Recommended Posts

Publicado

Boa tarde.

Gostaria de saber opiniões sobre as quantidades que estou a adicionar no meu aqua dos sais de balling.

Sendo assim para 400litros com bastantes corais adiciono:

Mg - 95ml

Ca - 5ml

Kh - 40ml

O valor de Magnésio é o que eu acho mais estranho deles todos.

As soluções foram feitas com:

Mg - 2kg para fazer 5l

Ca - 2kg para fazer 5l

KH - 0,5kg para fazer 5l

e respectivos elementos.

Agora não tenho a certeza de que magnésio é. Se é Cloreto de Magnésio ou Sulfato de Magnésio.

Poderá ser por isso?

Abc.

90be7b96aa898d6ef0ae364609eb9cceu233a216.png
Publicado:

O magnésio está realmente muito alto e provavelmente está relacionado com o sal que estás a utilizar.

Os outros dois valores são normais...

Tirando o KH que é de consumo rápido e exige reposição mais continuada, os outros 2 parâmetros são normalmente de consumo mais lento e mais facilmente repostos... e normalmente são muitas vezes mais influenciados pelo sal que utilizamos para as reposições.

O Mg é dos 3 parâmetros aquele que menos é consumido pelos corais, e normalmente os valores cronicamente baixos são relacionados com a qualidade do sal.

É que o Mg é, a seguir ao Na e Cl, o componente com mais peso no sal, e é também dos mais caros (tendo em conta o seu volume relativo)... e normalmente encontra-se em valores baixos na maioria dos sais. Há marcas que chegam a ter Mg nos 1000ppm e às vezes até menos...

Faz um teste ao sal que estás a utilizar e vê se não tem Mg muito baixo... quase de certeza que essa é a causa para teres de usar tanta reposição.

Eu quando comecei este aqua também utilizava muito Mg para repor os níveis (quase 100ml)... troquei o sal e nunca mais tive de utilizar Mg para reposição.

Publicado:

Já confirmaste o teste de MG com outros kit's? E a salinidade?

Esses níveis de reposição são exageradamente elevados para quem usa água do mar...

Eu confirmava com outros testes de Mg e a salinidade com outros aparelhos... É que existem testes que dão Mg cronicamente alto ou baixo

Publicado:

Boas...

Na minha opiniao a agua que vamos buscar ao mar tras pouco MG, e dai poderes ter que estar a adicionar esses valores, no entanto tambem acho muito...

Passa aqui em casa e fazemos o teste de mg a tua agua..

Abc

Imagem colocada
Publicado:

Pois, Salinidade medida com refractometro calibrado e está correcta(1.025).

A nível de teste magnésio uso da jbl.

Acabou à pouco tempo e tenho um novo. Por isso só se houver problema com a marca mesmo e não com aquele teste especifico.

Algum teste que seja mais recomendado?

Mauro a ver se combinamos até porque tenho umas coisas novas para ti!

Abraço!

Publicado:

Qual o valor que estás a tentar obter com o magnésio especificamente? E com o Ca e KH?

O teste da Jbl até não costuma apresentar problemas de maior mas por vezes existem desvios significativos de teste para teste, mesmo dentro da própria marca.

Eu neste momento utilizo o MG da redsea e já utilizei da elos e jbl... os desvios não eram significativos normalmente.

Publicado:

O que tenho neste momento é mais ou menos o que estou a tentar obter.

Ca 440 (está a 480)

Mg pelos 1300 (está a 1320)

KH está nos 9/10

A verdade é que desde que aumentei o magnésio para estes valores (1300 no teste - desde a cerca de 2, 3 meses) os corais começaram a responder muito positivamente quer a nível de cores quer de crescimento...

Acho que os valores serão os mesmos com outro teste. Se calhar é esperar que normalizem. Estou a usar o balling à apenas uns meses...

Vou tratar de fazer os testes e depois dou noticias.

Publicado:

Então e sem o balling tinhas assim um valor tão baixo de Mg? Porque a água natural encontra-se com valores muito próximos a esses normalmente.

A razão dos crescimentos poderá ser provavelmente pela subida de Ca, que é permitida pelos valores mais elevados de Mg.

Outra informação importante... mudas de água, timings etc.

Publicado:

Antes tinha um magnésio que ia adicionando mas já não sei as quantidades. mas também a quantidade de corais era menor.

Adicionava era kalkwasser.

Mudas de agua de 30L por semana.

O Aquario fez 1 ano em Junho!

Já agora, assim por alto

Nac9

4x t5 de 39w

1xmp40 + 1 bomba de 4000l/hora

Uv

Refrigerador

Reposição com osmose