BrunoT Publicado Julho 23, 2012 Publicado Julho 23, 2012 Antes de mais boa tarde a todos, o meu nome è Bruno e vivo actualmente em Odivelas. Já tive o hobby da aquariofilia, mas por diversos motivos deixei o mesmo á cerca de três anos estando agora com ideias de regressar. Atentem por favor ao meu estado de noob nestas coisas. Ora a minha questão é a seguinte, pretendo montar novamente o meu aqua e tenho ideia de fazer um tapete no mesmo, aqui reside a minha duida, Preciso de substrato fertil, ou algo do género akadama serve? Que tipo de planta devo adquirir para fazer o mesmo? Todas as opiniões são bem vindas e desde já o meu agradecimento. Citar
BrunoT Publicado: Julho 23, 2012 Autor Publicado: Julho 23, 2012 Dereferir que o aqua em questão é um aquatlantis com movel e as dimensões de 120x35x45, não faço ideia da litragem e possuo um filtro heinen 2215 e um sagen que não está aqui comigo agora por isso não sei a referência, o aquecimento também não sei qual é e a iluminação são duas T8 daylight foi tudo o que consegui ver na lampedas. Citar
dix Publicado: Julho 23, 2012 Publicado: Julho 23, 2012 eu de plantas nao precebo muito, mas tem que por um substrato fertil, e dependendo das plantas que puser, talvez co2 Citar
CyberJ Publicado: Julho 23, 2012 Publicado: Julho 23, 2012 Podes usar musgo de Java, o substrato e aconselhável,.... Citar
dix Publicado: Julho 23, 2012 Publicado: Julho 23, 2012 se usar musgo de java nao é preciso, mas eu nao gosto muito de musgo de java como tapete Citar
cmam Publicado: Julho 23, 2012 Publicado: Julho 23, 2012 para fazer um tapete é aconselhavél substrato fértil por baixo de substrato inerte. também é necessário bastante iluminação e injeção de co2 bem como utilização de fertelização líquida. Mas isto depende da planta que quiseres colocar. Esquece os musgos, não são próprios para tapete, vê mais a eleocharis parvula que é a menos exigente na minha opinião. Tens também a cuba e a glossostigma mas estas requerem muitos cuidados mesmo. Outras não posso falar porque não tenho experiência Citar Carlos Marques
A. Ferreira Publicado: Julho 23, 2012 Publicado: Julho 23, 2012 Vivas; Se não têm conhecimentos concretos façam pelo menos o favor de não opinarem..., senão, quem colocou a questão fica completamente baralhado... Um "tapete" num plantado é das coisas mais exigentes, requer muita luz, muita fertilização, alguns cuidados com a fauna, fertilização em condições e, muita, mas mesmo muita dedicação. Não banalizem, SFF! Abraço, Citar António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
dix Publicado: Julho 23, 2012 Publicado: Julho 23, 2012 responder eu disse logo que nao precebia nada de plantas Citar
Joao krub Publicado: Julho 23, 2012 Publicado: Julho 23, 2012 a akadama é um substrato fértil mas pelo que sei apenas fornece micronutrientes para as plantas. Existem outros substratos que já fornecem micro e macronutrientes. Como já disseram aqui, a akadama basta para algumas plantas de poucos cuidados. Bem, eu escolheria outro substrato fértil. Se realmente queres fazer um tapete, é melhor adquirires outro substrato fértil e sistema de CO2, dá uma vista de olhos no subforum de Plantas Citar
billy82 Publicado: Julho 23, 2012 Publicado: Julho 23, 2012 podes meter a akadama mas com substrato fertil por baixo. Citar
Paulo Raposo Publicado: Julho 24, 2012 Publicado: Julho 24, 2012 BrunoT, aconselho-te vivamente pesquisares aqui no forum sobre essa matéria. Só para ficares com uma ideia, existe diversas espécies que podes utilizar como "Tapete" e todas elas têm as sua exigências. Utiliza a ferramenta "Pesquisa"... e com muita panciência e sem pressas constroi uma coisa com pés e cabeça, senão daqui a 1 a 2 meses estás a abrir outro tópico para saberes como combater as algas ou algo do género. Citar Vê e comenta: LEBASIL ROMA 2010
BrunoT Publicado: Julho 24, 2012 Autor Publicado: Julho 24, 2012 BrunoT, aconselho-te vivamente pesquisares aqui no forum sobre essa matéria. Só para ficares com uma ideia, existe diversas espécies que podes utilizar como "Tapete" e todas elas têm as sua exigências. Utiliza a ferramenta "Pesquisa"... e com muita panciência e sem pressas constroi uma coisa com pés e cabeça, senão daqui a 1 a 2 meses estás a abrir outro tópico para saberes como combater as algas ou algo do género. Desde ja obrigado a todos pelos comentários (ajudas), realmente é o que tenho feito e já vi que não se avisinha tarefa nada fácil lol lol Citar
A. Ferreira Publicado: Julho 25, 2012 Publicado: Julho 25, 2012 Vivas, Não desistas, mas vais ter de ler muita coisa. Se fosse fácil não tinha piada! Um áqua com tapete, precisa de boa luz, muito CO2 e fertilização adequada. Já que és de Odivelas, aconselho-te uma visita à loja "quadro vivo" no Pingo Doce junto à Ponte de Frielas, vais ver umas coisas interessantes e recebes bons conselhos. Tens também a: http://www.aquaeden-shop.net/ na Venda do Pinheiro, patrocinador aqui do fórum, que recomendo vivamente, pelos conselhos muito ponderados e adequados às "nossas" carteiras do Rui Alves e da Sónia. Abraço, Citar António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
Recommended Posts