Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas,

Já á algum tempo que me quero iniciar com os invertebrados, mas não tenho conseguido, espero que de hoje em diante, consiga preparar aqui um pequeno projecto, não quero nada em grande, apenas um projecto que me dê gozo, de o fazer, já vi que á mesmo aficionados com os camarões, vamos ver se eu também não torno num.

Tenho um aquário em casa com uns barbos, mas estou farto dos barbos, queria mudar, e fazer uma montagem para os camarões, o aquário não é muito grande mas para me iniciar com os camarões acho que dá para sair um coisa engraçada. A minha ideia do aquário é ser um lowtech, sem injecção de CO2, a iluminação será apenas a suficiente. Vou dar uma pequena ideia do que tenho.

Aquário: 40c x 30p x 30a

Sei que é demasiado curto, mas tenho este aquário não queria mandar fazer outro, até porque ja chegam de aquários cá em, casa.

Cerca de 36L, brutos, úteis deveram ser uns 30L.

Iluminação: 8W T5

Devo meter mais, para ficar com um rácio de pelo menos 0.5W/l, pelo menos. Para conseguir ter uns musgos.

Filtragem:

Estou com um dilema em relação a filtragem, eu tenho um filtro da boyu de cascata, mas não gosto dele, queria trocas, mas para um filtro externo, se calhar o melhor seria um Eheim 2211 eu nao queria gastar muito dinheiro e este filtro não e excessivamente caro mas queria algo mais em conta. Eu tenho um Eheim 2215 e é muito bom. Mas se calhar mesmo um 2211 terei muita corrente num aquário destas dimensões.

Substratos:

Aqui preciso de ajuda, possivelmente não colocarei um fértil, apenas um inerte por cima, que marca e que aconselham, uma que fique em conta.

Flora:

Gostava de saber se há alguma plantas preferenciais pelos bichos, possivelmente musgos, não? Gostava de ter sugestões.

Fauna:

Uma especie para inicação, posivelmente uns Red Cherry ou uns crystal Red...

O layout, ainda nao pensei nisso, so depois de ver o material que tenho a disposição é que verei.

Há á venda tipo uma espécie de 3 tubos pvc colados, isso será necessário para um aquário somente de camarões?

Abraços,

Fico a aguardar opiniões.

Fábio Silva

Editado por Lupper
Publicado:

Boas Fábio.

Aquário: 40c x 30p x 30a 30L já tive um aquário com essa litragem para reds, se quiseres dá um olhinho no link da minha assinatura - coconuts.

Iluminação: 8W T5

fraquinho, não pela fauna mas para poderes tirar fotos dos meninos para depois colocar aqui pé manifestamente pouco..Acho até que devias arranjar perto dos 30w, mais luz igual a mais algas - os reds assim tem sempre alimento.

Filtragem:

Para já ficava pelo de cascata, se não gostares dessa marca arranjas de outro, um 2211 parece-me demasiado potente. Eventualmente podes apostar num filtro de esponja.

Substratos:

Akadama.

Flora:

Musgos, anubias, fetos - plantas pouco exigentes e que não precisam de substrato fértil. Precisas é de um tronco para segurar a flora.

Fauna:

reds, são os mais fáceis para uma nova montagem. crs só mais tarde quando o aquário estiver maduro.

Espero ter ajudado. Abraço.

Publicado:

Obrigado Brancaman, claro que ajudas-te

Vou dar uma olhadela no teu aquário coconuts.

Na iluminação, ok 30W seria bom a iluminação sempre foi um bicho de 7cabeças para mim... a calha que tenho de 40cm tem uma luz de 8W, será que nestes 40cm consigo meter duas lampadas com mais W? E qual são os K que aconselham?

Não gosto muito do filtro acho muito fraco e pouco eficiente, por isso e que queria mudar de filtro. Já ouvi dizer bem dos de cascata da Eheim, serão mesmo bons, ou será o adequado para um aquário desta litragem.

Li que a akadama tem um tempo de vida pequeno, será que não e melhor comprar um melhorzinho. Ou se calhar estou enganado e a akadama e o ideal.

Em relação á flora e mesmo isso que estava a pensar, sim os troncos, isso faz parte do hardscape, algo que verei mais a frente.

Enquanto ao aquario estar maduro, referes-te á água? eu tenho um aquario maior e que numa tpa, encho o aquário com essa agua.

Abraços

Publicado:

-Iluminação: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=199448

-kelvin depende do que gostares, para a fauna/flora é indiferente.

-Eu tenho um eheim 2041, super satisfeito.

-a akadama desfaz-se com o tempo, o mesmo se passa com os aquasoil, portanto... eu no aquaxisto uso jbl manado, desde que não querias ter plantas de tapete serve perfeitamente. Ou então arranjas um areão inerte, os pretos são aconselhados para apurar as cores dos shrimps, aqui não te posso ajudar - nunca usei.

Um aquário maduro depende de muito mais do que de usar água de outro, nem apenas usar um filtro ciclado. Eu sei que isto não é consensual mas por experiência própria te falo. No comunitário fiz um restart - passei a fauna toda mais a água para um aquário provisório para substituir o substrato - resultado - nas semanas seguintes perdi imensos animais que já os tinha há mais de 6 meses sem perdas.

Publicado:

Obrigado mais uma vez brancaman

Obrigado pela opinião, fico a aguardar mais opiniões, o filtro estou inclinado para um liberty.

O substrato meto um inerte mais escuro, check..

Publicado:

Filtros da eheim são os melhores...

Para um aquario desse tipo aconselho um de mochila. É o que utilizo nos meus e estou satisfeito até agora.

Obrigado pela opinião.