Duvida Substrato


Recommended Posts

Boas pessoal, quero arrancar com o meu aqua, de 100*30*40, e primeiro, estava a pensar no substrato.

 

JBL Manado + Akadama/Areao

 

ou

 

Terra(humus) + Akadama/Areao

(mais económico)

 

(ou outra hipóteses)

 

Queria fazer um "plantado", não muito exigente em termos de luz e necessidades, talvez um tapetezito.

 

Os peixes ainda n sei o que meter, mas gostaria de experimentar ciclidios anões.

 

 

desde já obrigado a todas as opiniões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O manado e o akadama são praticamente a mesma coisa: argila. Não vale a pena usares os 2.

 

Se queres ter um substrato fértil, usas a segunda opção. Caso contrário usas a primeira opção. Depende dos objectivos...

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tou inclinado para JBL Manado + Areão...acho que vou mesmo optar por essa.

 

Já agora, o porque dessa escolha?

Alguma razão em especial?

 

São ambos sustratos inertes, logo só se for para fazer algum tipo de separação ( criar 2 tipos de ambiente )..

 

 

Porquenão te inclinas por um fertil e o Manado, como substrato final? Acho que ficarias bastante maisbem servido, aind mais querendo plantas de tapete...

 

Cumps

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tava com ideia que o JBL manado era fértil...

 

Tou a ver que tenho de ler mais, senao isto vai arrancar mal :S

 

JBL Aquabasics Plus (5l) + JBL Manado (10l)

 

Acham que essa quantidade chega para o meu aqua?

Editado por DiogoAlexandre
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5L de JBL Aquabasis Plus dá para o teu aquario. Podes fazer as contas da seguinte maneira: 100 cm X 30 cm X Altura dos Substratos= Quantidade de Substrato em Litros. Por exemplo: 100cm x 30cm x 2cm de JBL Aquabasis Plus = 6000= 6 Litros.

Agora precisas de pelo menos 4 cm de JBL Manado por cima do JBL Aquabasis Plus. Mas provavelmente vais querer uma altura de substrato inerte de 4 cm a frente e por exemplo 6 cm atras para dar a sensação de profundidade no aquario e ficas com uma média de 5 cm. Assim vais precisar de 15 Litros de jbl Manado.

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem fiquei a pensar nas quantidades antes de ver o teu poste, e confirmou-se o que pensei, o Manado teria de ser mais.

 

Obrigado pelas contas AiresJusto.

 

A ver se esta semana que vem trato do substrato, e de pensar no filtro DIY que pretendo fazer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião aconselhava-te a comprar o JBL Manado de 25 Lts. Estou a montar o meu plantado de 1,20m e comprei Manado de 25 Lts. e o Aquabasis Plus de 10 Lts. ... Olha que fico a olhar para os 25 Lts. de Manado e para o aqua de 1,20m e fico a pensar que secalhar até é insuficiente... as medidas são 120x40x50, muito parecido com o teu... por isso acho que mais vale investir inicialmente e nao ter desilusões futuramente.

 

Estou a pensar em colocar uma camada de Argila expandida (extremamente barato em lojas tipo AKI, 10 Lts. = 3€), depois da argila expandida coloco uma camada fina (1 ou 2 cm's) de JBL Manado, depois coloco o Aquabasis e finalmente a ultima camada de JBL Manado... penso que assim vou conseguir uma camada +/- alta para permitir o desenvolvimento das raizes. De notar que esta argila expandida que adquiri é mesmo especifica para plantas em que a sua função no fundo do vaso é criar uma area propicia ao desenvolvimento das raizes, logo tem um diametro bastante avantajado (+/- 5/6mm). Existe outro tipo de argila expandida à venda mas é para acabamentos de jardim e preenchimento de isolamento termico em edificios.

 

É a minha humilde opinião e espero que se alguem ache que estou a fazer alguma coisa mal que me corrija.

 

Obrigado!

weed3tr6.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A diferença pode ser pequena do teu para o meu, mas em litragem, são só 100L, em termos de necessidade do teu para o meu, já e algo, 5L de JBL Aquabasics, acho que chega perfeitamente, se meter mais, talvez este deposite demasiados nutrientes para as plantas, digo eu....

 

E o Manado, a pensar em relevo, pedras e mais alguns afins, 15L, deve chegar, mas como quero primeiro esboçar no papel, para ver +/- o que quero.

 

Essa argila expandida, deve ser tipo Akadama...já vi por aí topics, mas não quero elaborar demasiado com o aquário, tudo simples, para n dar confusão nem porcaria.

 

Já agora, ando a pensar na fauna, gostaria de um cardume, mas nada de neons, isso ja é algo batido em aquários, gostaria de ideia, tava a pensar nos Rasboras Galaxy, achei lindos os peixes...algo que ficasse bem,com a cor do JBL Manado.

 

Thanks pela opinião PedroR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um cardume bem formado de Barbos Tigre fica excelente em plantados =)

 

Tenho um cardume "bem" formado e digo-te mesmo que é espectacular!

 

Abraços e boa sorte nesse plantado =)

weed3tr6.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o problema desse peixe, é que tem a mania de beliscar as barbatanas aos outros, e se eu tou a pensar meter ciclideos anões, não convém ter os barbo tigre.

 

os galaxy acho que ficariam ali muito bem...

 

aos entendidos, quandos ciclideos consigo meter npo meu aquario?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.