Recommended Posts

Publicado

Boas,

comecei agora a utilizar co2, devido à crise, o caseiro é o mais em conta :naughty:

Fiz a receita da gelatina numa garrafa de 2 litros.

a minha duvida é, será que uma é suficiente para um aquario de 200 litros, razoavelmente plantado?

obg

Publicado:

Vivas,

Para 200 litros eu fazia 2 garrafas. A forma como se distribui no áqua também é muito importante, pois não adianta ser muito e as bolhas virem logo para a superfície.

Abraço,

Publicado:

Boas,

Eu tenho de forma a que as bolhas quando saem, apanhem a corrente que vem da bomba e assim fazem um pouco de circulação antes de chegarem à superficie.

abraço

Publicado:

Boa tarde, se usares um medidor de co2 pode dar-te uma ideia da quantidade que tens no aquario...

Sinceramente acho que 1 garrafa nao dá em caso de plantas exigentes, ja nas menos exigentes deve dar.

tenta é teres 1 garrafa de agua limpa, para eliminar possiveis residuos antes do co2 ir para o aquario...

Publicado:

Ois,

A válvula anti-retoro é quase obrigatória, mas que tipo de difusor é que usas?

Convém um que desfaça bem as bolhas, daqueles de cerâmica ou no mínimo um difusor de madeira ou daqueles de microfibras (pano de limpar óculos).

Eu nunca consegui que a "receita" com gelatina resultasse :fart004:

Abraço,

Publicado:

Pois...

O sistema de 2 garrafas que o Tiago23 indica é muito mais seguro, evita que eventualmente a nhanha da mistela entre no áqua, no meu áqua de camarões entrou uma vez e foi desastroso :mad:

Abraço,

Publicado:

Pois, realmente é mt mais seguro, mas eu tenho um tubo relativamente comprido e duas valvulas anti-retorno...

mas acho que vou adotar esse sistema da garrafa pequena, é muito mais seguro.

Tenho uma pedra difusora de ceramica, que me aprece desfazer bem as bolhas. Não sabia essa do pano de limpar os oculos.

até agora tenho-me dado bem com a receita da gelatina, apesar de ainda não ter conseguido que ela dure mais de 2 semanas, como alguns relatos de malta que usa.

Mas esta ultima que fiz, parece estar a ser consumida mais lentamente... vai ser desta que dura 1 mês...lol

abraços

Publicado:

A receita da gelatina não funciona se tiver muito calor! Obviamente porque a gelatina não consegue ficar em estado sólido.

Se quiseres que ela dure mais tempo, aumenta a dose de açucar na gelatina. Quando fazia chegou a durar 2 meses.

No entanto ela só durar duas semanas parece me pouco.

Tanpanama - Posted Image

Publicado:

rgarcia a valvula anti-retorno serve para por exemplo a agua do aquario nao entrar para a tua mistura e nao o inverso....

Pensa comigo .. o co2 chega ao aquario atraves de pressao.. se nao tiveres a segunda garrafa para filtrar cenas do tipo "poeiras" essas vao ser levadas até ao teu aquario.. o que não faz nada bem.

cumps

Publicado:

A receita da gelatina não funciona se tiver muito calor! Obviamente porque a gelatina não consegue ficar em estado sólido.

Se quiseres que ela dure mais tempo, aumenta a dose de açucar na gelatina. Quando fazia chegou a durar 2 meses.

No entanto ela só durar duas semanas parece me pouco.

Boas,

A minha casa não é propriamente fresca, e até agora está a funcionar bem a receita da gelatina.

eu apenas ponho 300gr de açucar... pelo que li aqui, mais do que 300gr poderá ser desperdicio e não irá durar mais tempo.

Publicado: (editado)

Eu acho que a receita diz 250 gr certo? (há um tempo que não faço). Eu também costumava pôr essa quantidade.

Eu só acho é que está a durar pouco, mas se a tua casa é quente. pode ser disso. Podes tentar reduzir um pouco a quantidade de água quando fazes a gelatina. E se tiveres acesso a agar-agar ainda melhor (tens amigos em laboratórios de microbiologia/biologia/biotecnologia?) :P

Editado por Paul

Tanpanama - Posted Image

Publicado:

250gr, tens razão.

esta é a 3ª vez que faço...

acho que as outras vezes, com a pressa de ver a bolhinhas, não deixei solidificar bem a gelatina e misturou-se logo tudo... no maximo 2 semanas.

desta vez já tenho há 1 semana e ainda há muita gelatina pra devorar...lol

infelizmente não tenho ninguém amigo a trabalhar em laboratorios:(

Publicado:

Eu deixava a gelatina solidificar no frigorifico de um dia para o outro. No dia a seguir tirava e esperava uma horita para ficar à temperatura ambiente. Só depois é que punha o resto.

Mas lá está, com o calor do Algarve (na altura morava em Faro ;) ) no verão era impossível de conseguir ter a gelatina sólida.

Tanpanama - Posted Image

Publicado:

Boas,

desta vez também deixei solidificar bem, só não deixei ficar à temperatura ambiente de um dia para o outro...

apliquei logo o bicarbonato e o fermento... fiz mal, não foi?

Publicado:

Não sei se fizeste mal.

Eu deixo chegar à temperatura ambiente porque acho que a fermentação se deve dar melhor à temperatura ambiente. Os microorganismos responsáveis pela fermentação não devem gostar do frio e como tal muitos devem morrer com o contacto com a gelatina fria vinda do frigorifico.

Mas isto é a minha leitura da coisa. Nunca li nada acerca do assunto

Tanpanama - Posted Image

Publicado:

Vivas,

Durar é uma coisa, durar com potência é outra!

Eu nunca consegui que o caseiro me dure com potência mais de 2 semanas.

Essa mistela com gelatina, como disse antes, comigo nunca resultou, uma das causas suponho que seja o que o "Paul" referíu, pois a gelatina nunca solidificava.

"Paul", não és familiar do polvo que adivinhava os resultados, pois não? É que se fosses, pedia-te uns palpites para o Euromilhões, hehehe!

Abraço,

Publicado:

Lol! Se fosse neste momento tinha um aquário à volta de minha casa e não um aquário dentro de casa!! :P

Abraço

Tanpanama - Posted Image

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!