70L v2.0

Recommended Posts

Boas pessoal

Hoje decidi mudar o layout do meu aquario de 70l, passei os peixinhos todos para um aquario temporario ( banheira de bebê, montei e voltei a colocar os miudos todos no aqua ). Mantive tudo o qua tinha na anterior montagem menos a areia de silica que estava toda misturada com o areao negro que tenho tambem foi substituida por areia de coral.

Aquário: 60x45x40

CO2: Caseiro mas ainda nao está em funcionamento

Fundo: Cartolina Preta

Filtro: eheim liberty 2042 760L/h

Termóstato: Boyu 150w

Substrato: Jbl Pro Flora, areao de rio preto e areia de silica

Iluminação: Improvisada com lampada fluorescente compacta de 40w 6500k e uma t8 de 18w grolux

A duvida é a seguinte, acabei de descobrir que a areia de coral mexe com o ph. Mas na loja onde comprei disseram-me que esta areia nao altera os parametros da agua. Tenho o aqua montado á 24h e os parametros continuam iguais aos que tinha na antiga montagem... Como pode ser??? Alguem me podera explica melhor?

pH 6.8

KH 6

GH 7

No2 0

No3 10

Os testes são feitos com tiras da JBL...

Tambem ja fiz o teste de pH com um teste liquido da sera e deu exactamente o mesmo resultado.

Sera por ter acrescentado 2 troncos novos ao aquario?

Ja li algures que alguma madeira ajuda a baixar o pH.

Partilhar nas redes sociais

• Replies 122
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Pelo que sei, quase todos os troncos podem baixar o PH, até porque na natureza grande parte dos peixes que vivem em águas com troncos têm um PH mais ácido e toleram menos a alcalinidade. Não te posso garantir em relação à areia não te sei dizer.

Reparei que não tens valor de amónia.. os nitritos a 0 não implica que a amónia seja sempre 0.

O que podes fazer, é retirares os peixes se puderes e ir controlando o PH da água. Mudanças grandes e repetitivas do PH causam stress nos peixes e podem morrer. Amónia e nitritos não matam tão rápido mas são igualmente prejudiciais para eles.

Espera por alguém mais experiente. Verifica bem o PH, mais vale gastar uns trocos no teste do que muitos €€€ em peixes novos.

Abraço

Ok, Obrigado pela ajuda, eu pensei o mesmo o areia sobe o pH, e como os troncos baixam deve ter mantido o equilibrio, mas sera que se vai manter assim? Espero que sim, quanto ao teste de amonia nunca fiz ao meu aquario. mas calculo que esteja a 0. Não aparenta haver problemas, ate o casal de rams ja fez postura todos os peixes aparentam saude, tenho o aquario desde janeiro e so tive 3 baixas, 1 neon que encontreio no chao, um ram que morreu de um dia para o outro e um botia palhaço k saltou da banheira no sabado onde estiveram temporariamente para poder fazer as alteraçoes. mas aquando tiver tempo vou comprar isso. Quanto ao teste do pH ja tinha dito antes que está a 6.8, fiz o teste de tiras da JBL e o da SERA que é liquido e da-me exactamente o mesmo que o da JBL....

Se já tens o aquário desde Janeiro com flora e fauna, as colónias de bacterias já deve estar estabilizada, mas nunca é demais teres o teste de amónia.

Lembra-te, variações bruscas de PH atua quase de imediato e matam os peixes... não é como variaçoes de temperatura que trazem doenças tratáveis.

Parece-me que simplesmente remodelaste o aquário. Esvaziaste o aquário e puseste nova água, ou usaste a mesma água?

Editado por Joao krub

Não, so mudei a areia, Mantive tudo, Filtro com as materias, pedras, troncos tenho 3, 2 são novos e 1 ja o tinha, a agua é a mesma, mantive os 67 litros de agua que tinha da montagem anterior e ainda adicionei nitrivec, ás plantas fiz uma poda e replantei... Quanto ao pH tou a fazer o teste quase de 2 em 2 horas e mantem-se o mesmo. As 4h da manha faz 24h k a montagem esta feita.

Então parece que está tudo bem. Se realmente tens dúvidas acerca da areia, vai fazendo os testes (acho que não é necessário testes de 2h em 2h, mal não faz) e vês se está a prejudicar ou não.

Há testes para aumentar ou baixar o PH (aqui quase não se encontra estabilizadores de PH = 7 neutro), convém não deitar muitos quimicos na água.. mas isto já deves saber :)

Abraço

O aquário até está giro, mas podias por mais umas plantinhas... pelo que li num manual da marca Sera, precisas de muitas mais plantas aí... a fórmula para calcular é (comprimento x largura) / 50... no teu caso ---> (60 x 45) / 50 = 54 quer dizer que deves ter 54 pés de plantas.

O ramirezi parece um bocado de cores baças, costuma ter cores muito vivas.. talvez a luz natural na altura não beneficiou a foto. Os restantes parecem bem.

Quanto aos nitratos 0 não é lá muito bom, costuma estar a zero?

Pelo que te disse antes, tens poucas plantas. Pode ser que as plantas estejam a consumir os nitratos todos OOOOUUU

estão a ser consumidas por algas que ainda se vão manifestar, ou tens vestígios de algas? As plantas precisam de boas condições para competir com as algas..

Também sou novo nisto (tenho o aquário há mto menos tempo que tu mas já tive outro e leio informação todos os dias que me desgasta + o trabalho profissional), mas pelo que tenho aprendido faz assim: depois de desligares as luzes espera algum tempo e faz os testes aos nitratos, no dia seguinte quando ligares a luz, faz novamente os testes. Sabes que as plantas de dia fazem uma coisa e à noite outra certo? :P

Se bem me lembro de biologia de plantas umas preferem mais/menos nutrientes que outras.

Eu obtive resultados diferentes porque também não tenho plantas suficientes para o aquário ainda... tive (poucas) e ainda tenho (quase nada) algazinhas que me chateiam mas nada que me preocupe... durante esta semana vou trazer mais plantas para lutarem com as algas :)

Desculpa lá o post grande

Abraço

Editado por Joao krub

Na boa, é isso que se quer, criticas construtivas... :D

As imagens nao sao de grande qualidade porque foram tiradas com telemovel, os nitriatos estao a 10 neste momento, foram a 0 porque nao lhes dava de comer desde 6ª por causa da mudança, digo eu....So comeram agora as 23h, quanto as plantas ja tenho bastantes mas ainda pequenas porque fiz uma poda e replantei as mesmas, estão é muito pequenas ainda e nao se conseguem ver nas fotos, quanto as algas nao tenho nada, se tenho os ottos nao as deixam crescer e é sinal que estao a fazer um bom trabalho. ;)

Agora estou é com um pequeno problema, tenho a minha lotus tigre a morrer, nao faço a minima ideia porque. vou tentar tirar umas fotos para veres as plantas escondidas...

Ja agora, acham que dois projectores destes no meu aquario seriam uteis para futuramente ter umas plantas mais exigentes, faço intençoes de tambem montar um sistema de co2.

Abraço,

Diogo

100720121842.jpg

Uploaded with ImageShack.us

nesta consegues ver algumas escondidas.... mas tenho mais para o lado direiro e atras do tronco, o objectivo é k elas nasçam so na zona preta pq é onde esta o substrato fertil, no meio do tronco e das pedras....

Abraço

Diogo

Tá aqui outro e este ja tem as caracteristicas todas, uma ajudinha que nao percebo nada disto.

http://portuguese.alibaba.com/product-gs/energy-saving-easy-install-gardening-square-courtyard-lower-watts-led-floodlight-10w-382583126.html

Bem, se tens mesmo os nitratos a 10 mg/l quer dizer que as bactérias Nitrospirae (convertem nitritos em nitratos) realmente se estão a criar.. é bom sinal. Depois da mudança fizeste TPA? Como tal, as quantidades de todas as bacterias do ciclo podem ter sido diminuidas na TPA.

Pouco sei do sistema de Co2 mas pelo que já li.... é benéfico mas mal usado é terrível. Uma vez ligado é para estar sempre, se desligas causa um desiquilibrio muito grande e prejudicial. Tens imensos tópicos sobre Co2 no forúm, dá uma vista de olhos neles.

Boa sorte nisso, tal como desejo ao meu :)

Abraço

Ainda nao fiz nenhuma tpa, vou fazer no sabado em principio de 25%, a nao ser que surja algum problema antes, faço tpa de 15 em 15 dias sempre ao sabado, nao fiz nenhuma depois da montagem porque nao achei necessario e nao pretendo fazer nenhum antes de sabado para nao quebrar as rotinas no aquario...Quanto ao Co2 ja tenho tudo mais ou menos esquematizado e conto gastar 40 a 50€ nisso. Co2 ainda me vou safando, neste momento estou mais preocupado com a luminaria para o aquario.

Abraço

Diogo

ESqueci-me...

disse que tens poucas plantas, mas para já não metas mais até perceberes realmente o que se passa no aquário... é um tipo erro que as pessoas fazem

quando vires que está tudo bem vai colocando as coisas aos poucos. Imagina que tens poucos nitratos (há outros nutrientes), se metes 4 plantas de umas vez elas não vão ter nutrientes para consumir. São seres vivos e também comem.

Não te precipites em nada, isso vai melhorar... se fosse doenças e algas graves aí era mais alarmante. Eu quis fazer tudo bem e estava ansioso de re-começar neste hobby que me esqueci de uma simples (grande regra) coisinha que me deu dores de cabeça.

Já agora, coloca fotos das plantas. Já não serei o melhor para te aconselhar.. plantas ainda não são o meu objectivo direto para já.

Tenta colocar aqui também testes de:

Fosfatos - PO4

Potácio - K

Ferro - Fe

existem outros e pertencem aos macro-nutrientes ou micro-nutrientes

Existem causas para os peixes se modificares alguns parâmetros da água...

Espera que os experts vejam.. como já disse ainda sou fresco nisto

Editado por Joao krub

Eu tambem sei disso, por enquanto nao vou colocar flora ou fauna, quero que o aquario se mantenha assim no minimo um mes.

A minha prioridade neste momento é a luminaria porque a que tenho ate tenho vergonha de a mostrar e a minha micas tambem nao gosta disto, ainda por cima estou constantemente a receber familia e amigos em casa e como o aquario esta na sala fica mal ter uma m... destas aqui.

Quanto a esses testes por enquanto nao vou comprar nada porque tenho plantas de facil manutençao e de crescimento rapido. Quando colocar o co2 e umas plantas mais exigentes aí sim, ja compro isso. faço intençoes de montar um sistema co2 todo xpto, ja so m faltam umas coisas para o ter, ja tenho a botija, era de um extintor de incendio que tinha na garagem e nem sabia. :D so faltam umas pecitas mas mais para a frente falamos nisso, neste momento preocupa-m mais a luminaria, mas obrigado na mesma pela ajuda... ;)

Quero leds, nao quero t5 nem t8, quero uma coisa pequena, tipo o projector que mostrei atras.

100720121846.jpg

Shot at 2012-07-10

100720121844.jpg

Shot at 2012-07-10

100720121843.jpg

Shot at 2012-07-10

Isto é a vergonha.... :D....

Qualquer dia tou a chegar a casa e tenho isto na entrada da garagem todo desfeito porque Maria atirou pela janela...

Abraço

Diogo

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!