M. Costa Publicado Junho 27, 2012 Publicado Junho 27, 2012 Boas pessoal, Infelizmente na semana passada detectei um fuga de água no meu velhinho aqua de 36 l. O que vale é que a fuga é no topo do aqua...como há sempre que ver o lado positivo das coisas, desta forma arranjei uma "desculpa" para adquirir um novo aqua hehehe. Aproximadamente 100 l. Precisava da vossa ajuda/opiniões no seguinte: Como poderei transplantar o meu belo tapete de HC cuba? Este setup foi montado a 07 Maio 2012 e portanto o tapete já tem um tamanho considerável. Qual a melhor forma para minimizar danos à planta? Será possível reutilizar o substrato? Tenho uma primeira camada de Tropica Plant Substrate coberta com New Amazonia da ADA. Conforme disse, esta montagem nem 2 meses tem e portanto os substratos ainda estão em perfeitas condições mas não sei se será possível reutilizá-los...como vou cobrir o actual substrato com mais New Amazonia, devido às maiores dimensões do novo aqua, penso que não haja problema...mas queria saber a opinião dos experts. Relativamente ao filtro, estou também com dúvidas...possuo um eheim 2213 com 2 l de bio-rio (ADA), 1 esponja azul e 1 branca (eheim) e o purigen (seachem). Eu sei que para o aqua actual (36l) está sobre dimensionado, mas para o futuro aqua tenho receio que esteja sub-dimensionado...bem sei que não importam só os l/h do filtro (talvez tão ou mais importante seja a matéria filtrante) mas ainda assim...é que com o bio-rio (diminui caudal do filtro) e para o novo aqua, deve-me dar umas 3x/hora o volume do aqua. E o que me chateia mais, é que o filtro tem 2 meses... Obrigado e Abraço, Citar -- Marco Costa
M. Costa Publicado: Julho 2, 2012 Autor Publicado: Julho 2, 2012 Boas pessoal, Então ninguém vem aqui dar uma ajudinha? Citar -- Marco Costa
A. Ferreira Publicado: Julho 4, 2012 Publicado: Julho 4, 2012 Vivas, Julgo que a melhor forma de aproveitares a cuba é por ex: com uma colher cortes uns bocados e colocares num tabuleiro com um pouco de água para depois reutilizares, vais sempre perder bastante como é óbvio. Podes reutilizar o subsbstrato como vais ter de comprar mais o novo fica por cima e por isso não há problema. Relativamente ao filtro eu tenho um 2213 no meu áqua de 95 litros brutos e funciona bem. Tem uma esponja azul, cerâmicas, 1 litro de bio-rio e lã filtrante. Força nisso. Abraço, Citar António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
brunosilva39 Publicado: Julho 6, 2012 Publicado: Julho 6, 2012 boas, em relação aos tapetes e ao substrato não te consigo dar melhor ajuda do que aquela que ja foi dada. em relação ao filtro, não precisas de trocar. depende do comprimento do aquário, eu tenho um 2213 num de 120L com 1metro de comprido, com esponja grossa, lã e ceramicas, sempre foi o suficiente para manter a agua como deve ser, mas nao cria a "corrente" necessária para ir arrastando os detritos do fundo, tendo precisado de ser complementado com uma aquabal. agora a aquaball foi ajudar para o aquario maior, e o 2213 continua na boa, dá é mais trabalho a limpar o fundo de x em quando, enquanto que se tiver ajuda, vai tudo parar ao filtro. cumprimentos Citar
M. Costa Publicado: Julho 6, 2012 Autor Publicado: Julho 6, 2012 Boas Ferreira, Vivas, Julgo que a melhor forma de aproveitares a cuba é por ex: com uma colher cortes uns bocados e colocares num tabuleiro com um pouco de água para depois reutilizares, vais sempre perder bastante como é óbvio. Podes reutilizar o subsbstrato como vais ter de comprar mais o novo fica por cima e por isso não há problema. Abraço, Obrigado pelas dicas. Ainda estou à espera do aqua novo. Estava a pensar fazer a mudança num fim-de-semana (ainda escrevo à antiga ) Tenho andado a pensar nisto e o plano que estou a delinear é: Desligar o filtro e remover as plantas todas com muito cuidado, excepto a cuba, por forma a evitar que se levante "poeira" Deixar assentar (daí ter o filtro desligado) e apanhar os peixes, camarões e caracóis Remover a cuba por inteiro, com auxílio duma pázita, e pô-la num tabuleiro com água Aspirar a água toda do aqua aproveitando-a, caso não fique muito suja depois de remover plantas e peixes, para o aqua novo Retirar todo o substrato e colocá-lo no fundo do aqua novo cobrindo-o com mais substrato Enraizar a cuba e depois por aí a fora Que achas? em relação ao filtro, não precisas de trocar. depende do comprimento do aquário, eu tenho um 2213 num de 120L com 1metro de comprido, com esponja grossa, lã e ceramicas, sempre foi o suficiente para manter a agua como deve ser, mas nao cria a "corrente" necessária para ir arrastando os detritos do fundo, tendo precisado de ser complementado com uma aquabal. cumprimentos Boas Bruno, Obrigado pelos comentários. O aqua tem 70x37x42. Também me passou pela cabeça por um filtro de cascata (Millenium 1000, 340 l/hr) que tenho lá em casa como auxiliar ao eheim, mas quanto menos coisas tiver dentro do aqua melhor Tal como o membro Ferreira, eu também tenho o ADA bio-rio (mas sem cerâmicas) no filtro. Acho que para lhe dar mais caudal vou passar de 2 litros de bio-rio para 1 litro e ver se o "bicho" dá conta do recado. E como vocês têm aquários de litragem semelhante ao meu futuro aqua e com experiências positivas, provavelmente até nem vou precisar de substituir o filtro. De qualquer das formas já andei a pesquisar, e acho que o eheim Eccopro 2034 (200) daria conta do recado...ou não...Ora, 600 l/h vs 440 l/h, por aqui estamos bem, mas o pior é o volume do filtro...são 2,3l vs 3l (eccopro vs 2213). Ou seja, o eccopro embora tenha um motor melhor, tem menos volume para matérias filtrantes...acho que por uns tempos vou mesmo manter-me com o 2213. Obrigado pela ajuda Citar -- Marco Costa
M. Costa Publicado: Agosto 2, 2012 Autor Publicado: Agosto 2, 2012 Para o caso de alguém aparecer aqui, criei um novo tópico que dá continuação a este. Segue o link. http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=200931 Obrigado Citar -- Marco Costa
Recommended Posts