Recommended Posts

Publicado

Ola a todos, para a montagem no meu novo plantado gostaria de saber a vossa opinião e experiências em relação à colocação dos rizomas de fetos de java em troncos.

Li bastantes topicos onde são usadas as mais diversas técnicas mas parece que todas têm pontos fortes e fracos... Vi com linha de coser, linha de pesca, bracadeiras de plastico, etc...

Pessoalmente já usei a linha de coser (cor castanho) com algum sucesso mas ao fim de alguns meses de montagem vejo que a linha está bastante "gasta" e alguns rizomas estão a começar a ficar "soltos"...

Com base na vossa experiencia o que aconselham para fixar esses rizomas e que não fique mal esteticamente?

Desde já obrigado!

weed3tr6.png
Publicado:

Fio de pesca parece-me uma boa opção mas tem as suas "contra-indicações"... por exemplo, para ficar o rizoma bem preso tem que se fazer força no fio e consequentemente há quebra do rizoma =(

Para mim a opção mais viavel que encontrei e usei foi mesmo a linha de coser mas com o tempo vai-se detriorando e o rizoma acaba por ficar "solto"...

Essa da super cola nunca tinha ouvido falar... será que é boa ideia usar super cola em troncos e musgos e depois colocar no aqua?!? A mim não me parece "seguro"... Se alguem tiver uma experiencia dessas que possa partilhar agradecia =)

Obrigado pelas respostas, ficarei a aguardar mais feedbacks! :animal_fish:

weed3tr6.png
Publicado:

usa o que tiveres mais à mão e pronto, não é preciso complicar :D

já agora há quem use braçadeiras

Publicado:

boas

fixei recentemente Riccia Fluitans ao meu tronco, metes a planta no tronco, colocas por cima um bocado de rede tipo mosqueteira e prendes com linha. a minha começou ontem a subir para fora da rede

Ricardo Pedro

malawi 250 Lts

Publicado:

boas

fixei recentemente Riccia Fluitans ao meu tronco, metes a planta no tronco, colocas por cima um bocado de rede tipo mosqueteira e prendes com linha. a minha começou ontem a subir para fora da rede

E como é que o feto passa a rede?

River of the Stone Age (acabado)

Publicado:

eu ja usei linha, elasticos e arame (o revestido a plastico, de segurar as flores aos troncos), tudo para prender anubias a troncos ou cocos,

a linha por ser muito fina provocava o apodrecimento do risoma (mesmo pouco apertada) bastava a planta abanar mais um pouco para ficar ferida

os elasticos partiram-se antes de a planta ficar completamente segura

o arame foi o que melhor funcionou, na minha opinião, é mais largo do que a linha, ficou durante todo o tempo necessário e não obrigou a que ficasse muito apertado.

cumprimentos

Publicado: (editado)

Desde já obrigado a todos pelo feedback,

Essa solução do arame ate me parece bem até ao ponto em que penso que dentro da tal protecção de plastico está um bocado de arame que pode enferrujar com o tempo e se isso acontecer vou ter problemas não só com as plantas mas também com os vivos =/

Isso a longo prazo é viável?

Depois de analizar várias sugestões vou tentar "desenrrascar" com quase todos os tipos... Em rizomas maiores talvez use braçadeiras de plastico pequenas, em rizomas médios e pequenos estudo a melhor alternativa na altura (linha de coser ou linha de pesca)... Irei ficar a aguardar o feedback acerca da ultilização a longo prazo dos arames revestidos de plastico.

Continuo bastante recioso em relação à solução da supercola e quase de certeza que não irei utilizar essa opção...

Se mais alguem tiver sugestões continuo receptivo =)

Abraços!

Editado por PedroR
weed3tr6.png
Publicado:

Eu uso bracadeiras de plastico em tudo o que for de risoma... Normalmente uns tempos depois, já nem se nota .. de qq dasmaneiras podes usar o que eu uso para musgos e afins, fio de pesca mas silicone.. Do melhor :)

Facil de amarrar ,facil de partir e "cola" em quase todo o lado ..

Cumps

O meu aquario Stranix

O meu outro hobby A Fotografia

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!