Recommended Posts

Publicado

Olás,

Reparei, há 3 dias atrás, que apareceram algumas pintas no meu "macho" ocellaris.

São pintas pequenas e brancas, que parecem algodão...

Também a "fêmea" apresenta uma única pinta destas no topo da barbatana dorsal, mas já a tem desde que chegou cá a casa (4 meses). Tenho notado que aumentou desde o momento em que a detectei (1 semana depois de ter chegado ao aquário), estando agora em forma de "bola" com quase 1,5mm.

Ambos os peixes comem de forma excelente mysis, krill, larva-vermelha, bosmiden, artémia - de manhã - e granulado HBH Soft&moist com Krill - á noite -, sendo que a comida congelada é complementada com 3 gotas de vita-chem (vitaminas), de 2 em 2 dias (dia sim...dia não).

As cores continuam muito boas, e não noto respiração ofegante nem sinais de stress.

As pintas do macho são muito pequenas, mas com aspecto de algodão (6 no total - 4 na barbatana pélvica esquerda, 1 na barbatana peitoral direita e 1 pequenina na dorsal) e volumosas.

Fotos:

Pic_2647_2.jpg

Pic_2647_5.jpg

A "fêmea" e o seu enfeite na dorsal: :(

Pic_2647_4.jpg

Os peixes, como referi acima, continuam de excelente saúde e a doença não se espalhou aos restantes habitantes - Pseudocheilinus hexataenia, Pomacentrus coelestis e Salaria.

Todos os valores da água estão bons e os corais crescem a olhos vistos...

Trata-se de que doença?

Algum tratamento necessário...ou deixo "andar"?

Qual a causa e consequências :( ?

Cumps,

Nuno Reis

Ps- vou tentar fotografar mais de perto a "bola" que a fêmea tem...para ajudar no diagnóstico.

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Publicado:

Parece-me Lymphocistis. Podes tentar remover fisicamente com uma espátula ou bisturi, mas isso poderia provocar stress indesejado nos peixes.

Se for mesmo isso, não há tratamento, só a remoção física. Desde que não afecte a zona em redor da boca não há motivos para preocupação, acabando por desaparecer.

Boa sorte

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Publicado:

Concordo com o João.

É uma doença viral auto-limitante. Eu costumo retirar com a ponta dos dedos ou com uma tesoura pequenina enquanto mantenho o peixe á superficie numa rede. É um processo muito rápido. No entanto, na maioria dos casos regride espontaneamente ao fim de semanas ou alguns meses. Os peixes anjo eos borboleta são geralmente os mais susceptíveis.

Cump.

Rui

• 2 semanas depois...
Publicado:

Olás,

O macho já está "curado"! Tão depressa como apareceram, as pintas desapareceram sem deixar maselas (aparentes)...

Acabei por raspar a "bolha" da fêmea com um cotonete (retirei-a do aquário e coloquei em cima de compressas molhadas com água do aquário), e apliquei um pouco de betadine. De seguida limpei com água...

Está assim desde dia 7, e a bolha não voltou a crescer. 8)

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

• 4 semanas depois...
Publicado:

Boas,

os meus palhaços apareceram hoje completamente salpicados de pintas brancas. Será a mesma coisa? Ontem não tinham nada. Continuam activos, como sempre...

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Publicado:

Pintas brancas ao longo do corpo é provavelmente Cryptocaryon irritans. Se for é mais complicado que o Lymphocistis. O Lymphocistis tem o aspecto de nódulos e são visivelmente salientes em relação às extremidades do peixe.

Eles continuam a comer bem?

Provavelmente houve uma qualquer situação de stress que enfraqueceu o sistema imunitário dos palhaços.

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Publicado:

Eles comem bem, mas até agora Semana e meia de aquário) só lhe stenho dado larva de mosquito. Será disso?

Não percebo. Ontem à noite estavam impecáveis. Fiz umas mexidas na rv, por causa de uma anémona fugidia, mas eles não pareciam nada stressados. Até se aproximavam da minha mão.

Se fôr o que diagnosticaste como o poderei tratar, sabendo de antemão que é um nano reef (54 litros), com corais e rv e que não tenho hospital para água salgada?

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

• 4 meses depois...
Publicado:

pst,

se é o que se diz podes tratar com ick attack pois não afecta corais nem invert. mas é preciso salientar uma coisa:

o ick são parasitas e como tal só aparecem se tiverem ovos no aquário .

os ovos das duas uma ; ou compraste algo a 1 semana atrás e invectou o aquário ou o tratamento de prevenção não foi feito eficasmente .por isso para aqueles que fazem prevenção devem ver bem que produtos usam .