Recommended Posts

Publicado

Boas noite,

aqui a uns tempos coloquei aqui no forum a aoresentação do meu aquário, mas era um aquário que apesar de ter algum critério sempre ficou (muito) aquém do desejado. A minha intenção sempre foi tentar dar ao aqua um ambiente de inspiração amazonica e para isso a dada altura tentei criar um efeito blackwater. Acontece que exagerei e passado um dia tinha peixes a morrer e apesar de tpas de grande percentagem de água ao final de outro dia tinha mais umas baixas. Pensei na altura que qualquer que fosse o problema já estava por todo o aqua inclusive troncos, plantas, filtros, substrato etc e a única solução seria recomeçar um de novo. Comecei então por serrar o tronco que tinha de modo a torná~lo mais versátil pois o aqua é pequeno e o espaço e uma boa conjugaçao de hardscape conta muito. Deitei plantas fora, adquiri novas, tal como substrato fértil, acrescentei matérias filtrantes ao filtro e construí uma saída de água diy em modo cortina/chuveiro para garantir uma boa circulação da água. Para esse efeito ressuscitei também uma bomba de circulação. Pesquisei e fiz Co2 caseiro, troquei o substrato inerte e achei-me pronto.

Na altura do acidente morreram-me os rams que tinha e estava a procurar por novos protagonistas para este projeto e fui encontrar o par perfeito na Aquoporto. Um casal de apistos viejitas II. A primeira femea que trouxe era pequena e não durou muito mas entretanto a que adquiri depois está bem e recomenda-se. o resto da fauna é aquela que sobreviveu ao acidente e é aí que preciso de ajuda. Temho tetras cobre e neon, mas se uns são demasiado enérgicos, os outros pecam pela pouca actividade, respetivamente.

Deixo-vos de seguida o setup e as fotos e aguardo por todo o tipo de sugestões ou dicas gerais e a vossa opinião sobre que peixes poderia acrescentar tendo em conta que vou despachar os tetras cobre e neon. uma espécie bonita e com um comportamento interessante.

dimensões: Aquário Juwel Koral60 60x30x30

filtro: Juwel Bioflow 280 mini

Termoestato: 150W Elite da Hagen

Iluminação: 2x15W T8 ( Sunglo e Flora)

circulação: bomba pequena do tipo das fontes decorativas domésticas

Substrato fértil: jbl manado plus

Substrato inerte: areia branca, de sílica suponho

Fertilização:

Nutron flora 10ml semana

tropikal ferro aktiv 5ml semana

Co2 caseiro

Decoração: tronco red wood

Flora:

Hz

Lotus red

alteranthera reinecki

hydrocotyle leucocephala

Fauna:

5 tetra cobre (2 machos, 3 femeas)

4 neons

9 corys habrosus

2 ottos negros

2 apistos viejita II (casal)

• 1 mês depois...
Publicado:

Está muito giro. Não compres mais peixes só mais plantas e outro trono os Apistogramma Viejita gostam de aquários densamente plantados

A única sugestão é: Corta a rodela de pepino só com 2mm de grossura.

Publicado:

Entretanto o aqua levou uma remodelação, ficou com menos plantas :P Com menos peixes também e com efeito blackwater mas tudo pra ter postura dos viejita, o que consegui! Vou seguir a sugestão dos 2mm pro pepino

Publicado:

O pepino aqui serve para quê mesmo? E para quem?

E para as corys e ottos?

Muito bonito o Aqua. Só de ver aguas com apistos da-me uma vontade enorme de começar o meu.

Parabéns.

Publicado:

Sim é para as corys e ottos o pepino. Na proxima semana actualizo com fotos porque agora não tenho muito tempo disponivel. Os apistos são interessantes a nivel de comportamento mas tambem pela beleza !

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!