Recommended Posts

Publicado

Nao sei se sera o melhor sitio para por esta questao mas faco.a na mesma.

Li ja em alguns topicos que o pessoal usa bicarbonato de sodio para as aguas dos aquarios.

Ate que ponto sera bom usar isto?

Que diferencas se sente nas aguas?

Qual e a dosagem que se deve usar?

Tenho algumas duvidas e gostava que o pessoal que ja usou, comentasse para tentar arranjar uma boa explicacao.

Cumprimentos

Publicado:

A agua de Lisboa e um caso especial e muito estranho.

Tem Ph basico mas Kh baixo e dureza convencional mutissimo baixa (abaixo dos valores tropicais).

Na investigacao que fiz isso deve-se ao hidroxidos de calcio devido a passagem do lencol friatico por estratos calcareos muito extensos.

Ao juntar bicarbonato aumenta o Kh (maior efeito tampao) mas eleva ainda mais o Ph.

Ora o que fiz para obter um pH mais baixo e estavel foi o seguinte:

Tratar com 1ml de Tetra PH minus por 5L de agua para 'queimar' os hidroxidos.

Deitar 1ml de uma solucao obtida misturando uma colher de cha rasa com bicarbonato e uma colher de cafe rasa de Aqua Dur da JBL, em 200ml (uso uma embalagem da tetra vazia). Assim espero obter uma agua mais 'dura' com sais bons para os peixes, com mais efeito tampao mas pH nao tao alto, estabilizado a cerca de 6,5.

Ou seja, nao e facil mexer nos parametros da agua sem arranjar complicacoes. As vantagens reais deste tratamento nao sei, mas tinha um casal de escalares a desovar 2x semana durante 3 anos. Por isso mal nao fazia!

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!