Nova Desova (destavez com imagens)


hugo_pn

Recommended Posts

Viva,

 

Cá estou eu de novo, tenho uma nova desova, na mesma semana, dos dois discus que presumo serem um casal, nas imagens seguintes podem ser vistos a cuidar dos ovos.

 

Pic_2141_17.jpg

 

Pic_2141_20.jpg

 

Pic_2141_18.jpg

 

Pic_2141_19.jpg

 

Nesta próxima imagem, podem ver como coloquei o tubo ligado à bomba de ar, a minha dúvida aqui é se o tubo está muito próximo, ou muito afastado dos ovos.

 

Pic_2141_21.jpg

 

Nesta próxima imagem, está o acrílico que comprei e furei, como me indicaram gentilmente aqui no fórum, era isto que referiam?

Pic_2141_22.jpg

 

Como demorei tanto tempo a por estas primeiras imagens, tenho mais estas de hoje que não me parecem nada saudáveis. Os ovos têm uma espécie de algodão preso a eles.

 

Pic_2141_23.jpg

 

Pic_2141_25.jpg

 

Por favor dêem-me as vossas opiniões e o que estou a fazer de errado.

 

Obrigado

Hugo Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Hugo

O numero de ovos é boa, mas dá para verificar que os ovos estão a ficar com fungos o que por vezes acontece. por isso eu utilizo azul de mytileno e mesmo assim não é 100%.

Jé reparou nos ovos brancos, são os que não foram fecundados.

Não reparei se tem ou não um filtro de esponja, pois este filtro é essencial para os alevins não serem sugados pelo filtro.

No entanto aguarde que os mais entendidos se pronunciem.

E boa sorte

Até sempre.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rui,

 

Obrigado pela dica, quanto ao filtro, deste lado onde está o casal, não tem filtro nunhum, do outro lado é que está a ser filtrada a água com um filtro externo, sem qq tipo de protecção.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo

 

 

Sem duvida que estamos perante um casal ! Os ovos estão prestes a eclodir provavelmente mais umas horas e tens pelo que se vê na foto poucos fungados ou não fertilizados. Pessoalmente só acho que a divisória vai servir para os pais não sairem dessa parte do aquario , agora os alevins quando nascerem vais ter de encontar outra solução ! Pois alguns vão passar pela divisória e com um filtro externo seram absorvidos para dentro do balde aonde tens as materias filtrantes .

 

Espero ter ajudado de qualquer forma estou á tua inteira disposição!

 

Um abraço

HUGO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo Hugo !!

 

 

Esqueci-me apenas de dizer-te que não entendo essa do tubo de ar é a primeira vez que o vejo . Tinha razão de existir ai um tubo de ar se fossem criados arteficialmente , sm os progenitores. Não sei se já reparas-te mas os pais quando estão á frente dos ovos , estão com a barbatanas laterias a oxigenar os ovos constantemente , agora um depois o outro. Desta forma não interessa colocares um tubo tb a oxigenar . Quanto a mim o casal é extraiordinario para ainda não se ter afastado dos ovos devido ao tubo a perturbar o habitaul ritual . Pensa desta forma , na natureza , na Amazonia aonde ja estive por diversas vezes os Discus criam-se sem tubos de oxigenio , criam-se de uma forma normal . Nos aquarios tambem , que deu essa dica não sabe o que esta a dizer , nem a fazer !!! :wink::?:twisted::twisted::twisted::twisted::lol:

 

 

 

UM abraço

HUGO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Vitor Hugo,

 

Já tirei o tubo de ar, obrigado pelas dicas, alguma sugestão para que os alvins não passem para o outro lado.

 

Obrigado

 

Hugo Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Hoje à tarde era tanta a pressa que me esqueci de por as fotografias, os meninos já nasceram, assim por alto devem andar à volta dos 40/50.

 

O que faço agora??

Que cuidados devo ter??

Como alimentá-los??

 

Obrigado

 

Hugo Nunes

 

P.S. Eu não sei se com os restantes membros do Forum aconteceu o mesmo, mas eu ando a delirar com esta minha primeira postura.

 

 

Abraços e Beijinhos

 

As Fotos dos meus meninos

 

Pic_2141_26.jpg

 

Pic_2141_27.jpg

 

Pic_2141_28.jpg

 

Pic_2141_29.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Hugo !!

 

 

Em relação á divisória deves tentar colocxar uma rede , ou uma esponja que vede os buracos pois daqui a 5 dias eles vão passar por lá !!

O que faço agora?? Agora nada fazes daqui a 48h aproximadamente eles vão soltar-se para os pais!

Que cuidados devo ter?? Não te aproximes muito do aquario, pois pais podem stressar e de um momento para o outro comem os alevins todos. Comeca a fazer mudanças de água de cerca de 10% diariamente ao 4 -5 dia !

Como alimentá-los?? Ai está a a grande questão ! Tens de fazer muita artemia nos proximos dias . Existem varios processos de a fazer , existe boa artemia e má artemia no mercado , etc.

 

Vai tudo corer bem , vais ver !! Conta comigo !!

 

Um abraço

HUGO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva pessoal,

 

Aqui ficam mais umas fotos da evolução dos meninos, depois de ontem ter ido falar com o Vitor Hugo Quaresma, fiquei a saber alguns dos cuidados a ter agora nesta fase inicial, claro que ele não me conseguiu dizer tudo o que sabe de uma vez, porque é tanta a informação que ele tem que à medida que estávamos a falar ele ia dizendo, "e tens de fazer assim... não te esqueças de .... tenta fazer assado...". Confesso que também não assimilei tudo, mas vou tentar por aqui, as coisas que me lembro e que vou fazendo e com imagens de tudo, e com a ajuda dele e dos mais experientes nas criações talvez fique aqui uma boa referência para os próximos "passados da cabeça", que é como eu estou a ficar.

 

Então cá vai, comprei um equipamento para fazer a criação de artémia para dar aos pequenitos, a técnica que me foi ensinada pelo Vitor Hugo, consiste em por muito pouca artemia da primeira vez directamente em cima dos pais, mal os alvins passem para os mesmos, isto porque, eles ficam colados aos pais e os alvins vão comendo tanto muco como artémia desde os primeiros dias, assim não se desgastam tanto os pais.

Passados uns 5 dias basta deitar a artémia para dentro da água que eles vão comer por eles, deve-se dar a artémia durante uns 20 dias, passando depois a outro tipo de alimentação.

 

Ficam umas imagens dos meninos hoje,

 

 

Pic_2141_31.jpg

 

Os fungos é que me estão a preocupar, estão cada vez maiores, o que acham, devo-me preocupar?

 

Pic_2141_32.jpg

 

Cumps a todos

 

Hugo Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo!!

 

 

 

Pois é como já tinha-te dito é tanta a informação que teria-se que escrver tudo aquilo que vou dizendo . :oops: Aproveito a ocasião para pedir a ti e a outros intervenientes deste forum , algumas fotos como estas que colocas-te para serem publicadas num livro que está quase pronto. Será um livro sobre Discus , criação e manutenção e sendo eu um pessimo fotografo , preciso de muitas fotos ainda para ser publicado. :P Desta forma se poderem enviar para o email vitordiscus@hotmail.com eu ficaria agradecido e os nomes dos fotografos seram mencionados. :o Desde que fui operado ao joelho tenho trabalho como nunca neste livro e quero publica-lo rapidamente , penso que será uma ajuda em termos de informação para quem gosta de discus ! :?

Em relação aos fungos não te preocupes daqui a uns dias os pais vão acabar com esses ovos não fertilizados e fungados. :D

Agora só tens mesmo de fazer artemia e quando eles se colarem aos pais , toca a meter por cima dos mesmos com algumas gotas de vitaminas , ok?

Toda a informação que não ficou memorizada , será facultada atraves deste forum , por Mp , email ou ao vivo , estarei sempre á tua disposição , para ajudar-te a criares esses alevins . 8)8):lol:

 

Um abraço

HUGO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva pessoal,

 

Tenho aqui mais umas novas imagens da evolução dos meninos, ora, primeiro vou começar por explicar como ando a criar a artémia para dar aos pequenitos.

Comprei este criador que se vê na imagem seguinte, o modo de preparação é muito simples, este em causa, leva 1 litro de água à qual junto uma colher de sopa de sal refinado(de cozinha), e junto a ponta de uma colher de chá de artémia, fica mais ao menos 48 horas a criar, depois é só tirar para um copo e deitar para cima dos pais para os alevins comerem.

 

Pic_2141_34.jpg

 

Imagens deles já a comerem do muco dos pais, isto começou na sexta-feira passada.

 

Pic_2141_33.jpg

 

Pic_2141_37.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Rui,

 

Utilizo sal fino, o normal de cozinha, depois de tentar criar a artémia, deito-a directamente para dentro do aquario, foi-me assim recomendado, com mudanças de água diárias de 10%.

 

Tendo em conta que o Rui anda nisto à mais tempo que eu, e pelo que tenho lido das suas mensagens, já entende muito disto, certamente terá algum contributo para me dar a mim e a todos.

1. Já agora gostaria que partilhase como é que consegue limpar a artémia e como é que pega nela para por no aquario.

2. Como é que faz a criação, uma vez que estou a ter dificuldade na mesma, ela não está toda a eclodir.

 

Cumprimentos

 

Hugo Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Rui,

 

Utilizo sal fino, o normal de cozinha, depois de tentar criar a artémia, deito-a directamente para dentro do aquario, foi-me assim recomendado, com mudanças de água diárias de 10%.

 

Tendo em conta que o Rui anda nisto à mais tempo que eu, e pelo que tenho lido das suas mensagens, já entende muito disto, certamente terá algum contributo para me dar a mim e a todos.

1. Já agora gostaria que partilhase como é que consegue limpar a artémia e como é que pega nela para por no aquario.

2. Como é que faz a criação, uma vez que estou a ter dificuldade na mesma, ela não está toda a eclodir.

 

Cumprimentos

 

Hugo Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Hugo

A minha experiência diz-me para proceder da seguinte maneira:

 

- Utilizando uma garrafa de coca-cola de 1,5 l onde retirei o fundo e no

gargalo meti uma rolha furada em cujo furo entra um tubo de ar que ira ligar ao compressor de ar.

- Encho essa garrafa de água de osmose ou destilada até +/- três de

dedosdo topo

- Procuro deitar sal do mais grossso que encontrar porque quanto mais

grosso mais puro (daí a minha pergunta) até fazer uma salinidade de +/-1022 que penso ser a salinidade da água do mar.

- Nesta agua deito +/- uma colher de café de bicarbonato.

- Se possivel meto esta garrafa dentro de aquário e ligo o compressor.

- Meto depois os ovos de artémia e espero +/- 30 h.

- Existe no marcado uma peneira propria para depois coar a artémia

que fica retida nessa rede.

- Antes de deitar no aquário passo esta peneira com a artémia por agua

doce para retirar a alinidade e então deito no aquario.

Mas certamente que Vitor Hugo lhe pode esplicar melhor pois a experiencia dele é muito superior à minha.

Se tiver dúvidas é só perguntar.

Até sempre

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva. parabéns! Eu estou com uma situação igual: casal recém-formado começou a desovar no comunitário. Ao princípio tentei separá-los dos outros peixes com um vidro, mas como a solução não foi muito eficiente, decidi comprar e montar um cubo de criação.

O problema é que entretanto, já tenho alevins no aquário. Que fazer? devo tentar passar os pais para o cubo quando os alevins se colarem a eles? Ou tento outra vez separá-los dos outros e fé em Deus?

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

O melhor é perder o amor a esta criação. O ter conseguido um casal verdadeiro logo à primeira já é muito bom. Os meus casais só depois de ter desovado +/- umas 7 vezes é consigo visionar os alevins.

Os alevins sá se aventuram a nadar no aquario a partir +/- de 7 dias, porque até aí andam sempre pegados aos pais, o que não aconteceu com os seus. Por isso penso que esta desova está perdida. Há que pensar na futura.

Até sempre

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo,

 

Bem vou-vos mostrar a evolução dos meus meninos, estão cada vez maiores, e já começam a ter uma forma circular.

 

Contínuo a dar um pouco de artemia todos os dias, mas sinceramente acho que eles nem lhe tocam, mas pode ser que de um momento para o outro o façam.

 

Rui, muito obrigado pelo seu contributo, já estou a fazer a minha nova criação de artémia com sal grosso, no entanto, não entendo para que serve o Bicabornato???

 

PST, eu devo ser dos gajos com mais sorte que existe, foemo um casal sem saber, separo com um acrilico transparente em vez de opaco, e mexo no sistema todo para por uma rede, e os meus alevins estão com um aspecto que eu julgo ser bom.

 

Pic_2141_38.jpg

 

 

Cumps

 

Hugo Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

O facto de colocar o bicarbonato de sódio (NaHCO3), vai provocar o aumento do PH, o que contribui para oa aumento da taxa de eclosão.

Os valores abióticos ideais são:

- PH = 8,0 a 9,0

- Salinidade = a 25 a 30º C.

- Iluminação = 1000 Lux

- Areação = próximo da saturação.

É claro que tirei estes dados de um site e já confirmei que estes dados dão bons resultados.

Até sempre

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia pessoal.

De facto o bicarbonato de sódio (NaHCO3), vai aumentar o PH, o que contribui para o aumento da taxa de eclosão.

Os valores ideias de PH = 8,0 a 9,0 , certo.

Mas atenção, Rui tu na tua descrição primeiro colocas o sal e depois o bicarbonato de sódio"soda" , quanto a mim é errado eu faço o inverso.

Passo a explicar , se colocas primeiro o sal aumentas a salanidade logo a dureza geral (GH) assim como a dureza dos carbonatos (KH) tendo um KH mais alto maior é o efeito tampão do ph. Assim vai precisar de mais bicarbonato de sódio para subir o ph doque fizeres o inverso como eu.

Eu primeiro coloco o bicarbonato para subir o PH e agito muito bem a àgua só depois coloco o sal.

 

Um facto de que notei é que o bicarbonato de sódio eleva o PH só até 8,15 +/- ,por mais que coloques, deve ser o ser PH ou ponto máximo.

 

É a minha opinião, como dizia o outro , vale o que vale.

 

Quanto ao sal o Rui tem razão quanto a mim, eu tb utilizo do grosso.

 

Até sempre e boas criações.

João Gonçalves

 

nada2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Espero que tenham tido uma santa Páscoa, acabei de chegar deste fim-de-semana.

 

Na minha ausência, pedi que me viessem tomar conta dos peixes.

Ontem vim a saber que a fêmea tinha saltado para o outro lado do acrílico, mandei por de novo no lado da criação.

 

Agora que cheguei, vi que ela está morta, e o macho não está nada com bom aspecto, tem uma espécie de bolha branca na pele, e também está muito claro e quando me aproximei, deu um arranque que já tinha visto a fêmea a fazer, na altura não dei muita importância.

 

Não consigo ver como estão os outros peixes do aquário, não sei o que devo fazer para tentar salvar o macho. Nunca li nada deste género no fórum.

 

Os pequenos alevins estão dispersos pelo aquário mas alguns continuam a comer do pai.

 

Estou a pensar em tirar o macho para um aquário à parte e tentar salvá-lo, mas sinceramente não consigo perceber o que se terá passado, as minhas únicas explicações para o sucedido é que não gostei do cheiro da água da última TPA, mas esta parece-me pouco provável, pelo aspecto do pouco que consegui ver dos outro peixes, a outra razão é que o casal era jovem demais.

 

Peço todo o tipo de ajuda e o que poderá ser isto?

 

Cumps

 

Hugo Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Hugo !

 

 

Penso antes demais que deves ver os parametros da água. Muitas vezes tive situações de peixes a saltarem do aquario , com muito stress devido a uma descida repentina do Ph . De qualquer forma o macho para ser salvo tens de o colocar á parte . Que aspecto apresenta não podes colocar uma imagem ? Vamos salvar esse peixe , mas tenta entender a razão de tudo isso. Penso que só pode dever-se á qualidade da água ! Não teram dado na tua ausencia muita comida , ou muita artemia ? Em excesso pode provocar subidas de nitritos e até de amónia ! :?

 

Um abraço

 

HUGO

 

 

P.s Os fundos de areão na criação não são desejaveis porque não se consegue ver o grau de poluição depositado. Artemia recem nascida morta , restos de comida , escrementos , etc etc!! cheers

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Tive uma preciosa ajuda em tempo real às 03h00, do Vítor Hugo, queria desde já agradecer essa ajuda a uma hora tão tardia.

Obrigado Vítor.

 

Procedimentos efectuados esta madrugada:

Como tenho um reservatório de água para as TPA com 75 litros, e o aquário onde está tudo a acontecer é de cerca de 270/280 litros, mudei 75 litros de água. Passei o macho para o outro lado do acrílico, e esta tarde nem dá para comparar, o bicho parece outro, já está direito e já o vi a comer qualquer coisinha, os outros não o andam a chatear, mas não os vejo a comer nada.

 

Daqui a pouco vou mudar mais uns 15% da água para ver se aos poucos consigo por o PH nos valores mais habituais, cerca dos 6.8, neste momento já tenho o PH dentro da minha escala calorimétrica, entre os 6.0 e os 6.2, esta madrugada nem sei a quanto estava, mas a cor era um amarelo muito forte, em conversa com o Vítor Hugo, deve ter andado nos 5.

 

Conclusões a que cheguei, não sei se são as correctas, mas a água do lado direito do acrílico estava com um cheiro muito esquisito, e a temperatura da água mais baixa desse lado que do outro, assim sendo, tinha uma deficiente circulação de água se não mesmo quase nenhuma circulação, e a filtragem muito deficiente, isto porque acho que a principal razão de tudo depois disto além do PH baixo seria a falta de Oxigénio do lado direito. Para resolver isto fiz o seguinte, acrescentei mangueira à saída de água do filtro exterior, de modo a que a parte da água entrasse na parte da direita do aquário, ao fim de meia hora o cheiro já não era tão intenso e a temperatura da água subiu dos 26º para os 29 quase 30º.

 

A minha preocupação agora é o que dar de comer ao pequenitos, já que estes se encontram sem país para ver se consigo safar algum, embora esteja a achar muito difícil, eles estão demasiado pequenos, perto de 1cm de comprimento (para baixo de 1cm), e já dá para notar que são menos. Consegui ainda arranjar um pouco de artemia hoje, mas pouca, ando a dar-lhe flocos moídos, e dei um pouco minúsculo de gema de ovo, mas não percebo se eles comem ou não, andam de volta do que vou metendo, mas como são tão pequenos não vejo se comem ou não.

 

Por favor, dêem-me as vossas opiniões do que devo fazer e como.

 

Cumprimentos e agradeço desde já todas as ajudas que já tive e as que virão de seguida.

 

Hugo Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais