epiliflopes Publicado Julho 23, 2012 Publicado Julho 23, 2012 boas pessoal. nestes dias tive a tristeza de me morrerem 3 peixes. 1 colisa (toda azul) e 2 Trichogaster leerii. eles estavam bem e de repente morreram. quanto a agua do aquário 26/27graus nitrite-0 ampnia-0 o que leva a pensar que se deve a variação do ph- quando faço as tps eles fica a 6.2 e com o passar do tempo (poucos dias) chega a 7.2. isto acho que se deve ao meu kh estar muito baixo 1.12. então comprei um produto da SERA (kh/ph plus) para fazer subir o kh e com o co2 tentar estabilizar o ph (nao subir tanto) mas mesmo depois de por o produto o kh nao subiu antes pelo contrario desceu antes estava a 1.68. será que me podem ajudar? e será que foi por isso que os peixes morreram é que tenho outra colisa e essa esta boa pelo menos não demonstra qualquer problema. Citar
João Queirós Publicado: Julho 23, 2012 Publicado: Julho 23, 2012 Não uso CO2, mas pelo que tenho pesquisado o teu KH está baixo talvez por excesso de CO2. Para subires o KH tenta promover as trocas gasosas à superfície para libertar o excesso de CO2. Além disso, li o seguinte: "Adicionar bicarbonato de sódio. Uma colher de chá de bicarbonato de sódio para 50 litros de água poderá elevar o KH em aproximadamente 4º dH, sem causar grandes transtornos ao pH" Mas como nem tudo o que se lê na net é verdade, espera pelos experientes com CO2 Citar "Forever is a promise"
epiliflopes Publicado: Julho 23, 2012 Autor Publicado: Julho 23, 2012 Não uso CO2, mas pelo que tenho pesquisado o teu KH está baixo talvez por excesso de CO2. Para subires o KH tenta promover as trocas gasosas à superfície para libertar o excesso de CO2. Além disso, li o seguinte: "Adicionar bicarbonato de sódio. Uma colher de chá de bicarbonato de sódio para 50 litros de água poderá elevar o KH em aproximadamente 4º dH, sem causar grandes transtornos ao pH" Mas como nem tudo o que se lê na net é verdade, espera pelos experientes com CO2 obrigada joao. o problema é q ao desligar o co2 o ph sobe mais :S Citar
João Queirós Publicado: Julho 23, 2012 Publicado: Julho 23, 2012 A que Ph sai a água da torneira? Não terás alguma pedra calcária no aqua, ou até o próprio areão ser calcário? Eu pessoalmente gosto de usar troncos que acidificam um pouco a água e ajudam-me a manter o ph neutro (sai da torneira a 7.5 e tenho religiosamente no aqua a 7.0). Agora estou a montar outro aqua que será um biotopo amazónico e vou adicionar turfa no filtro para manter o ph em 6.5. Citar "Forever is a promise"
epiliflopes Publicado: Julho 23, 2012 Autor Publicado: Julho 23, 2012 sai a 6. com o tempo vai subindo. eu tenho o aquario á 2 anos mas so agora e que ficou assim. na minha decoraçao nao tenho nenhum tronco mas vou tentar por la um para baixar o ph. e ja tenho turfa no filtro. Citar
João Queirós Publicado: Julho 23, 2012 Publicado: Julho 23, 2012 Isso é muito estranho... Sai a 6, e sobe, mesmo com CO2 e turfa? Há quanto tempo tens essa turfa?? PS: Qual a litragem do teu aqua, e que qtd mudas na TPA? Citar "Forever is a promise"
epiliflopes Publicado: Julho 23, 2012 Autor Publicado: Julho 23, 2012 a turfa so pos a 1semana e medi hoje o ph. 120l e faço tps 1 vez por semana (pode haver uma ou outra vez que so faça 1 vez em 2 semanas é muito raro. Citar
Joao krub Publicado: Julho 24, 2012 Publicado: Julho 24, 2012 Viste que o João Queirós também perguntou acerca de pedras calcárias e sobre o areão? Não foi apenas sobre troncos. Realmente é estranho isso aumentar assim. Tens aí qualquer coisa fazer conflito, o PH ou o KH não estão bem. O p.h. mede umas "coisas" e o kh mede outras. Citar
epiliflopes Publicado: Julho 24, 2012 Autor Publicado: Julho 24, 2012 a areia é areia silica. e as pedras fiz aquele teste com vinagre e nao fez as bolhas que as pedras calcarias fazem. sim eu sei que o ph e kh sao diferentes, e queria subir o kh para poder estabilizar o ph (efeito tampão). agora penso que primeiro tenho que por o ph como pretendo certo? e so depois é que faço sbir o kh para estabilizar o ph onde quero? estou a pensar bem? Citar
Jorge N. Ferreira Publicado: Julho 24, 2012 Publicado: Julho 24, 2012 Não façam testes com vinagre. A acidez é pouca. Acido cloridrico é barato e foi assim que aprendemos na escola! Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
João Queirós Publicado: Julho 24, 2012 Publicado: Julho 24, 2012 Já agora, mete aí umas fotos para vermos se há algo que te esteja a escapar... Citar "Forever is a promise"
epiliflopes Publicado: Agosto 1, 2012 Autor Publicado: Agosto 1, 2012 estes dias ja vou colocar as fotos. visto já ter morrido mais um peixe(molinesia). e estas mortes so pode ser devido a variaçao de ph. é que nao consigo estabelizar nem o kh. o resto ta bom. Citar
Recommended Posts