Hugobatista Publicado Junho 28, 2012 Publicado Junho 28, 2012 Ola a todos!Antes de mais e visto ser o meu 1º post,gostaria de me apresentar,o meu nome é Hugo sou de Lisboa e apos alguns anos afastado desta lides...voltei!Agora vamos as minhas duvidas.Eu adquiri um aquario "110x50x50" e com ele vinham alguns habitantes,os quais passo a citar: 4 barbos sumatra,4 barbos verdes(mto parecidos com os sumatra),2 platys,um peixe arco iris bosemaene,1 escalar marmorado com cabeça amarela (ja adulto e perto do tamanho maximo) e uma platydora costatus.todos os peixes se dao bem,so de vez em qd é que aparece um barbo mais atrevido que tenta importunar o imponente escalar. resultados dos testes a agua: P.h-entre 7/7.2 Kh-4 Amonia-0 nitritos-entre 0/0.1 nitratos-5 teste da marca Nutrafin Juntamente tb tenho algumas plantas q adquiri posteriormente, nao mtas, e de facil manutençao(2valisnerias,2cabombas,2amazonenses e 1 elodea,como nao tinha substracto comprei umas pastilhas da Sera (florenette A) que coloquei numa dose inferior a dita pelo fabricante,devido as poucas plantas. Agora as minhas duvidas...agora é que sao elas! Poderei introduzir novos escalares?As plantas parecem estar bem e vejo as bolhinhas de oxigenio a sair das folhas,q mais posso usar para complementar a alimentaçao das mesmas?Eu na realidade gostaria de por naquele aquario Zebras e corydoras mas tenho medo que tanto o escalar como a platydora façam deles um pequeno festim! por hoje e tudo e obrigado! Hugo Batista Citar
TonyCh Publicado: Junho 29, 2012 Publicado: Junho 29, 2012 Olá! Quanto a escalares não te posso ajudar. Em relação ao resto... não devias ter nitritos nenhuns... muito menos num aquário ciclado o que me leva à questão... que filtro tens? Será suficiente para a carga biológica que tens no aquário? Um bom sinal de falta de filtração biológica são os nitritos. Quanto às plantas, não sendo um "iluminado", posso dizer-te que, para alimentares as plantas, precisas de 3 coisas fundamentais: Luz, dióxido de carbono e nutrientes. A luz é o motor que faz com que as centrais nucleares (plantas) trabalhem... quanto mais luz, mais elas trabalham... o que fazem elas? De uma forma simplista, usam dióxido de carbono e nutrientes para criar e desenvolver as suas estruturas (crescer) e produzir oxigénio. Para que as plantas crescam precisam portanto de todos estes componentes em equilíbrio. Não vale a pena dar à chave para por o motor a trabalhar se não houver combustível para queimar assim como não vale a pena dares muita luz se não tiveres o resto. Uma vez que tenhas luz adequada (não sei quanto tens) e assumindo que não queres um motor a trabalhar a 200km/h (com injeção artificial de CO2) faltam-te os nutrientes. Os nutrientes dividem-se em 2 grandes categorias. Macros (elementos que são consumidos em grandes quantidades) que são N (azoto), P (fosfatos) e K (potássio) e Micros (elementos ou vestígios que são consumidos em pequenas quantidades... são 14 mas os principais são o ferro, cálcio, magnésio, sódio, boro, zinco, etc etc). O importante é equilibrar tudo de forma a que as plantas se sintam bem e que cresçam à vontade de maneira a que controles possíveis booms de algas oportunistas que possam aparecer se criares desequilibros nesses componentes... as algas conseguem aproveitar qualquer componente e não precisam de todos como as plantas. Portanto é tudo um jogo de gato e rato. Resumindo... precisas de fertilizar para fazer crescer as plantas desde que tenhas níveis adequados de luz e não sejam plantas que requeiram muito CO2. Abraços Tony Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
Recommended Posts