epiliflopes Publicado Julho 18, 2012 Publicado Julho 18, 2012 boas. tenho uma duvida quanto as medições dos testes de KH e GH. o testes de kh diz para adicionar uma gota e fica (amarelo ou azul agora não me lembro a cor) e para ir juntando uma gota de cada vez ate mudar de cor (para amarelo ou azul) quando mudar multiplicar o numero de gotas que coloquei por 20. o meu normalmente da 4 gotas que equivale a 4x20=80. o KH é 80 neste caso? é que vejo algumas pessoal a colocar o setup do aquários deles e o KH não tem nada a ver com o meu. espero que me ajudem a enter isto. cumprimentos Citar
joao.macarrony Publicado: Julho 18, 2012 Publicado: Julho 18, 2012 O teste está bom? A quantidade de solvente (água) é adequada? Citar ::Assinatura Editada:: ::Altura superior a 100 pixels:: Cumprimentos, João Dias
epiliflopes Publicado: Julho 18, 2012 Autor Publicado: Julho 18, 2012 eu acho que esta bom. e a quantidade de solvente e aquela que pede. no tubo tem o risco ate onde se pode por... acho que é 5ml Citar
joao.macarrony Publicado: Julho 18, 2012 Publicado: Julho 18, 2012 Sim deve ser isso. Mas confirme se está no prazo. Caso contrário é a sua vista que anda desorientada! Citar ::Assinatura Editada:: ::Altura superior a 100 pixels:: Cumprimentos, João Dias
joao.macarrony Publicado: Julho 18, 2012 Publicado: Julho 18, 2012 Só mias uma questão, eu não percebi a multiplicação por 4... Citar ::Assinatura Editada:: ::Altura superior a 100 pixels:: Cumprimentos, João Dias
Soulriser Publicado: Julho 18, 2012 Publicado: Julho 18, 2012 Essa do multiplicar por 20 é que não estou a perceber... As instruções dizem mesmo isso?! O meu teste é semelhante mas sem o multiplicar ou seja, teria 4 de KH... Deve estar aí alguma a falhar!!! Citar Se a vossa cara-metade vos disser isto: "Vou pular para dentro do aquário, para ver se tu me dás mais atenção do que aos peixes" Ou se tem um grande aquário, ou então
joao.macarrony Publicado: Julho 18, 2012 Publicado: Julho 18, 2012 Exacto, multiplicação por 20. Algo está errado, se calhou 4 gotas, é porque possui 4 kH. Citar ::Assinatura Editada:: ::Altura superior a 100 pixels:: Cumprimentos, João Dias
epiliflopes Publicado: Julho 19, 2012 Autor Publicado: Julho 19, 2012 Exacto, multiplicação por 20. Algo está errado, se calhou 4 gotas, é porque possui 4 kH. O que diz no livrete é: 1) colha uma amostra de agua com uma pipeta. e encha 5ml no tubo de ensaio. 2)adicione 1 gota de reagente KH coloca a tampa e agite bem. a mistura devera ter uma cor azul,. se a cor da mistura mudar para amarelo depois da adiçao da gota a medida da dureza carbonata esta abaixo de 1 mh/l (ppm) 3) continue adicionando uma gota de cada vez e agitando a cada adiçao. conte as gotas e pare de adiciona-las quando a cor mudar de azul para amarelo. 4) multiplique o numero de gotas por 10 (eu em cima tinha dito 20 mas enganei-me era 10) para determinar a dureza geral em mg/l (ppm) como carbonato de calcio. (CaCO3) Citar
Soulriser Publicado: Julho 19, 2012 Publicado: Julho 19, 2012 Deve ter de se fazer alguma conversão... Não estou a ver água com um KH de 40. Aí diz para multiplicar por 10 apenas para determinar a dureza em mg/lt... Logo parte-se do principio que se não fizeres a multiplicação ficas com apenas 4. Mas está um pouco confuso... Qual é a marca do teste? Citar Se a vossa cara-metade vos disser isto: "Vou pular para dentro do aquário, para ver se tu me dás mais atenção do que aos peixes" Ou se tem um grande aquário, ou então
joao.macarrony Publicado: Julho 19, 2012 Publicado: Julho 19, 2012 Encontrei aqui uma conversão interessante: Tanto o KH como o GH são medidos em diferentes unidades, as mais utilizadas são graus (escala alemã), ppm (partes por milhão) ou mg/l (miligramas por litro). 1 grau = 17.8 ppm CaCO3 1 mol/L alcalinidade = 2.8 graus 1 ppm = 1 mg/L Citar ::Assinatura Editada:: ::Altura superior a 100 pixels:: Cumprimentos, João Dias
Soulriser Publicado: Julho 19, 2012 Publicado: Julho 19, 2012 Encontrei aqui uma conversão interessante: Sendo assim, em graus ficamos com um Kh de 2,24(penso eu de que)... Para além de fazermos testes da água, aprendemos também um pouco de matemática... O que nós aprendemos com a aquariofilia!!!! Citar Se a vossa cara-metade vos disser isto: "Vou pular para dentro do aquário, para ver se tu me dás mais atenção do que aos peixes" Ou se tem um grande aquário, ou então
epiliflopes Publicado: Julho 19, 2012 Autor Publicado: Julho 19, 2012 Sendo assim, em graus ficamos com um Kh de 2,24(penso eu de que)... Para além de fazermos testes da água, aprendemos também um pouco de matemática... O que nós aprendemos com a aquariofilia!!!! como fizes te esses cálculos? Citar
epiliflopes Publicado: Julho 19, 2012 Autor Publicado: Julho 19, 2012 Deve ter de se fazer alguma conversão... Não estou a ver água com um KH de 40. Aí diz para multiplicar por 10 apenas para determinar a dureza em mg/lt... Logo parte-se do principio que se não fizeres a multiplicação ficas com apenas 4. Mas está um pouco confuso... Qual é a marca do teste? é uma mala de teste da hagen Citar
Soulriser Publicado: Julho 20, 2012 Publicado: Julho 20, 2012 Segundo me disseram as instruções da hagen tem uma tabela de conversão nas ultimas páginas, mas não posso confirmar... De qualquer forma, parece ser uma boa marca... O teste de KH da hagen dá o resultado em mg/lt, creio eu... Segundo o site da hagen terás de multiplicar o valor que te dá por 0.056 e que te vai dar o valor em graus, ou seja 2,24... Citar Se a vossa cara-metade vos disser isto: "Vou pular para dentro do aquário, para ver se tu me dás mais atenção do que aos peixes" Ou se tem um grande aquário, ou então
_FUZY_ Publicado: Julho 20, 2012 Publicado: Julho 20, 2012 (editado) isto vai ajudar http://uk.hagen.com/...ties/calculator escolhe Hardness Conversion Calculator e escreve onde diz mg/L que é o resultado que tu tens, neste caso 40mg/L depois podes ver a conversão em todas a outras unidades Editado Julho 21, 2012 por _FUZY_ Citar
Soulriser Publicado: Julho 22, 2012 Publicado: Julho 22, 2012 isto vai ajudar http://uk.hagen.com/...ties/calculator escolhe Hardness Conversion Calculator e escreve onde diz mg/L que é o resultado que tu tens, neste caso 40mg/L depois podes ver a conversão em todas a outras unidades Muito bom... Tem todas as conversões que se precisa... Tá confirmado os 2.24 de KH... Citar Se a vossa cara-metade vos disser isto: "Vou pular para dentro do aquário, para ver se tu me dás mais atenção do que aos peixes" Ou se tem um grande aquário, ou então
epiliflopes Publicado: Julho 22, 2012 Autor Publicado: Julho 22, 2012 obrigada pessoal pela ajuda. vou tentar subir um pouco o meu kh porque esta baixo e isso esta a fazer o meu ph variar Citar
Recommended Posts