Recommended Posts

Publicado

Olá Pessoal! Há um bom tempo atrás me cadastrei no fórum, mas esse vem a ser meu primeiro poster. Já li bastante coisas sobre aquarismo, mas quanto mais se sabe mais se tem dúvidas. :D

Já tive alguma experiência com peixes quando criança (dos 9 aos 14 anos), porém na época eu não tinha nenhum conhecimento, não tinha também onde busca-lo, visto que a internet não era tão ampla como hoje.

Passados alguns anos (hoje tenho 23 anos), resolvi voltar a praticar esse fántastico hobby. E pretendo recomçar com esse possível projeto abaixo (ainda incompleto):

Aquário: 120x50x50 (10 mm)

Filtro: Eheim Classic 2215

CO²: Ainda estou a analisar se compro um cilindro apropriado de 1~2kg ou se monto em um extintor (aceito sugestões)

Iluminação: O aquário tendo 300L brutos, acredito que 250w seja suficiente. Correto?

Termostato: 300w (sem modelo definido)

Fauna: Pretendo colocar 4 Discus, um pequeno cardume de Tetras (cardinais ou neos) e uma pequena equipe de limpeza

Flora: Pretendo plantar em uma grande área do aquário, cobrindo com carpete mais de 50% (ainda estou analizando as espécies)

Bom é isso, aceito sugestões e dicas em tudo (todas sugestões serão muito bem vindas e de grande ajuda).

Ah, apenas uma observação para terminar: Sobre a montagem do aquário, pretendo colar todos os vidros sobre a base com as laterais por dentro das partes frente e trás, além de colocar travas transversais nas bordas e no centro (10cm). Será seguro suficiente? Meu maior receio ao montar, é que fui em uma vidraçaria e a vendedora falou que seria bom um mini projeto com um engenheiro (ou gênero), pois por experiência própria ela falou que um aquário de um cliente que eles montaram estourou pouco tempo depois, e segundo ela a sorte é que foi a noite, porque voou vidro para todo lado, e se alguém estivesse perto poderia ter sido fatal (porém ela disse que tinha dimensões um pouco maiores, mas sem grandes detalhes). Fiquei pensando se poderia ter sido a qualidade do vidro ou da cola. Bom o que vocês acham?

Agraço as respostas, e espero em breve poder compartilhar experiências com novos e vetereanos aquariofilistas.

Publicado:

Boas,

Estou ver que o projecto está a ser bem estudado e fazes bem porque erros custam € e se podermos evitar melhor. Em relação ao aquario o conveniente de comprar feito ou mandar fazer estamos a falar em custo, no meu caso sempre preferi comprar ja feito e tens variadas linhas e agora mais do que nunca com preços acessiveis mas agora é uma questão de gosto. 10mm é uma optima espessura ate podia dizer que não necessitava de travamentos eu por mim ponha travessas francesas em toda a volta, pelo menos dormia descansado de certeza, e nao sera pelo o preço porque não deve de variar muito.

Em relação á filtragem apostava em mais qualquer coisa digo isto porque o meu tem mais ou menos as mesmas dimensoes comecei com um 2215 e logo tempo depois comprei um tetratec ex1200 par compensar porque achava insuficiente.

Vou seguir a evolução...

Abraço

BP

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!