gomez Publicado Março 7, 2005 Publicado Março 7, 2005 Viva, cumprimentos a todos . Comprei a poucos dias um casal de mollys, e 3 neons. No aquario ja possuia 3 peixes de agua fria k usei apenas pa criar o ciclo biologico. Podem dizer-me qual o comportamento dos mollys. Já houvir dizer k são sociaveis, já houvi o contrario .... Posso mater os neons com os mollys? obrigado
Esgalha Publicado: Março 8, 2005 Publicado: Março 8, 2005 sao peixes de meios diferentes. a molly e por natureza um peixe de agua salobra, mas da-se perfeitamente tanto em agua doce como agua salgada. e digo isto n por ter lido onde quer que fosse... ja as vi em ambos os meios. regra geral sao mt sociaveis, e eu ja mantive molly's e nunca me deram problemas. ta descansado que n te fara mal nenhum aos neons e sao peixes que toleram grandes amplitudes de ph. por isso n deveras ter problemas
Ana Azevedo Publicado: Março 8, 2005 Publicado: Março 8, 2005 Mas acho que tens de comprar mais néos para ficares com um cardume de pelo menos 6 Isto claro, se o teu aquário o permitir, já que os peixes de água fria (tipo cometas e orandas, que são os mais comuns) crescem imenso. Fica bem P.S. Eu pessoalmente não gosto da conjugação peixes de água fria vs peixes tropicais, mas isto é o meu gosto pessoal, isto porque têm um habitat diferente (lógico) e não gosto de muitas misturas. Quase reformada!!
gomez Publicado: Março 9, 2005 Autor Publicado: Março 9, 2005 :D obrigado pela ajuda. Mas o problema maior agora são os peixes de agua fria, esses é que não estão pelos ajustes com oc neons. Para evitar males maiores tive k colocar os neons na maternidade. Só mais uma questão: reparei que o molly macho ataca de vez em quando um dos peixes de agua fria, será que se sente incomodado? Neste momento so tenho uma femea. tou a tentar arranjar alguém para ficar com os peixes de agua fria para poder comprar mais uma femea. até lá o molly tera k aguentar
Cyprinodon Publicado: Março 14, 2005 Publicado: Março 14, 2005 Olá Gomez & restantes colegas Na minha experiência com Molinésias tive oportunidade de constatar que tendencialmente esta espécie é pouco agressiva mas pode tornar-se muito competitiva para com membros da sua própria espécie se o aquário for pequeno ( para as necessidades destes animais ). O que vou relatar a seguir eram comportamentos com indivíduos da própria espécie e não com outros peixes. As Molinésias são peixes exigentes quanto ao espaço ( e não só ). A agressividade depende do grau de “ stress “ e da linhagem genética. Tendo necessidade de experimentar a resistência às baixas temperaturas consegui reunir exemplares de pelo menos 6 origens territoriais diferentes comprovadas pelo meu fornecedor que as trazia consigo dos Estados Unidos. O grau de agressividade era sem dúvida bastante distinto e se os animais tivessem sido colhidos na natureza então é que nem um aquário de 2 metros chegava, ( especialmente se fossem poucos exemplares ). Testemunhei casos de ataques mortais de fêmeas e de machos, sendo mais vulgares os segundos e sem consequências tão dramáticas. Para quem tenha uma experiência destas, o meu conselho é aumentar se possível os locais de abrigo ( plantas ), introduzir mais alguns exemplares no aquário e se tudo estiver no seu lugar ( salinidade, PH, dureza, temperatura e níveis de pureza da água ) o problema será ultrapassado em breve. Se os sintomas persistirem, só há um remédio... tratem as vossas Molinésias agressivas como Ciclídeos do Lago Malawi ( Niassa ). Uma coisa é certa... há que ter um cuidado especial com as misturas de peixes. Não sou contra os chamados aquários comunitários desde que se juntem peixes de continentes diferentes mas... com exigências de meio ambiente iguais ou muito parecidas ( temperatura, PH, DH, salinidade, etc ). Não devemos esquecer que as Molinésias são animais de estuário, embora algumas populações sejam avistadas e colectadas em alto mar a várias centenas de quilómetros do rio mais próximo e outras em lagos e rios de água doce apenas. Os Néons ( Hyphessobrycon innesi ) são animais de águas completamente diferentes dos ecossistemas de muitas das Molinésias ( Poecilia spp ). Quanto às temperaturas se quiserem podem consultar esta minha contribuição : http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...ghlight=#135012 Com as minhas melhores saudações Miguel Andrade http://www.viviparos.com
Recommended Posts