Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal,

Aqui à uns tempos adquiri uma série de Helenas a um amigo aqui do forum. Como havia algumas que eram tão pequenas, quase não dava para as distinguir. Agora que cresceram, apareceu-me uma que não tem nada a ver com Helenas, que pedia que me ajudassem a identificar.

Também perguntava se pode a virar praga, visto ser só um (pelo menos visivel), e se o devo retirar.

Desde já obrigado pela ajuda

vk9xyuyphwmtz5b54e32.jpg

Publicado:

o caracol é um melanoide tuberculata.

apesar de só teres visto um.... como eles se escondem debaixo do areão... poderão haver mais.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Publicado:

o caracol é um melanoide tuberculata.

apesar de só teres visto um.... como eles se escondem debaixo do areão... poderão haver mais.

E achas que o deva retirar? Ou é util para alguma coisa? É que se for para praga, bem me basta os que já por aqui andam...

Obrigado

Publicado:

os melanoides são considerados praga... eu tenho um aquário para exemplo...mas agora tambem já tenho helenas.

as helenas têm estado a fazer um bom trabalho.

para evitar males maiores aconselho a retirares.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Publicado:

considerados praga por quem? donos de guppies e cia, só se for.

Não são praga e não são caracois. é um tiarídeo, plenamente aquático, com impacto positivo no aquário, alem de bonito. Eu para os ter, tive que comprar e agradecia uma praga deles...

Publicado:

boa tarde, Quo.

compreendo perfeitamente a tua resposta.... não tinha predadores de "caracois", porque se disser tiarídeo, poucos entendem.... e assim tenho lá centenas deles, se quiseres diz, um ou dois ainda se arranja:)

não sei como vieram parar ao meu aquário, mas sei que poucos planorbis lá andam e a concorrência pela comida com os ancistrus é feroz.

o que é praga num lado pode não ser noutro sitio.

Robin

Publicado:

Eu todos os dias tiro umas dezenas, nem as helenas conseguem dar conta do recado.

Ainda à pouco estava a apreciar um melanoide à boleia nas costas de uma helena...ou será que a helena ia fazer um piquenique para qualquer lado e carregava com o almoço :)

Agora a serio, meia dúzia deles até tem graça, mas centenas como eu tenho perde a piada :( e se viste um, provavelmente tens mais, acho conveniente ires tirando.

Cump.
Vitor Franco

Ultimo Refugio

Publicado:

provavelmente o vosso problema é excesso de comida, que deve levar a essa explosão. De outra forma, como seria possivel manter centenas desses bichos? Os que arranjei foi de alguém que pensava como voces... que tinha o mesmo problema... isto já vai há largos meses em que lhe comprei uns 25 exemplares, até agora... não tenho queixa e de certeza que não tenho mais de 30 e tenho como objectivo aumentar a colonia para povoar outro aquário. No meu aquario passam quase despercebidos. Agora como tudo, acredito nas vossas situações, mas não se pode comparar esta espécie a outras que aparecem nos aquários sem comprar, é da água para o vinho.

Publicado:

boas.

pessoalmente nao retirava. sao bastante uteis nos aquarios ...e sim, sao bonitos.

com helenas no aqua ... mais tarde ou mais cedo, vais apenas encontrar uma casca vazia.

as pragas de caracois estao francamente relacionados com excesso de comida disponivel.

seja qual for a especie, em excesso poderá dizer-se " uma praga " ...

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "