Pedro Gonçalves Publicado Julho 6, 2012 Publicado Julho 6, 2012 Olá chamo-me Pedro Gonçalves, sou de Almada e iniciei-me á cerca de dois meses e meio no meio da aquariofilia. Sem bases ou conhecimentos da área mas com um bom amigo com vastos conhecimentos aventurei-me. Comprei um aquário kit de 60lts com um aquecedor de 75W e um filtro interno simples de 400 L/h. Fiz o ciclo do aquário por uma semana com uso de Nutrafin cycle. Após a dita semana introduzi seis Neons chineses que se deram muito bem. Introduzi também fetos de java e uma outra planta. Paralelamente a isto fiz um nano de 5 lts, também com filtro de mochila e aquecedor de 25w. Ciclei de igual forma que o maior. Com o passar das semanas introduzi 6 guppies, 2 corydorias e 3 mollies balão no aquário grande, e 2 olhos de lanterna com 6 guppies endler no pequeno. Ambos os aquários receberam camarões red cherry. Graças ao meu amigo que me foi dando uma quantidade vasta de plantas aquáticas fiquei com dois aquários, a meu ver lindíssimos. As fotos falam por si. Na semana passada resolvi mudar de aquário. O de 60 litros foi substituído por um de 170 litros com um filtro eheim 2215 e aquecedor de 300W. Mudei tudo do aquário de 60L para o de 170L em dois dias. Primeiro coloquei substrato da JBL com areão de rio e cerca de 50 litros de água com produto para o cloro e passado algumas horas coloquei as plantas do aquário de 60L. No dia seguinte coloquei a água do aquário de 60L no de 170L com os peixes, tendo previamente elevado a temperatura do novo para a do antigo. Verifiquei também o PH que era sensivelmente o mesmo. O filtro do aquário antigo foi limpo na água do aquário novo para tentar preservar as bactérias. Ao longo de uma semana fui acrescentando água até perfazer a litragem total. Presentemente os dois aquários estão de aparente boa saúde com as plantas a crescer de dia para dia, camarões sem conta e sem perca de peixes. No caso dos guppies até tenho alvins na maternidade. Talvez tenha tido sorte até agora. Aquario 60L Aquario de 5 Litros Aquario novo de 170 Litros. Espero que gostem. Citar
Rodrigo Isaac Publicado: Julho 6, 2012 Publicado: Julho 6, 2012 Para quem se iniciou a pouco tempo não está nada mal, mas a meu ver acho que não sabes lá muito sobre o ciclo do azoto isso de uma semana não é bem assim, porque corres o risco de teres um pico de amónia e morrerem-te os peixes.As corys são de cardume por isso não deves ter só duas(quando poderes comprar mais compra da mesma espécie), e seis guppys num aqua de 5l não me parece lá grande ideia. Citar River of the Stone Age (acabado) ____________________________________
João Vieira Publicado: Julho 6, 2012 Publicado: Julho 6, 2012 O rodasaquarium tem razão, espera pelo menos 2 semanas e mesmo assim, não deve estar prefeito.. No aqua de 5l poe só camarões, deixa os peixes para os maiores De resto os aquas estão muito fixes Citar João ________________________________________________________________ O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua
Pedro Gonçalves Publicado: Julho 6, 2012 Autor Publicado: Julho 6, 2012 Agora já está, de qualquer forma tenho monitorizado os níveis de Nitrito e de Amónia, e até agora tudo normal. Quanto ao nano os guppies são endler e não chegam a ter um centimetro. Realmente acho que tenho que comprar mais umas corys, até porque estas duas são completamente loucas! Citar
Rodrigo Isaac Publicado: Julho 6, 2012 Publicado: Julho 6, 2012 E mesmo assim os camarões são muito sensíveis, eles podem ser pequenos mas vão crescer e são em demasia, o que significa muita porcararia para 5l o que te vai causar desequilíbrios no aqua. Citar River of the Stone Age (acabado) ____________________________________
Recommended Posts