Urgente Cory Pigmeu Doente


medapura

Recommended Posts

Saudações pessoal,

 

Recentemente tive uma alteração busca do ph no aquario passou de 6.7 a 7.7, felizmente consegui controlar a situação e já se encontra estável.Enquanto o ph se encontrava alcalino morreu-me um gourami pigmeu, sem sinais aparentes de doença.Hoje dou com uma cory pigmeu muito parada e afastada do cardume e uma pequena mancha vermelha na zona de contacto da barbatana com o resto do corpo, penso que a mudança no ph pode ter deixado os peixes vulneráveis a doenças. Será apenas uma ferida? Ou poderá ser inicio de uma infeção nas barbatanas?Venho pedir a vossa ajuda para identificar a doença e tratá-la:

 

Setup: 45 litros

27º temperatura

 

Fauna:

 

5 neons

4 corys pigmeu

2 ottos

3 gourami pigmeu

1 guppy

 

Fotos da cory afectada:

 

dscf0273xn.jpg

 

dscf0280u.jpg

Editado por medapura

-

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Notícias, a cory a meio da tarde pareceu-me menos parada e até andou um pouco com o cardume, no entanto voltou á bocado, precisamente para a mesma rocha onde estava quando tirei a foto. Entretanto notei o aparecimento de outra mancha na cabeça, perto do olho direito. Penso que pela dimensão da mancha é impossível vê-la numa foto, mas tem as mesma características da outra.

Editado por medapura

-

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem não sei muito bem o que pode ser mas por vezes as corys ficam paradas quando em cardumes pequenos, mas é normal eu tenho dez e por vezes estão paradas quando a luz está apagada, essas manchas acho que podem ser ferimentos pois eu já tive uma que durante o acasalamento ficou assim e com vários arranhões separeia e fiz um tratamento com esha o ferida sarou e começão a ficar branca mas depois voltou ao normal e isto numa semana estava como nova.

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta estou a pensar em separá-la e dar-lhe esha 2000. Hoje reparei que está pior e á volta da mancha / ferimento surgiu uma espécie de buraco. Se for uma doença também devia tratar o aquário principal não acham? O problema é que tenho carvão no filtro e não cria destruir as bactérias ao removê-lo e provocar um pico de amónia.

 

Fico à espera de mais ajuda... :smile2:

-

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui vai uma foto da atual situação:

 

corys.jpg

 

entretanto descobri por cá um frasco de Tetra Medica General Tonica que vou utilizar no aqua hospital.

No principal estou a aumentar a temperatura um grau por dia até aos 29º grau( está a 27º), mas não sei se será suficiente.

Editado por medapura

-

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A cory acabou de morrer, devia ter agido mais cedo... Mas já agora durante e sem saber do tal pico de ph adquiri dois gouramis pigmeus um dos quais morreu(macho) como já referi, o outro(fêmea) chegou com a cauda magoada (falta-lhe um bocado) achei que tivesse sido o macho na viagem e não dei muita atenção pensando que poderia recuperar. Hoje a cauda continua mal por isso quem vai para o hospital é ela. Quanto ao macho associei a sua morte ao ph e morreu tal como a cory, não com os pontos vermelhos,mas numa fase final os dois estavam com dificuldades nadatórias.

 

- Será que continuo com a doença no aqua principal? Como devo erradicá-la?

- Posso por um pouco de musgo de Java no hospital com a gourami até ela recuperar?

Editado por medapura

-

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novas notícias o gourami acabou por morrer bem como outra corydora, a situação chegou a um estado crítico, por isso pretendo tratar directamente o aquario principal. Estou a pensar em faze-lo com o esha 2000. Agora dúvidas:

- Tenho alguns caracois no aqua devo retirá-los??

- O filtro tem carvão activo(+ esponja) que vou ter de retirar para o tratamento, será que ao tirá-lo não vou comprometer as bactérias, que sugeram para minimizar baixas nas bactérias filtrantes e evitar alterações fatais nos parâmetros

 

Por favor preciso de respostas, mesmo que não tenham a certeza podem deixar uma opinião pessoal... :happy:

-

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não tens esponja isolada do carvão?

há quanto tempo não trocas o carvão?

 

começa já com o esha 2000, que caracois tens no aqua? se já tiveres uma colonia estável retira alguns elementos para outro aqua e inicia o tratamento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Saudações! Desde aquela situação toda a situação o aqua têm-se mantido estável, ficaram no aquário os neons (5), uma cory, os ottos (2) e a guppy, que até já teve alevins. Entretanto decidi mudar de aquário e aumentar para um de 70l, consequentemente mudarei o filtro para um de qualidade externo da eheim. Visto que desde da última morte tudo estabilizou pensei em suspender o tratamento porque está para breve a mudança de aqua. Mas respondendo ás tuas perguntas:

 

não tens esponja isolada do carvão?

Não não tenho, não me lembro do nome do filtro mas não é grande coisa (por isso vou trocá-lo) faz 250 l/h acho que é o necessário, mas é um filtro interno sem espaço nenhum para matérias filtrantes, e nesse espaço tem apenas uma esponja com carvão por dentro.

 

há quanto tempo não trocas o carvão?

Nunca troquei o carvão, e sou sincero nem sabia que era necessário fazê-lo.

 

Achas que ainda é necessário prosseguir com o tratamento?

Editado por medapura

-

Link to comment
Partilhar nas redes sociais