Primeiro aquário e pouco conhecimento


Fozkas

Recommended Posts

Parabéns pela força de vontade e teres conseguido manter o peixe com sucesso!

Isto é um bichinho que começa pequenino e acaba a comer o nosso bolso semanalmente hehehe, mas é muito compensatório.

Já agora a lâmpada é de quantos Watts?

cumps

Editado por RalpH
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bons dias! Obrigado :)

Não vai comendo muito o bolso, acho eu. Só tenho gasto praticamente água pelas tpa mas sendo uns 3 litros por semana acho o gasto mínimo. Tendo um mínimo de cuidado acho perfeitamente possível manter o peixe.

 

A lâmpada pelo que diz a caixa é T5 de 13W

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra dúvida que me surgiu. Como o aquário é tapado tendo apenas os orificios de cablagem para passar ar, preciso de bomba de ar ou nem por isso?

 

(Não consegui editar o post anterior para acrescentar isto =/ )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A bomba de ar nao serve para nada, a nao ser:

- fazer barulho

-gastar eletricidade

- molhar a tampa

 

O filtro parece-me bom como ja disse, a flauta de saida pode ser ajustada de modo a agitar a superficie e isso e mais que suficiente para a oxigenacao.

 

Nao metas um escalar nem outros peixes de grande porte. Escalares sao Amazonicos e se bem tratados crescem de mais em altura para esse aqua. Aqua para escalres deve ter 80cm de comprimento e 45-50cm de altura.

Esse aqua e para o Tricogaster, nao se deve perder de vista o objetivo inicial.

 

Os fetos de Java e outras plantas nao necessitam de substrato nenhum. Areao grosso simples que se pode aspirar mantendo sempre o aqua limpo, sem formacao de bolsas de fermentacao no solo = aqua saudadavel 4, 8 12 anos, indefinidademente.

E bom deixar os plantados para quem sabe o que esta a fazer, pois em muitos casos sao montagens que nao duram 2 anos.

 

Ou seja, para os objetivos iniciais nao e necessario gastar mais dinheiro, so areao e um ou 2 fetos de Java.

Ciclagem de 10 dias a 2 semanas com areao antes de meter o Tricogaster e ja esta.

 

Num aqua basico nao e preciso comprar testes, quimicos, solos compostos, aditivos, desclorinantes e toda essa parafernalia carissima.

Editado por Gabriel Branco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Res mais ou menos isso que queria ouvir. Simplicidade :)

 

A ciclagem deve ser um pouco mais rápida para mim porque sempre posso por o filtro novo a circular no aqua da tricogaster e puxar de lá as bactérias como também posso aproveitar alguma água das tpa certo?

 

Esses fetos que cuidados precisam? Aguentam assim tantos anos?

 

Nem um escalarzinh? Não há alguma espécie que não cresça tanto?

 

Vi aqui pelo fórum que havia uma espécie de pleco que não passava dos 15cm, julgo eu, e também estava a pensar num.

 

Acho que já estou a pensar em peixes a mais e ainda vai levar tempo até chegar a essa fase.

 

Mas na realidade o que tinha em mente era a trico, uns 3 Guppy, pleco e escalar. Vou ter de estudar bem isso.

 

Da parafernália só queria ter os testes nem que fosse por descargo de consciência ou alguma emergência.

 

(Obrigado pela ajuda!)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os Fetos de Java crescem em qq lado, com ou sem luz, com ou sem solo, em cima de um tronco, numa pedra, so com agua, que nao deve estar contaminada ou com sal.

Se se quizer pode-se juntar umas gotas de fertizante geral apos as TPAs, mas nao e necessario.

Demoram cerca de um mes apos plantados antes de comecar a crescer: teem de ser ambientados.

 

O que e imprescidinvel e manter as TPAs, nao esquecer as TPA, nao perder o ritmo das TPA, e outros cuidados que e fazer bem as TPAs!

 

Gastar dinheiro: artemia e larva vermelha congelada de qualidade, flocos basicos de qualidade.

Nao alimentar de mais. Se cair comida no fundo ja e comida a mais. Espacar as refeicoes, dando muito pouco de cada vez muitas vezes. Por vezes alimento 8x dia, quando estou em casa, mas quantidades muito pequenas de cada vez. Manter sempre os peixes com alguma fome, sempre.

 

Para a aquariofilia basica nao sao necessarios testes nenhuns.

Para quem esta um pouco mais avancado vale a pena no inicio analisar a agua da torneira para saber o ph,Gh e pKa, para ter uma base de trabalho. Depois e so ver como se comporta a agua do aqua a longo prazo, mas uma vez estabilizado os testes tornam-se inuteis de novo.

Para plantados sim, ha que monitorizar os nutrientes para nao haver desiquilibrios, sobretudo nos micros, mas isso e outra musica.

Juntar peixes de agua acida (tricogaster e escalres) com peixes de agua alcalina (guppys e mollies) nao e um bom principio.

Alguns - poucos - como eu gostam e de manter peixes da mesma regiao geografica no mesmo aquario: America do Norte, do Sul, Asia, Africa etc, e nao os misturar. Mas muitas vezes toda a atencao se vira para outros lados e esquece-se o basico.

 

Escolhe especies pequenas, diverte-te. O unico stress da aquariofilia e a pressa, mas nao ha produtos contra isso!

Editado por Gabriel Branco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Portanto, se percebi bem, mesmo tendo dois pés de Fetos não preciso daqueles cuidados "todos" dos plantados e tenho um pouco das vantagens das plantas num aqua :)

 

As TPA estou a pensar fazer semanal ou não justifica para um tal "aquário simples" e basta quinzenal? (Ao aquário pequeno tenho feito todos os fins de semana também porque acho necessário sendo um aquário pequeno)

 

De comida tenho actualmente uns flocos para peixes de água quente da tetra e uns cubos de larva da Sera. Se é indicado ou não, não sei realmente dizer. Sei que a Trico parece gostar mais dos flocos que das larvas.

 

Claro, tem lógica juntar peixes de zonas semelhantes. Eu é que ainda não tenho a noção das proveniências deles e vou pelo gosto por dada espécie. Mas como disse é algo que vou ter tempo de estudar.

 

Nessa questão de misturas o escalar que postei aqui no tópico está num aquário com Guppys e mais não me lembro o quê e é bastante pacífico. Tinha até uns Neons que o dono disse que desapareceram. Eu desconfio que o Escalar os tenha comido loool

 

Espécies pequenas... Dos pequenos que conheço(que são bem poucos) os que mais me chamam são aqueles Guppys de cauda que parece uma bandeira com cores muito vivas.

 

 

Pois, eu não queria mesmo levar isto com pressa. Até existe uma solução para a pressa, chama-se não fazer nada eheh

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Questão móvel.

 

Ponto 1. Estética

Ponto 2. Espaço de arrumação para material do aqua

Ponto 3. Resistência e robustez

 

Deparei-me com isto

 

http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/70218449/#/00218438

 

Ponto 1. Está bom, simples como eu gosto

Ponto 2. Como não estou a pensar em filtro externo só preciso de um espaço para mangueira, comidas, rede e outros etc

Ponto 3. Dúvidas existenciais...

 

-Por um lado nunca tive muita confiança nos móveis Ikea e sua resistência.

-Por outro lado o móvel tem a largura do aquário o que quer dizer que ficaria bem apoiado nas traves verticais.

-Tenho dúvida acerca da resistência ao nível da deslocação horizontal (algum toque vibração que alguém possa dar de lado)

 

Uma questão que me prendeu é: quanto pesará um aquário destes... pelas minhas contas de cabeça não deve andar longe dos 70-80kg

 

Não estava a pensar gastar mais do que (diria) 60€ nisso já que já vi em lojas de animais destes móveis a 70-80€ imagino que "cá fora" se arranje algo equivalente mais barato.

 

Dicas/sugestões?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Besta e um movel baixo de Placas espessas, deve aguentar bem com os 100Kg do aqua.

Pode-se sempre reforcar detras aparafusando 4 cantos metalicos, que devem ser baratos em qq loja de ferragens, mas atencao, este movel e de fixar a parede.

Cuidado com os precos do IKEA que por vezes nao incluem os acessorios todos, como pes e ferragens de fixacao extra, etc.

 

Mais simples seria colocar o aqua numa boa mesa de sala ou mesmo cozinha.

 

Mas... para um investimento de aqua mais movel eu tinha ido para algo mais evoluido, tipo um aquatlantis 80 + movel; ou no topo de gama: um aqua GAD + movel lacado (ok, so para quem pode).

Fica o conselho para o futuro.

Editado por Gabriel Branco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim eu percebi que era de fixar à parede e também imagino que não traga pés.

 

eu até pensei em apoiar toda a superfície inferior no chão(com uma placa isolante claro, no trabalho tenho alguma facilidade em arranjar disso) e repartia o peso por toda a área e não apenas em 4 pontos.

 

o meu problema maior nem é os extras mas sim o tipo de "madeira" usada. meramente aglomerados que para mim nunca me disseram muito :/

 

hum, bem lembrado a dos "L" para os cantos como reforço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

150kg?...só??

eu ando a ficar muito pesado...0.o

:D

faltam uns furinhos no movel para passar os cabos e deverias por uma placa de cortiça entre o aquario e o movel...ajuda a absorver vibrações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Loool 150 é estimativa que deve ser um pouco mais que isso :P

 

Os furos logo vejo porque como não estou a pensar passar cabo(fica tudo nas costas do móvel e a régua de tomadas eléctricas ao lado mas isso ainda vai depender da localização do aquário :)

 

Tenho algo melhor que cortiça. Como estou no ramo, tenho acesso a materiais isolantes acústicos, como tal arranjei um bocado de material tipo borracha isolante de pavimento para meter por baixo do aquário e nas patas do móvel :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem, hoje à partida devo conseguir comprar areão e decoração.

 

Decoração, sinceramente não sei muito bem que hei de arranjar, mas quero a coisa mais simples possível e com uns poucos esconderijos.

 

De qualquer modo a minha preocupação neste momento é a qua idade de areão para a área 60x30 do fundo e uns 3-4 cm de altura...

 

Como tenho oportunidade de comprar ao quilo queria ver se acertava mais ou menos nas contas...

 

Tendo em conta às dimensões aproximadas (6x3x0, 4) dá um volume de 7, 2dm3. Em água daria 7, 2 litros mas como a massa volumica do areão é maior, devo precisar de cerca de 8-9Kg certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

10 Kg deve dar. Aconselho calibre minimo de 5mm, muito fino e dificil de limpar e cria bolhas anaerobicas com mais facilidade.

 

Como decoracao um tronco pequeno max 35cm de comprimento, ou umas rochas bonitas, todas do mesmo tipo, nao xistos.

E um feto de Java: um bom ramo da para partir em 2 ou 3 mais pequenos.

 

Nada complicado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, estou a apontar para a granulação à volta dos 5mm ou pouco mais.

 

Tronco, não sei bem por causa do trabalho para o preparar. Estava mais inclinado mesmo para as rochas. Porque não xisto? Eu até gosto :P

 

O feto deverei colocar mas só mais para a frente.

 

No entretanto estava aqui a fazer uma folha Excel com algumas espécies que me agradam e as suas características :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O tronco dispenso, acho que vou mesmo para as rochas. Obrigado :)

 

O feto, assim que tiver o aquário montado e minimamente instalado (já tenho o areão, mas claro que falta lavar) mando PM ;)

 

Gracias!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Duvido, tentei montar aquele do kit e os tubos nem ligam entre si. Tem um pouco menos de débito mas o do kit também não devia fazer mesmo 600/h

 

400 bate 8 vezes os 50 litros que lá estão. É demasiado pequeno?

Editado por Fozkas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.