70L v2.0


Recommended Posts

Boas,

 

Estou mesmo tentado em comprar isto. mas so queria ver aqui uma opinioes para saber se serve.

 

http://fiaes-aveiro.olx.pt/projector-led-10w-20w-30w-ip65-ecoasp-iid-402648185

 

Deiam uma vista de olhos e comentem pf.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 122
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Digo já que não percebo nada de leds para o aquário... mas acho que devias colocar essa questão no "Equipamento, técnicas e manutenção"

 

 

Lá tens alguns tópicos sobre isso, e no sub-forum "DIY" tambem tens.. podes tirar de lá ideias e fazer a tua luminária com com leds

Como o nome do teu tópico não refere nada sobre iluminação de LEDs dúvido que os experts nisso vejam este tópico. Coloca lá no "EQUIPAMENTO, TÉCNICAS E MANUTENÇÃO" vais ver que vão chover ideias

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estamos os dois na mesma situaçao porque eu de leds tambem nao percebo grande coisa, tou farto de ler o forum, salgados inclusive e nao encontro nada sobre este projector, mas acho que vou investir nisto, acho mesmo que vai servir.

 

Só nao coloquei nada nesse topico porque antes quis mostrar o aqua para tambem ouvir umas opinioes mas nem isso, só mesmo tu, :D mas paciencia. Eu acho que os leds compensam sempre, no inicio o investimento costuma ser grande mas a medio longo prazo acaba por compensar o investimento, tipo, neste caso, este projector com este tipo de led a funcionar 7 a 8 horas por dia ia funcionar por volta dos 30 a 40 anos sem perder a qualidade na iluminaçao desde que seja usado em condições. Mas ainda tou na esperança de alguem bondoso possa tambem dar uma ajuda.

 

Abraço e mais uma vez obrigado.

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste momento tenho uma lotus tigre a definhar :( 15 pes de uma planta de crescimento rapido e outra que nao faço a minima ideia porque quem me ofereceu nao me disse mas a planta tem crecido bem por isso nao deve ser muito exigente.

 

Como ja tinha falado antes a minha intençao é colocar futuramente plantas bem mais exigentes, quero colocar o que esta coberto com o areao preto de planta carpete e mais umas porreiras, faço intençoes tambem de colocar co2, ja tenho tudo esquematizado mas para agora quero mesmo resolver isto da luminaria o mais rapido possivel. Se nao for pedir muito da uma vista de olhos ao topico para veres o porque da minha urgencia em comprar a luminaria.

 

Abraço

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa luminária não dá de maneira nenhuma para plantas exigentes. Nem a mais potente de todas tem Lumens suficientes para o teu aquário. Além de que para conseguires iluminar o aquário todo, um projector desses que viste não chega, o cone de iluminação dos leds é muito pequeno. Por isso a não ser que estejas a pensar 3 desses projectores (atenção, estou a falar dos de 30 W que estão à venda no link que mandaste).

 

Para plantas exigentes deves considerar 90 Lumens/L.

 

Os leds são uma tecnologia muito nova e demasiado cara ainda. Opta pelas T5, com duas de 24 W, podes plantar quase tudo o que quiseres, e vai te custar metade do preço.

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

HQI?? Para um aquário de 70 L?? 150 W num aquário de 70 L?

 

Para que??

 

Obviamente que o dinheiro é teu, e pelos vistos gostas de gastar. Mas isso não faz sentido nenhum!

 

Já te disse, ficas resolvido com duas T5 de 24 W. Se puseres reflectores ficas com luz mais do que suficiente!

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha, não sei o teu orçamento, o melhor que tens a fazer é procurar calhas duplas de 60 cm com duas lâmpadas T5 de 24 W, há de várias marcas, umas mais caras do que outras. Procura por aí pelos sites de venda online ou mesmo no google.

 

Tens também a opção de algo do género, se não estiveres muito preocupado com a "bonitez" da coisa (tens que considerar ainda o preço de dois reflectores, dos suportes da régua e das lâmpadas):

 

http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto_view.php?id=722&pageNum_AquarioRS=0&idcat=5&cat=&subcat=&menu=6

 

Se tiveres duvidas apita!

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois a bonitez da coisa é que tem de ser senao maria mata-me e tem um problema, eu tenho o aquario mesmo ao lado do sofá, quero que o aquario ilumine a sala atravez da agua, nao quero levar com aquela luz nos olhos ja estive a ver na aquaeden e parece-me que os reflectores que eles tem nao tapam a lampada, so reflete em cima e eu levo com a luz na tromba.... :D. Não quero gastar mais de 100€, mas se para uma coisa em condiçoes for preciso mais, nada como uma opçoes para ver.

 

 

Paul obrigado pela tua ajuda, tens sido excelente.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um sistema igual para o meu aquário, sendo mais alto, pensei que iria ter problemas, mas os reflectores deles têm um dos bordos mais compridos, que é justamente para evitar que a luz "saia" para fora.

 

Se queres uma coisa mais bonita acho que ficavas muito bem servido com isto (e até acho que fica mais barato do que a opção anterior):

 

http://www.pet4you.n...upla-hdd-b.html

 

Mas depois estive a pensar melhor, e se calhar se queres mesmo um superplantado, talvez precises de mais luz. Talvez 3*T5. Algo como:

 

http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto_view.php?id=797&pageNum_AquarioRS=0&idcat=2&cat=&subcat=&menu=4

 

Mas vês logo a diferença de preços de uma para outra. Mas atenção, com uma calha dessas e com injecção de CO2 ficas com um super aquário que vai andar a 200 km/h! Qualquer deslize, e... (além de que para um aquário hi-tech, tens que ter muito cuidado com o CO2 caseiro, a melhor opção será utilizares sistemas pressurizados e aí o preço...Upa-Upa!!)

 

Mas muito sinceramente, para o teu aquário, acho que a primeira opção chega perfeitamente e é melhor começares mais devagar para ganhares experiência, uma plantado hi-tech não é fácil de manter!

Editado por Paul

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nada como tentar.... Vou optar pela 2ª opçao.... Nem penso mais no mesmo... Quanto ao co2 tou agora a testar um que fiz caseiro com um garrafao de 5lts mas nao é isto que vai ficar aqui, vou montar um pressorizado, mas vou eu arranjar as peças, nao vou gastar mais de 40€ ja tenho uma botija de 5kg, era um extintor que tinha na garagem, ja ta todo lavadinho e arranjadinho e so me faltam mais umas pecinhas para o por a funcionar tipo valvulas e os manometros ou lá como se chamam... Mas primeiro a luminaria, quanto a plantado hi-tech ele neste momento nunca vai puder ter muitas plantas tipo holandes porque so tenho o substrato fertil mesmo no meio do aquario, onde está o areao negro, onde tenho a areia nao da para ter plantas, dar dá mas nao quero, quero que fique tipo uma ilha... :D

 

Enquanto escrevo isto tava aqui a ver o aquario e o co2 ta a bombar.... Fiz um video e vou-t deixar o link para veres....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois tens que pôr um difusor de vidro, é muito mais eficiente para o CO2 ser dissolvido na água, e sempre por baixo da saida de água do filtro, para ser mais bem espalhado pelo aquário.

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

A fita cola é para segurar os vidros de cima, so estao pousados...

 

Para teres uma perspectiva melhor da coisa.... Vou mudar a saida de sitio entao, nao me tinha lembrado disso mas tem toda a logica.

 

Mais uma vez obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A tal planta que não sabes o que é, é uma Microsorum Pteropus (Feto de Java) não precisa de muita luz.

 

Tens é aí duas espécies que não deviam estar nesse aquário. Os bótias e o escalar. Vão ficar muito grandes para ele ( e os bótias são peixes de cardume). Além do mais com bótias vai ser impossível manteres um plantado em boas condições. Vão te estar sempre a comer folhas e a desenterrar plantas. Principalmente quando forem maiores!

 

De resto, acho que o aquário está muito fixe!

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim tens razao, mas eu tenho a perfeita noçao disso, o escalar e o botia quando estiverem maiores vão para um biotopo de 490lt. Ainda tenho uns 7kgs de areao preto, Se calhar no sabado antes da TPA ponho mais um pouco no meio para elevar o terreno,k dizes? Ja esta lavado e sobrou da ultima montagem, com um tubo de pvc deixo cair pelo meio para tb nao assustar os habitantes e fica la direitinho...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Co2 a funcionar bem, durante 6h, os parametros estao os mesmos, mesmo com a injeçao de co2 nao mudou nada, deixo aqui mais um video, dei tambem um jeito ao tronco do lado esquerdo que tapava ligeiramente a luz á Lotus tigre, vamos a ver s ela nao morre agora e começa a crescer.

 

Ps: O escalar odeia o telemovel, mal o vê vai logo atras. Desculpem a qualidade mas nao consigo fazer melhor.

 

 

 

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.