Novo Aqua 60L - Opiniões e ajuda agradeço :)


Plecos83

Recommended Posts

Boa noite,

 

Ganhei a pouco tempo o bichinho pelos aquários e depois de alguma leitura acabei por montar um aqua de 60L que mostro de seguida:

 

 

[media=]http://www.youtube.com/watch?v=2MhCTsAXBuQ[/media]

 

(não sei colocar videos aqui directamente, peço desculpa...)

 

Fauna:

- 4 guppies machos

- casal de espadas (sempre a dar filhotes, mas só tenho uma maternidade...)

- 1 botia loachata

- 1 corydora albina e outra "pepper cory"

- 1 platydora

- 2 killer snails

- 3 caridinas Japonicas

 

 

Qualquer conselho ou sugestão é bem vinda :)

 

 

edit: bem...apareçeu o video, agora falta saber como fazer com as fotos...

Editado por Plecos83
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Vê-se que estudaste bem a lição...

Eu trocava essa planta mais para o meio da bandeira praia substrato..

As plantas de plástico ficam melhor no meio das montagens, pelo menos naquelas onde não há castelos, ou barcos, ou ânforas, ou aqueles baús/ostras/mergulhadores a soltar uma bolha de ar...

Desculpa-me o cinismo se puderes, mas achas que isso tem algum jeito?

Estavas com pressa para montar o aqua?

Faz um favor a ti próprio e monta isso, como de certeza sabes que deve ser montado.

Nem vou dizer nada das pedras, senão tinha de falar da escolha das espécies que aí estão...

 

Os conselhos não valem nada, senão ninguém os dava, vendia-os, mas essa montagem está muito fraquinha e quem se vai ressentir mais serão os habitantes aí dentro...

Quem te vendeu isso foi a mesma pessoa? Se foi, coloca uma cruz na porta da loja e nunca mais lá voltes, lojas/lojistas dessas não interessam a ninguém.

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha tens tantos bons aquarios aqui no forum tirar umas ideias e dicas do pessoal e monta um aquario, como ja te disseram nao vais ter socesso com esse aquario... se fores um gajo humilde compriendes o que tamos a dizer, é para teu bem. boa sorte para o futuro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não tenho problema em ouvir criticas, alias foi para isso mesmo que me registei e abri este tópico.

Realmente tenho este aqua montado a cerca d 1 mes e meio e, como tudo na vida, estamos sempre a aprender...

 

Queria apenas mais criticas construtivas para saber realmente o que devo mudar ou pensar em alterar futuramente para dar um bom lar aos peixinhos...

Neste hobby realmente acabamos mtas vezes por cair na tentação de fazer as coisas rapido e quem acaba por sofrer são os peixes.

Tb acaba por não ser um hobby barato por isso tenho d ir tentando fazer as coisas por etapas e por prioridades...

 

Tb não pretendia um aqua completamente plantado, mas queria futuramente colocar algumas plantas (se possivel de facil manutenção) para dar mais cor ao aqua e também sombras e locais para se esconderem.

 

Ainda sobre a fauna...ainda só tive uma baixa, mas logo nos primeiros dias apos ter ciclado a agua e colocado os 1ºs peixes... um erro tb de principiante talvez, comprar peixes ainda demasiados pequenos, foi um botia loachata :(

Mas já agora, a algum problema de ter estas especies juntas? porque nunca vi nenhum ataque ou nada do genero.

 

Obrigado pela ajuda desde já.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Devias começar por tentar criar as condições para que as plantas sobrevivam.

São elas a base de sustentação de um aquário saudável, filtrando toxinas, oxigenando a água e até providenciando alimento e refugio a certas espécies.

Não precisas de manter um Aquário tipo Holandês, ou plantar 'árvores' no aqua, mas para melhorares e muito a saúde dos teus peixes deverias plantar algumas plantas.

 

Só vais conseguir manter as plantas se: Colocares um substrato fértil onde elas possam buscar sustento, ou, e aqui aconselho-te a leres acerca disto, Fertilizares na coluna de água. Um e outro método não são à partida exclusivos, mas com um substrato fértil a fertilização na coluna de água é mais facilmente contornada, tudo vai depender da quantidade e da espécie das plantas, da quantidade de CO2 injectado e, claro da quantidade da luz que lhes fizeres chegar.

Não dá trabalho nenhum, para aqueles que 'correm por gosto' pelo menos...

Custos são mais relativos, há quem ande de carro e quem ande de transportes públicos.

Há os que guiam carros mais caros que a minha casa, e há os que andam de táxi para todo o lado. Tens de especificar as tuas prioridades, mas já tendo o aqua, a iluminação e o filtro e só necessitando de trocar essa fauna, estás quase lá.

Olha só a dinâmica que o Vasco Matos conseguiu com este tópico - Substrato Fértil Alternativo E Barato, não precisas, mas tenta ler tudo, com calma e com 'olhos de ler'.

 

Quanto às espécies que aí mantens...

O Botia loachata (se calhar comendo as Helenas morre envenenado) como aliás as cories, preferem companhia de outros da mesma espécie, a Platidora atinge (algumas espécies) os 20 centímetros, essa maternidade é muito boa para matar de stress quase todas as fêmeas vivíparas que lá coloques, além disso é muito feia em qualquer aqua e os gupies, bem esses são gupies...

Camarões, aí já é outra coisa.

Tens aqui o - Ínsulas da quitina (do Sergio Torres) - um exemplo muito bom do que podes ter em casa, habitado só com a melhor justificação para umas valentes jolas frescas (ou estupidamente geladas) à parte é claro do tremoço ou amendoim servido ao pires.

Podes dizer, "Ah e tal mas o dele tem não sei quantos litros", tudo bem, mas com choradeiras não vais lá.

Arranjas um aqua maior, não tem nada que saber.

Custa mais? Custa, mas a mim custa-me muito mais gastá-lo no médico e é da maneira que poupo na gasolina, ainda para mais aquilo está sempre a aumentar.

 

Já tens muito onde perder umas horas, se puderes dá uma olhada nos links, deixa uns comentários, afinal isto é um Fórum, e vais ver que aprendes sempre alguma coisa.

Calhando até vai fazer diferença.

 

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obg desde já pelos comentários e tentativa de ajudar :)

 

Realmente aqui links com mta informação para ir lendo e aprendendo sempre mais para evoluir.

Tanta informação aqui pelo forum que por vezes uma pessoa perde-se um pouco, mas nada que nao se faça com gosto para quem gosta deste hobby.

 

Espero daqui a uns tempos puder aqui compartilhar a evolução do aqua e ir trocando mais opiniões e experiências.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.