Recommended Posts

Publicado

Boas.

Gostava de saber se há alguém que me saiba dizer o tipo de led as moon-lights têm! Queria fazer uma para o meu aqua só que não sei quais os leds!

Abraços.

Publicado:

depende de como a queiras fazer... podes optar por branco ou azul...podes optar por 3-5-10 ou mesmo 20mm...brilho normal ou "super-brilho". Tudo depende do que queres fazer e como queres fazer.

eu pessoalmente uso 5mm alto-brilho de 8000mCd mas depois difundo a luz. mas nao há uma unica maneira de fazer...

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Ouvi dizer que fazes Moon-lights! Quanto levas por fazeres uma para o meu aqua de 1mt? Eu talvez consiga fazer, mas pode não ficar bem feito, preferia comprar, se não for muito caro!

Fica bem.

Publicado:

Boas,

Just Me, onde compráste os Led`s ? Contactei a Dimofel e disseram-me que não tinham.

Abraço

vida longa aos meus inimigos para que possam assistir a minha vitoria

Publicado:

Just_me O que queres dizer com "difundo"? Eu fiz uma mas não ficou grande coisa, se calhar falta só difundir! :)

Publicado:

Boas,

Mais um a querer saber se vendes. Se não vendes, gostaria também de saber onde comprar os leds e o restante material.

Que outro material é necessario além dos leds?

Obrigado,

Miguel

Miguel Antunes

Publicado:

A minha moonlight é um simples Cold - Cathode azul normalmente vendido para Moddings em Pc´s

Custou-me 5 euros :) . Muita gente usa isto como moonlight no estrangeiro :D

o Cold cathode não é mais que um tubo com 2 led´s nas extremidades.

Publicado:

Mais umas dicas para moon ;)

A minha foi feita com material bem baratinho:

- 3 leds brancos tirados de 3 porta-chaves a 0,50 Eur cada (volta e meia vejo destes porta-chaves a venda numa grande superficie a 0,50 Eur ou 1 Eur)

- 1 calha de passar fios que tinha la por casa :) (mas acho que custa cerca de 3 Eur uns 2 metros)

- 1 transformador que andava la por casa.

- 3 resistencias.

Feitas bem as contas, so tive que comprar os porta-chaves, pois o resto já existia ;)

E lá está a funcionar a uns mesitos 24h/dia. So faz falta a noite, mas durante o dia não incomoda ninguem... e evita ter que ligar e desligar, ou usar outro timer :D

Este sistema está a funcionar num aquario de agua doce, mas devo construir outro identico para o salgado que vou montar :)

Cumprimentos,

Cesar Dias

Publicado:

Em Portugal compro na Niposom, ao pé do Arieiro...mas normalmente compro no estrangeiro...mas da ultima vez que mandei vir leds foram 500...por isso os portes compensam.

Quando digo que difundo a luz, que dizer que faço a luz difusa, espalhada.

Uso um transformador que dê para regular o brilho da moonlight em vários "steps" para se colocar a luz com a intensidade mais apreciada e para subir a intensidade para quando se quer mesmo ir para a frente do aquario ver os peixes nocturnos a passear, ou para meter no minimo apenas para dar ar de noite em que apenas se veem contornos e só de alguns peixes que passem por zonas mais iluminadas. Depois é preciso adequar o transformador ao numero de leds e de maneira a que permita fazer estas variações. Cuidado que nao basta calcular resistencia...é preciso calcular a potência dissipada, mas isto depende da maneira como fizerem a moonlight.

Colocar bem estanque os pontos de solda, ja que a solda oxida facilmente e meter aquilo minimamente estetico sem comprometer o preço.

Quanto aos cold cathode...muita gente usa, e muita gente está contente, mas pergunta ao António Victor o que acha de cold cathode e LED. Não estou a dizer que é mau...estou a dizer que na minha opinião , é melhor!

Miguel Antunes , tens MP

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me