Pedrokas88 Publicado Julho 12, 2012 Publicado Julho 12, 2012 Olá, No minha primeira tentativa para ter um plantado, tenho tido vários problemas. No caso da Micranthemum umbrosum e da micranthemum micranthemoides, não tive sucesso nenhum. Após ter montado o aquário, plantei estas duas especies na parte de trás do aquario e apodreceram em poucas semanas, o apodrecimento ocorria sempre de baixo para cima e as folhas começavam a ficar com buracos até apodrecer, e as plantas ficavam moles e podres. Acabei por ficar apenas com staurogyne repens e com eleocharis parvula no aquario. Não sei o que se passou, já li que estas duas especies que apodreceram necessitam de bastante iluminação, será esse o problema? Aqui vai o setup do meu aquario: Dimensões:60x30x30 Capacidade: 54L Iluminação : Calha 2x24W PL Filtro : Eheim pro 130 CO2: Pressurizado botija 500g, 1 bolha a cada 2 segundos, difusor de vidro. Agradeço a vossa ajuda. Abraço Citar Saber aprender é aprender a saber.
Pedrokas88 Publicado: Julho 13, 2012 Autor Publicado: Julho 13, 2012 alguem ajuda? Citar Saber aprender é aprender a saber.
A. Ferreira Publicado: Julho 13, 2012 Publicado: Julho 13, 2012 Olá, Essa luz chega perfeitamente, o CO2 é talvez pudesses aumentar um pouco, aí para 1 bolha por segundo. Não referes se fertilizas, é importante fertilizar. Abraço, Citar António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
Pedrokas88 Publicado: Julho 13, 2012 Autor Publicado: Julho 13, 2012 Boas A.Ferreira, até agora ainda não usei fertilizantes excepto o Excell, eu estou a guardar dinheiro para comprar os produtos da seachem para fertilizar. No entanto,acho estranho estas duas especies terem começado a apodrecer logo desde o inicio da montagem do aquario, deveria ter fertilizado desde o primeiro dia? Citar Saber aprender é aprender a saber.
A. Ferreira Publicado: Julho 13, 2012 Publicado: Julho 13, 2012 Vivas, Isso pode ter acontecido por falta de qualidade das plantas, também não dizes se tens substrato fértil... Mandei-te uma MP. Eu uso os fertilizantes em pó, sai tremendamente mais barato. Abraço, Citar António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
pmpg98 Publicado: Julho 13, 2012 Publicado: Julho 13, 2012 Boas, pode ter sido um melting, nao conheco essa planta em concreto mas parece-me nao ser problemas de luz como diz o amigo Ferreira... Pedro Citar
Pedrokas88 Publicado: Julho 13, 2012 Autor Publicado: Julho 13, 2012 O fertilizante que usei debaixo do substrato inerte foi o aquabasis plus. Será que se optar por uma nova calha com 76w será demasiada luz? Citar Saber aprender é aprender a saber.
Pedrokas88 Publicado: Julho 13, 2012 Autor Publicado: Julho 13, 2012 em que loja online têm fertilizantes em pó? Citar Saber aprender é aprender a saber.
A. Ferreira Publicado: Julho 13, 2012 Publicado: Julho 13, 2012 Vivas, Esta tem e a bons preços: http://www.aquariumplantfood.co.uk/ Por acaso os meus foram comprados numa outra, que não envia para a Tugalândia, mas básicamente são os mesmos. Vê a MP e, se estiveres interessado, diz qualquer coisa. Abraço, Citar António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
AiresJusto Publicado: Julho 14, 2012 Publicado: Julho 14, 2012 Ja agora onde compraste essas plantas? Citar AquaGranum , NanoLab "Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"
Pedrokas88 Publicado: Julho 14, 2012 Autor Publicado: Julho 14, 2012 Ja agora onde compraste essas plantas? Boas, As umbrosum foi na crystalred, e demoraram uns 3 dias ate chegar a Madeira, e chegaram esbranquiçadas, mas não acredito que tenha sido do transporte. Eu acho que já não eram de boa qualidade. E a micranthemum micranthemoides comprei a alguem aqui no foram, mas apodreceram logo de inicio. No entanto, ate agora tenho a elocharis parvula e a staurogyne com um desenvolvimento normal. Citar Saber aprender é aprender a saber.
AiresJusto Publicado: Julho 15, 2012 Publicado: Julho 15, 2012 (editado) Boas, As umbrosum foi na crystalred, e demoraram uns 3 dias ate chegar a Madeira, e chegaram esbranquiçadas, mas não acredito que tenha sido do transporte. Eu acho que já não eram de boa qualidade. E a micranthemum micranthemoides comprei a alguem aqui no foram, mas apodreceram logo de inicio. No entanto, ate agora tenho a elocharis parvula e a staurogyne com um desenvolvimento normal. Eram capaz de já não terem grande qualidade e depois 3 dias de viagem ditaram o fim delas. A Tropica cultiva a maioria das plantas na sua forma emersa e não é por acaso porque além de serem mais saudaveis serão tambem mais resistentes a transportes.Um planta saúdável, sem carências de nutrientes, é uma planta que tem reservas para se adaptar a novos ambientes. Editado Julho 15, 2012 por AiresJusto Citar AquaGranum , NanoLab "Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"
pmpg98 Publicado: Julho 16, 2012 Publicado: Julho 16, 2012 Boas, Quanto à micranthemum micranthemoides, sei por experiencia própria que a mesma gosta de se esfumar antes de pegar de estaca ou seja faz mesmo um melting antes de pegar, u tufo que comprei foi-se completamente a baixo e agora esta bastante forte por isso não desistas, volta a colocar os pés e ve-los crescer. Pedro Citar
AiresJusto Publicado: Julho 16, 2012 Publicado: Julho 16, 2012 (editado) Boas, Quanto à micranthemum micranthemoides, sei por experiencia própria que a mesma gosta de se esfumar antes de pegar de estaca ou seja faz mesmo um melting antes de pegar, u tufo que comprei foi-se completamente a baixo e agora esta bastante forte por isso não desistas, volta a colocar os pés e ve-los crescer. Pedro Tenho no meu aquario e não aconteceu o mesmo e por acaso ela vinha bem crescida até porque na tropica que a produz na sua forma emersa ela confunde-se com a "Cuba". Vale a pena mensionar que é considerada uma planta díficil e deve ser plantada como a "Cuba". Quando recebi as plantas, que mandei vir da Aquaeden, a Hemianthus micranthemoides ( Micranthemum micranthemoides ) vinha enorme, aí com uns 15 cm de altura. Sempre pensei que não se ia aguentar mas deu-se perfeitamente até porque plantei caule a caule. As únicas variaveis diferentes em relação as do Pedrokas88 é que tenho o substrato Amazonia da Ada que liberta Amónio (NH4) de onde as plantas preferem retirar primeiro o nitrogênio e fazia tambem desde o principio fertilização com micros. Mas eui acho que o problema do Pedrokas88 é que as plantas não eram de melhor qualidade e depois de estarem sujeitas a 3 dias sem luz, o stress de uma ambiente novo, e sabe-se mais sei la o quê, contribuiu para a morte da planta... Eu tambem tive essa planta numa outra experiência aí há uns 4 anos atras. Era um aquario 60x30x35, com 2x15W T8, uma camada de substrato fertil e outra inerte, CO2 caseiro, mas acho que de fertilização so metia ADA Bright K (Potassio). O resultado é que a planta foi-me morrendo aos poucos... Editado Julho 16, 2012 por AiresJusto Citar AquaGranum , NanoLab "Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"
Recommended Posts