FuraTD Publicado Julho 18, 2012 Publicado Julho 18, 2012 Boas tardes a todos caros colegas, tenho um tanque de agua doce já a uns meses(sei que não se compra mas os princípios são os mesmos, paciência, paciência e muita paciência :D), mas ando a namorar os salgados das lojas que visito e de alguns colegas já a algum tempo. O meu tanque tem 100x30x30 e tenciono aproveitar apenas o termostato. Com este tanque consigo montar um salgado ou e um pouco difícil(usando claro material que se adapte ao mesmo)? Em relação ao material qual e necessário e qual e menos necessário digamos assim?? Quais marcas a que devo dar preferência?? Se necessário pretendo comprar um aquário maior... Todo o material e para ir adquirindo devagar, pois prefiro comprar devagar e de qualidade do que tudo de uma vez e não ser de boa qualidade. Cumprimentos
Sérgio Carmo Publicado: Julho 18, 2012 Publicado: Julho 18, 2012 Olá... Tudo depende do que pretendes ter no aquário... O aqua em si tem um problema... 30 cm de largura e altura é muito apertado para se conseguir fazer um layout. Não quer dizer que não consigas fazer mas vai ficar tudo muito apertado
FuraTD Publicado: Julho 18, 2012 Autor Publicado: Julho 18, 2012 (editado) No aquário não tenciono ter muitos vivos, a minha ideia era ter 2/3 peixes bonitos e alguns corais, nada que seja muito exigente algo para ir evoluindo e ganhando conhecimento e experiência. Com estas medidas será que não consigo fazer um layout desse género http://img684.imageshack.us/img684/8048/dsc02682o.jpg?? Editado Julho 18, 2012 por FuraTD Cumprimentos
Sérgio Carmo Publicado: Julho 18, 2012 Publicado: Julho 18, 2012 30cm é mesmo muito pouco profundo... tenta ir a uma loja de salgados e vê as rochas que lá existem. é que as rochas não devem encostar a nenhum dos vidros porque dificultam a circulação e limpeza.
FuraTD Publicado: Julho 18, 2012 Autor Publicado: Julho 18, 2012 (editado) percebo, que medidas recomendas? algo do tipo nano 60x40x40?? Podem ate parecer medidas absurdas mas não me quero aventurar num tanque muito grande senão a maria mata me :D Editado Julho 18, 2012 por FuraTD Cumprimentos
Sérgio Carmo Publicado: Julho 18, 2012 Publicado: Julho 18, 2012 40cm no mínimo... Normalmente o que se utiliza é: ... 100x50x50 (altura) ou 100x50x60 ou 100x60x60(50) 80x40x40 ou 80x40x50 60x40x40 60x50x50 - embora estas medidas já sejam mais tipo cubo. Menos do que 40 na altura e largura já começa a ser um bocado apertado para fazer um layout... sendo que a altura baixa é boa quando a luz é mais fraca (ou calha) e queremos corais que gostam de muita intensidade de luz. O meu antigo aquário tinha 40cm de largura... o layout não tocava no vidros mas quando era para limpar o vidro mais a fundo ou para fazer alguma limpeza do areão era muito complicado... parti muito corais a limpar vidros :D
FuraTD Publicado: Julho 19, 2012 Autor Publicado: Julho 19, 2012 80x40x40 ou 80x40x50 60x40x40 ou 60x50x50 Vou ficar por estas medidas, mais certamente pelas de 80 (só mesmo se a maria chatear e que vou para os de 60), material para isso, o que preciso (e marcas para saber o que vou adquirir) para ficar folgado?? A ver se tenho uma lista com tudo o que e necessario para começar a comprar para ver se ainda este ano monto o tanque de salgado :D Cumprimentos
Sérgio Carmo Publicado: Julho 19, 2012 Publicado: Julho 19, 2012 Para aquário dessa dimensão eu utilizaria bombas de circulação Tunze... boa qualidade, pouco espaço e bom preço. Uma ou 2 para manter uma boa circulação. Termostato é indiferente... escolher uma marca estabelecida E não pouparia no escumador... gosto bastante dos novos escumadores internos da Tunze (principalmente o reefpack). Não é dos mais baratos mas é uma solução muito interessante. Acho que para começares deverias tentar aconselhar-te melhor numa boa loja de referência... há muitos pormenores que às vezes escapam com facilidade na ajuda pelos forums.
FuraTD Publicado: Julho 19, 2012 Autor Publicado: Julho 19, 2012 Então o que preciso mesmo é um termostato(tenho 1 da tetra), 2 bombas de circulação e um escumador?? Bombas de circulação da tunze, mas quais? qual o caudal que deve ter para este aquario? O escumador que referes e este http://www.tunze.com/149.html?&L=1&C=US&user_tunzeprod_pi1%5Bpredid%5D=-infoxunter007? Aqui temos lojas boas mas nenhuma especializada em salgados para veres que me deram ontem um orçamento de 2000€ Cumprimentos
FuraTD Publicado: Julho 19, 2012 Autor Publicado: Julho 19, 2012 Então o que preciso mesmo é um termostato(tenho 1 da tetra), 2 bombas de circulação e um escumador?? Bombas de circulação da tunze, mas quais? qual o caudal que deve ter para este aquario? O escumador que referes e este http://www.tunze.com...=-infoxunter007? Aqui temos lojas boas mas nenhuma especializada em salgados para veres que me deram ontem um orçamento de 2000€ só para escumador e bombas de circulação e não eram de nenhuma marca de referencia Cumprimentos
Sérgio Carmo Publicado: Julho 19, 2012 Publicado: Julho 19, 2012 Então o que preciso mesmo é um termostato(tenho 1 da tetra), 2 bombas de circulação e um escumador?? Bombas de circulação da tunze, mas quais? qual o caudal que deve ter para este aquario? O escumador que referes e este http://www.tunze.com...=-infoxunter007? Aqui temos lojas boas mas nenhuma especializada em salgados para veres que me deram ontem um orçamento de 2000€ Realmente a 2000€ é um bocado exagerado... Esse é o material que necessitas para começar... - Turbelle® nanostream® 6045 ou 2xTurbelle® nanostream® 6025 (até podes utilizar só uma destas... depende muito da disposição do layout) - Comline® Reefpack 250 chega bem para um aquário de 100L (opção 80x40x40) - digo-te de experiência própria porque tive um aqua igual com esse tipo de equipamentos e tive montes de peixes, corais moles, LPS e SPS... e aguenta sem problemas. Podes também optar por comprar só o escumador mas o filtro também é bom para colocar carvão activado e filtro mecânico (mas atenção que este tem de ter manutenção regular) - Termostato - Luminária - podes utilizar uma luminária T5 ou PLL. Não precisas exagerar na iluminação se quiseres apenas corais moles e peixes. Isto é o básico mas aconselho-te a arranjar um osmoregulador e uma osmose
FuraTD Publicado: Julho 19, 2012 Autor Publicado: Julho 19, 2012 Realmente a 2000€ é um bocado exagerado... Esse é o material que necessitas para começar... - Turbelle® nanostream® 6045 ou 2xTurbelle® nanostream® 6025 (até podes utilizar só uma destas... depende muito da disposição do layout) - Comline® Reefpack 250 chega bem para um aquário de 100L (opção 80x40x40) - digo-te de experiência própria porque tive um aqua igual com esse tipo de equipamentos e tive montes de peixes, corais moles, LPS e SPS... e aguenta sem problemas. Podes também optar por comprar só o escumador mas o filtro também é bom para colocar carvão activado e filtro mecânico (mas atenção que este tem de ter manutenção regular) - Termostato - Luminária - podes utilizar uma luminária T5 ou PLL. Não precisas exagerar na iluminação se quiseres apenas corais moles e peixes. Isto é o básico mas aconselho-te a arranjar um osmoregulador e uma osmose Estive a analisar o material que referiste e encontrei óptimas referencias na net, quanto a bomba de circulação vai ser a ultima peça a comprar e assim já vejo se necessito de 1 ou 2. Já que tens experiência com esse escumador, pergunto, escumador + filtro ocupa muito espaço útil dentro do aqua?? Osmoregulador e uma osmose se e mesmo necessário o que me aconselhas?? Ja esta decidido a primeira aquisição o aquario 80x40x40. Cumprimentos
FuraTD Publicado: Julho 20, 2012 Autor Publicado: Julho 20, 2012 Boas, E sump, não vais usar? Não sei, estou aberto a sugestões de todo o pessoal que tem experiência nessa área Cumprimentos
Sérgio Carmo Publicado: Julho 20, 2012 Publicado: Julho 20, 2012 A sump ajuda-te porque podes colocar os equipamentos na parte inferior do aqua... Aumenta um bocado mais os custos porque precisas de furar o aqua ou fazer um overflow que funcione, e precisas ter um segundo aqua para fazer de sump. Mas permite-te ter os equipamentos escondidos...
FuraTD Publicado: Julho 20, 2012 Autor Publicado: Julho 20, 2012 Ja entendi e agradeço o esclarecimento mas vou mesmo apostar no aquário 80x40x40, com escumador interno ou mochila. Ja confirmei com a loja fim deste mês principio do outro tenho o tanque. Próxima coisa a comprar escumador visto que e o mais caro Cumprimentos
Jorge N. Ferreira Publicado: Julho 20, 2012 Publicado: Julho 20, 2012 FuraTD, a água salgada não é a minha especialidade, mas penso que a sump além de de permitir ter o material escondido, aumenta-te o volume de água e o arrefecimento no verão, sendo assim mais fácil manteres os parâmetros. Abraço. The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
Sérgio Carmo Publicado: Julho 20, 2012 Publicado: Julho 20, 2012 A questão do arrefecimento é negligenciavel visto que normalmente as sumps até têm má circulação de ar... a questão do aumento do volume de água é realmente um ponto a favor na relação com o equilibrio dos parâmetros.
FuraTD Publicado: Julho 20, 2012 Autor Publicado: Julho 20, 2012 O arrefecimento por aqui nao e problema pois a agua sem termostato raramente ultrapassa os 18Cº. Mas vamos ponderar que pretendo usar uma sump... Assim sendo preciso de uma sump de quantos litros para o aquário 80x40x40?? Que medidas deve ter a sump de modo a acomodar todo o material? Qual a melhor solução furar o aqua e fazer uma coluna seca ou usar overflow? Sim já vi muitas sumps em vídeos e fotos, mas como devem imaginar não vêem la escrito medidas xD Cumprimentos
Jorge N. Ferreira Publicado: Julho 20, 2012 Publicado: Julho 20, 2012 Sem dúvida que as sump costumam estar escondidas e em local mais fechado, mas como ele é inventor e vai querer fazer uma calha, e depois só para chatear nessa calha vai colocar ventoinhas, assim colocava-as para a sump e não ficavam visíveis (nem se ouviam tanto) The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
Jorge N. Ferreira Publicado: Julho 20, 2012 Publicado: Julho 20, 2012 A sump pode ter a medida que quiseres, até pode ser maior que o aquário. Quanto maior... melhor. The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
FuraTD Publicado: Julho 20, 2012 Autor Publicado: Julho 20, 2012 Sem dúvida que as sump costumam estar escondidas e em local mais fechado, mas como ele é inventor e vai querer fazer uma calha, e depois só para chatear nessa calha vai colocar ventoinhas, assim colocava-as para a sump e não ficavam visíveis (nem se ouviam tanto) A podes crer que vai haver invenções nesse salgado, vai seguindo para ver :D A sump pode ter a medida que quiseres, até pode ser maior que o aquário. Quanto maior... melhor. Então vou esperara ate ter todo o material e depois construo a sump(não quero correr o risco de o material não caber la dentro) até la vou andar a estudar sumps, agora surgiu me mais uma duvida, com sump tenho de comprar uma bomba para mandar a agua de volta para o aqua certo? E uso sistema de coluna seca ou overflow? Cumprimentos
Sérgio Carmo Publicado: Julho 20, 2012 Publicado: Julho 20, 2012 As medidas devem ser pelo menos aquelas que suportem o teu material... escumador, bomba retorno e termostáto. Com uma sump já tens mais possibilidades em termos de escumadores... O tamanho que o pessoal utiliza é quase sempre o tamanho do móvel na zona inferior... desde que caiba claro. A sump do meu aquário actual ocupa o espaço todo e aumenta o volume do meu aqua em 100L (o principal tem cerca de 300L)
FuraTD Publicado: Julho 20, 2012 Autor Publicado: Julho 20, 2012 Vendo bem vai sair mais caro sim, mas e certo que traz as suas regalias, assim sendo vai levar sump. Sergio visto que és entendido na matéria, e vou usar sump, qual os escumadores que recomendas(nao aqueles de 1000 e tal euros :D) e tambem a bomba de reposição? Cumprimentos
Recommended Posts