Duvida com co2 tmc


Recommended Posts

boas

 

comprei recentemente uma botija de 567gr da tmc com regulador da mesma marca, agora a minha dúvida é que após ligar o regulador a botija este apresenta o valor aproximado de 1000psi, como sei quando a botija está vazia e qual a quantidade que de momento está a introduzir no aquário

 

obrigado

cumpz

Editado por Ricardo Pedro

Ricardo Pedro

malawi 250 Lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

Tens de ter atenção é no tipo de rosca, existe o formato europeu, Salvo erro DIN 477 e o americano CGA 320, tens de te assegurar que a rosca da garrafa é compatível com a do redutor.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo,

 

Respondendo às tuas questões:

 

Segundo o manual da TMC para o regulador, a garrafa deve ser substituída quando notas uma perca de pressão significativa, ou seja, quando vires o ponteiro que está agora a bater nos 1000 psi (70 bar) baixar para um valor consideravelmente menor.

 

Em relação à quantidade que estás a injectar, a maneira mais fiável de ver é através de um conta bolhas (que suponho que tenhas) e com o uso de um drop checker (uma pequena bolha de vidro que se põem dentro do aquário, com uma solução de KH=4 e um reagente, que vai mudando de cor, consoante for a concentração de CO2 na coluna de água!) Depois é só ires à tabela que normalmente vem com o drop checker e veres a que valor corresponde!

 

Já o regulador que estavas a indicar, como disse o amigo A.Ferreira, depende do tipo de rosca. A rosca da tua garrafa é CGA320, portanto se esse regulador que indicaste também for de entrada CGA 320, dá sem problemas. Se não for, ou seja, se for DIN 477, vais ter que comprar um adaptador DIN-CGA, que te permita ligar um regulador DIN a uma garrafa com rosca CGA!

 

Espero ter ajudado!

 

Abraços

 

[EDIT]: Atenção que o drop checker tem um desfasamento de 2 horas, ou seja, a cor que está a mostrar agora é a concentração de CO2 que estava no aquário há 2 horas atrás! Portanto cuidado com estiveres a ajustar a válvula de agulha, e não rodes em demasia, à espera que a cor mude imediatamente, vai rodando um bocadinho todos os dias até chegares à concentração que queres! Assim evitas flutuações muito grandes de CO2, e consequentemente, evitas alguns tipos de algas que possam resultar dessa flutuação!

Editado por sc4rely
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posso comprar uma válvula de agulha e adicionar ao redutor de pressão ?

 

neste momento tenho este regulador http://www.pet4you.net/peixes/equip.-tecnico/sistemas-co2/redutores-de-pressao/tmc-v2pressure.html

Ricardo Pedro

malawi 250 Lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois,

 

Esse redutor é semelhante ao meu, com calma dá para regular na boa.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois,

 

Esse redutor é semelhante ao meu, com calma dá para regular na boa.

 

Abraço,

 

Boas

Essa válvula é colocada logo após a saída do redutor de pressão ne ?

Tive agora a ver pelo difusor e estou com cerca de 2bps, será o mais indicado ?

 

Amanha vou passar na aquaplante para ver se arranjo algum contador de bolhas e válvula.

 

cumpz

Ricardo Pedro

malawi 250 Lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...Já o regulador que estavas a indicar, como disse o amigo A.Ferreira, depende do tipo de rosca. A rosca da tua garrafa é CGA320, portanto se esse regulador que indicaste também for de entrada CGA 320, dá sem problemas. Se não for, ou seja, se for DIN 477, vais ter que comprar um adaptador DIN-CGA, que te permita ligar um regulador DIN a uma garrafa com rosca CGA!...

Vivas,

 

Como disse o "sc4rely" em principio tens roscas CGA 320, assim numa pesquisa rápida reparei que a rosca DIN 477 é de diâmetro de 22 mm.

 

De qualquer forma acho que não precisas de acrescentar mais nada, a não ser uma garrafa suplente que dá imenso jeito. Eu que o diga que o raio da garrafa está há 2 semanas à espera de ser carregada...

 

Isto está cada vez pior, é preciso um exame de saúde, só há em Lisboa, quero carregar a botija, aguenta e são 28 mocas..., até parece que não pago impostos!

 

Desabafo!

 

:tapfoot:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Vivas,

 

Como disse o "sc4rely" em principio tens roscas CGA 320, assim numa pesquisa rápida reparei que a rosca DIN 477 é de diâmetro de 22 mm.

 

De qualquer forma acho que não precisas de acrescentar mais nada, a não ser uma garrafa suplente que dá imenso jeito. Eu que o diga que o raio da garrafa está há 2 semanas à espera de ser carregada...

 

Isto está cada vez pior, é preciso um exame de saúde, só há em Lisboa, quero carregar a botija, aguenta e são 28 mocas..., até parece que não pago impostos!

 

Desabafo!

 

:tapfoot:

 

tou a pensar comprar esse sistema do ebay e como é din 447, comprar a rosca de conversao.

 

carreguei o meu ontem em almada na expressofogo, na hora.

Ricardo Pedro

malawi 250 Lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.