado: Julho 25, 2012 Podes colocar directamente. Aconselho-te a poderar peixes tropicais em vez de água fria. Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
pedroaqua22 Publicado: Julho 25, 2012 Autor Publicado: Julho 25, 2012 Mas nao é mais difícil controlar manter os parâmetros em aquarios de peixes tropicais? Citar
Jorge N. Ferreira Publicado: Julho 25, 2012 Publicado: Julho 25, 2012 É a mesma coisa. E para esse aquário 3 peixes desses são peixes a mais. Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
pedroaqua22 Publicado: Julho 25, 2012 Autor Publicado: Julho 25, 2012 Eu gostava de montar um aquário de neons e white clouds e escalares mas tenho receio de nao controlar os parâmetros e perder peixes Citar
Jorge N. Ferreira Publicado: Julho 25, 2012 Publicado: Julho 25, 2012 Controlas o parametros pois vais montar o aquário com calma, passo a passo, como deve ser e nós estamos cá para ajudar, ensinar e aprender. Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
pedroaqua22 Publicado: Julho 25, 2012 Autor Publicado: Julho 25, 2012 Oki convenceste-me. Vou arriscar. Já agora apro eito para tirar novas duvidas que tinh eheh Citar
pedroaqua22 Publicado: Julho 25, 2012 Autor Publicado: Julho 25, 2012 Então percebi que inicialmente ponho a agua e terá que se dar o ciclo do azoto. Percebi que começa o ciclo pondo um ou dois peixes que irão produzir amonia. Esta amonia ira começar a desaparecer e haverá um pico de nitritos. Mais tarde os nitritos vão desaparecendo e aumenta o numero de nitratos. Onde nao percebi foi a fase seguinte. Depois de tudo bem ciclado como irei por e tamponar o ph onde quero?? Peco desculpa se estiver a dizer alguma barbaridade novamente Citar
Eliezer costa Publicado: Julho 25, 2012 Publicado: Julho 25, 2012 a melhor coisa é utilizares comida e não peixes para o ciclo... depois de ciclado verificas o pH da agua e escolhes os peixes apartir desses valores... Citar Eliezer "The end of the world"
Paul Publicado: Julho 25, 2012 Publicado: Julho 25, 2012 Então percebi que inicialmente ponho a agua e terá que se dar o ciclo do azoto. Percebi que começa o ciclo pondo um ou dois peixes que irão produzir amonia. Esta amonia ira começar a desaparecer e haverá um pico de nitritos. Mais tarde os nitritos vão desaparecendo e aumenta o numero de nitratos. Onde nao percebi foi a fase seguinte. Depois de tudo bem ciclado como irei por e tamponar o ph onde quero?? Peco desculpa se estiver a dizer alguma barbaridade novamente Estás quase lá!! Não começas o ciclo a pôr logo peixes lá dentro, desgraçados! Durante pelo menos as duas primeiras semanas mantens o aquário só com as plantas, e o filtro a trabalhar e não precisas de fazer TPA. todos os dias vais pondo um pouco de comida (não o que sobra do jantar claro está...!!) no aquário. Inicialmente, isso é que irá fazer crescer a colónia de bactérias. Na 3a/4a semana (depende dos valores de amónia), já podes ir pondo um peixe ou dois, aí já o pH estará estável e saberás com o que contar. Obviamente antes de ires comprar esses dois peixes, vês como está o pH! ;P Citar Tanpanama -
João Queirós Publicado: Julho 25, 2012 Publicado: Julho 25, 2012 Como disse o Eliezer, é preferivel ciclares metende uma qtd mt pequena de comida de 2 em 2 dias. A amonia e os nitritos sao toxicos para os peixes, mesmo que sobrevivam vao sofrer e muito. O principio basico de um aquariofilista é proporcionar à sua fauna um habitat de acordo com as suas necessidades Em relaçao ao ph tem calma. Primeiro vemos com ficará e depois a malta ta aqui para te ajudar Qualquer coisa manda pm. Abraco e bem vindo Citar "Forever is a promise"
pedroaqua22 Publicado: Julho 25, 2012 Autor Publicado: Julho 25, 2012 Mas é eu nao terei plantas. É que o aquario tem sump e grande e aconselharam-me a que os aquas plantados com sump nao resultam. Citar
Eliezer costa Publicado: Julho 25, 2012 Publicado: Julho 25, 2012 posso estar errado (normalmente estou) mas uma coisa (a sump) não tem nada haver com a outra(as plantas) a sump é um processo de filtragem de agua que não funciona po vaco...muito simples e podes colocar maior quantidade de materias filtrantes, logo a meu ver melhor...ja que no meu entender a quantidade de materias filtrantes é mais importante que o debito da bomba...(mas isto novamente sou eu) as plantas alem de embelezarem o aquario ajudam a mante-lo estavel. mas podes manter aquario sem plantas, não é obrigatorio...existem muito aquarios lindissimos sem plantas...e sempre poupas em luz, fertelizante e possivel co2 :D Citar Eliezer "The end of the world"
pedroaqua22 Publicado: Julho 25, 2012 Autor Publicado: Julho 25, 2012 Na altura o que me falaram e que com a sump o CO2 se dissipa logo e que há demasiadas fugas de CO2 Citar
Eliezer costa Publicado: Julho 25, 2012 Publicado: Julho 25, 2012 (editado) como eu referi uma coisa não tem nada haver com a outra... primeiro...eu tenho plantas, introdução de co2 (0) segundo tudo depende de onde estás a colocar a entrada de co2 e como está a saida da sump para o aquario... pq ele em resto funciona como um filtro externo... Editado Julho 25, 2012 por Eliezer costa Citar Eliezer "The end of the world"
Recommended Posts