Escalar aventureiro


Scully

Recommended Posts

Tenho um escalar já grandito (aliás, acho que é uma fêmea) que é extremamente curioso e gosta de ir "cheirar" tudo o que acha engraçado.

 

Ontem achou que era giro ir ver o que se passa atrás do filtro. Escusado será dizer, ficou preso :) e pregou-me um susto enorme, quando o vi imóvel e pensei que estivesse morto.

 

Ficou assustadíssimo, mas já voltou ao comportamento normal: come normalmente, debica plantas e companheiros, enfia o nariz no meio das folhas, etc...

O que ficou foi com umas feridas na parte superior do corpo e não sei até que ponto será seguro deixá-lo "sarar" sozinho ou se é preciso fazer algum tipo de curativo.

 

Aqui estão algumas fotografias que consegui tirar (peço desculpa pela qualidade, mas foram tiradas com o telemóvel e o peixe não pára quieto.

 

Imagem(077).jpg

As feridas são como que pedaços de escama que saíram (provavelmente devido às tentativas de se desprender) e extendem-se também a um bocadinho do início da escama dorsal, naqueles pedaços de "cabelo espetado"..

 

Imagem(075).jpg

Nesta imagem, parece que ele tem um buraco na cabeça, mas posso dizer-vos que é ilusão de óptica.

 

Imagem(074).jpg

A coloração avermelhada das feridas é que me preocupa mais.

 

Não vejo sinais de parasitas e o peixe já teve uma ferida de lado, devido a uma escaramuça, que sarou bem, ficando só com um arranhão que quase nem se vê.

 

O que me dizem? Posso ficar descansada? É que não sei como fazer um curativo a um peixe.. muito menos a este, que me trinca os dedos antes de eu conseguir sequer segurar-lhe na barbatana!

http://coisoblog.blogspot.com

Tal & Coiso. O Blog que diz NÃO à compra de peixes coloridos artificialmente!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Em princípio deve curar sem medicamento.

Tens de ter é em atenção á qualidade da água. Se for fraca essas feridas vão ser infectadas por bactérias.

Penso que também o podes apanhar e colocar um pouco de betadine. Podes embeber uma cotonete e depois "esfregar" muito levemente a ferida aberta.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

tb me parece que vao sarar sozinhas, mas se quizeres so para prevenir aplinca bactopur direct na agua em doses pequenas so para impedir ataque bacteriano e assim evitas o uso de betadine e consequentemente n stressas o peixe pois n tens de o apanhar.

 

abraços

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em prencipio fica bem mas cuidado com fungos que podem se criar nas fridas! agora tens um doente que precisas de fazer todos os dia un diagonostico!!

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada a todos pelas sugestões.

 

Ontem consegui apanhá-lo (com a ajuda da minha mãe) e roçar uma cotonete com betadine na ferida.

Foi mesmo só por descargo de consciência, porque me parece que está a cicatrizar muito bem. As feridas diminuiram de tamanho , já cresceram algumas das escamas e não há sinais de fungos ou parasitas.

 

É o que dá ter um peixarão destes assim curioso.

Por falar nisso, como é que eu vejo se é peixe ou peixa? É que eu tenho dois e há algum tempo, um deles pôs ovos numa folha da anúbia. Nunca cheguei a descobrir qual foi (até porque o pleco tratou de comer os ovos nessa mesma noite) e desconfio até que sejam as duas fêmeas.. Mas esta é muito maior que a outra e persegue-a constantemente, trinca-lhe as barbatanas, esfarripa-a toda... :roll:

 

Mais uma vez obrigada.

http://coisoblog.blogspot.com

Tal & Coiso. O Blog que diz NÃO à compra de peixes coloridos artificialmente!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por falar nisso, como é que eu vejo se é peixe ou peixa? É que eu tenho dois e há algum tempo, um deles pôs ovos numa folha da anúbia.

A olho nú é difícil.

Normalmente podes saber isso na altura das posturas. Um coloca os ovos e o outro, em princípio, fertiliza.

 

Ou presencias o acto em si ou então, quando nascerem os alevins tens a certeza que são casal.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais