PROBLEMA COM PH


Recommended Posts

caros aquariofilistas......

 

venho expor aqui um problema que ao mesmo tempo pode ser facil de resolver como dificil.

 

tenho um nano de 20L e optei por pôr montes de alevins que nascem quase todas as semanas do outro aqua grande que tenho (guppys)

 

o problema é este... o nano esta plantado e por isso tenho injeçao de co2 (pressurizado) o que me faz baixar o PH para 6.0

 

sabendo eu que os guppys gostam de PH mais alto 7.0 ou 7.5 +/- .

 

o meu medo é desligar o co2 e começarem a aparecer algas e nao queria nada porque andei mais de um mes para elemina-las e agora tenho o nano limpinho e todo verdinho.

 

gosto dos guppys mas vi la um ou dois ja meios parados com pouca actividade mas por outro lado gosto tambem das plantas e de ver o nano todo verdejante. e agora o quê que faço?

 

sera que se desligar o co2 nao ha grande problema? hummmm.... nao o creio.....

 

e se adicionar água da torneira (PH 7:2) ajuda a subir um pouco presumo eu mas teria que faze-lo todos os dias o que derivado á minha vida é um pouco impossivel...

 

dêm-me la opinioes do que fazer....

 

abraços para todos

 

ja agora aproveito para abrir aqui um parentises.

 

este sábado vai abrir uma loja de aquariofilia de um primo meu é a inauguraçao

 

é a PLANETA AQUATICO e fica em massamá quem quiser aparecer é bem vindo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes por pedras calcárias no aqua o que ia fazer subir, ou então metes a água da tpa a repousar num garrafam com conchas ou pedras calcárias que o ph vai subir e a tpa com essa água.Mas melhor veres o que os expertes dizem

Editado por rodasaquarium

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

Eu não punha nada.

 

Tenho guppys no comunitário com o CO2 sempre ligado e recomendam-se.

 

O pH ronda os 6/6.5, nunca consigo comparar claramente as cores...

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os guppys são extremamente adaptáveis e resistentes! Eu também não me preocupava muito. É normal alguns alevins morrerem.

 

O mais provável é começarem a degenerar devido à sucessiva consanguinidade. Não sei quantas gerações já tens, mas eventualmente irá acontecer.

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eles ja estao granditos ja nao sao bem alevins mas vi uns assim meio para o parado e lembrei-me do PH e tava a 6. deduzo que seja isso.

 

e se reduzir um bokadinho o co2? resultará?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me parece. Só te vai é provocar algas. Não é o pH alto ou baixo que os mata mais facilmente. O que é mortal são as variações bruscas de pH.

 

Desde que mantenhas tudo na mesma não há problema. O resto dos parâmetros estão bons?

 

Se calhar esses são apenas mais fracos do que os outros

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois isso ja me lembrei eu das algas e nao queria isso nada outra vez.

 

bem acho que vou seguir o vosso concelho se morrerem alguns olha paciencia pra quem em 2 em 2 semanas ta sempre uma femea a dar a luz tenho crias com fartura....

 

obrigado mais uma vez malta

 

abraços para todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A não ser que tenhas tanto CO2 que mate os guppy ou qualquer outro peixe por asfixia, o pH tem pouco efeito. O que os guppy gostam é de águas moderadamente duras, o que por norma, corresponde a a pH ligeiramente básicos. Mas a dureza tem pouco a ver com o pH.

 

Não há peixes de água ácidas ou básicas. Há sim é peixes de águas duras e moles que, como consequência, são também básicas ou ácidas, respectivamente. Ora como injectar CO2 baixa o pH mas não altera a dureza da água. Esta está exactamente igual ao que tinhas se não injectasses CO2. Se era boa na altura, é igual agora.

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva uma soluçao para subir um pouco a dureza e o Ph é o bicarbonato de sodio (NaHCO3) que podes comprar numa farmaçia e fazes uma soluçao com isso e com uma seringa metes 1 Ml e fazes um teste,se for preciso mais, no dia seguinte metes mais 1 Ml e calculas quanto precisas para fazeres as TPA.

Aquele abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo o que os experts disseram é bem verdade.

 

Quanto a subires o PH do aquário diretamente com água da torneira... NUNCA! O ph pode ser mais alto/baixo (os guppys aguentam o PH na boa), mas não te esqueças que a água da torneira é tratada para podermos beber, não para os peixes e tem muitas outras coisas: cloro/cloraminas, metais pesados, etc. Dares isto de "comer" aos peixes pode matá-los.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ora vivas

 

gmmartins aprendi com alguns membros daqui que aquarios plantados é "bota co2 pa dentro com fartura...." lol :)

a tua frase tem logica da dureza.

hoje de manha ja andavam todos muito bem por isso ja tenho o co2 a bombar novamente.

 

joao krub

 

realmente o que dizes tem logica a agua é tratada e tem cloro e metais e outros elementos mas entao faço os TPA's com que água?

de nascente? água que se compra num supermercado? eu entendo-te era o ideal mas se formos para essa logica imagina que á malta maluca da cabeça e tem aquarios de 3000 ou 4000 ou 5000L das duas uma ou esgotam a água dos supermercados ou entao á que chamar os bombeiros com um camião cisterna para abastecer LOL :) que exagerado....

 

eu sempre coloquei agua da torneira e ate agora nunca tive problema pelo menos a Câmara diz que a água de Viseu tem muita qualidade vá se la saber mas entendi a tua ideia e dou-te a razao.

 

Mas como disse hoje ja andam todos janotas é mais por 3 caudas de fogo que tenho la e nao quero perder....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu percebi que ias meter a água da torneira sem qualquer tratamento. Claro que usas a água da torneira, mas deixa-a repousar umas 24h e depois deitas acondicionador. Pelo que li aqui, acho que água engarrafada do supermercado é má para aquário.

 

Espero que tenhas percebido o que quis dizer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim claro que entendi :)

 

mas uma coisa é certa pode ate ser uma quincidencia ate ja fiz 3 vezes mas sempre que ligo o co2 os peixes param ficam a tona da agua acho que tenho k reduzir no co2 porque acho que assim os vai matar. a malta diz que nao que aguetam o ph de 6 mas o que é certo é que ja tive dias com o co2 desligado e andavam todos contentes e com o co2 ficam parados a tona da agua mas sem respiraçao ofgante.

talvez redudir o co2 nao sei................

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.