Recommended Posts

Publicado:

Boas, olha aconselho mesmo o Cleaning shrimp como já disse o Sérgio. Eu tenho um Acanthurus leucosternon ainda pequeno e este dias andei a fazer umas mudanças no aquário notei que ganhou uns pontos brancos nesse dia (ajuda do stress), a noite enquanto via tv reparei que ele andava a roçar o corpo nas rochas e depois começou a chegar-se pro camarão no dia seguinte não tinha nada. è um camarão que faz sempre falta.

Boa sorte

Publicado:

sim, agr quando voltar de ferias vou comprar mesmo o cleaning shrimp.

como se chama o shrimp que faz isso?

thanks

Publicado:

Lysmata Amboinensis...

Eu pessoalmente também considero o Lysmata uma melhor aquisição do que o labroides pelo simples facto do camarão ser necrofago e comer os restos que se encontram no aquário, e também porque só faz limpeza nos peixes se eles assim o quiserem. O labroides por sua vez é muito dependente dos parasitas para a sua alimentação (muitos acabam por morrer no aquário) e pode mesmo importunar os peixes se tiver fome...

Quanto ao camarão podes colocá-lo já no aqua se tiveres possibilidade... tirando o cuidado na climatização do animal ao aquário, ele não necessita de cuidados especiais. A maioria deles nem necessita de grande alimentação para sobreviver pois são "scavengers"... andam sempre à procura de algo para comer.

Publicado:

Um á parte...

Uma das coisas que mais tenho notado no ciclo do cryptocarion é que ele desenvolve-se muito mais rapidamente em água mais quentes. Por isso é que geralmente quando a temperatura aumenta começam a ser postados mais casos de crypto.

Quantas vezes deixo o termostato desligado quando faço as TPAS no inverno e no dia seguinte vejo a água nos 20-21ºC e os peixes impecáveis e no Verão sobe-me 2-3ºC a temperatura e vê-se logo uma ou outra pinta em peixes mais sensíveis? Claro que depois é meter as ventoinhas no controlador e reforçar a alimentação que tudo volta ao normal...

Outro conselho... desligar os termostatos no verão para quem não tenha controladores de temperatura, isto porque os termostatos, mesmo que estejam com a água com temperatura muito superior ao valor pretendido, eles disparam regularmente para controlo de temperatura.

Posted Image
Publicado:

Sim sergio vou optar pelos Amboinensis

Neste momento nao da para comprar os camaroes, so la para o fim do mes, no entanto eu tenho mais 6 camaroes (2 lysmata debelius e 4 seticaudata) esses não vao implicar com os que ja tenho? tipo compro dois? ou mais?

sim realmente aconteceu isso dos pontos quando a temperatura foi mais alta e disparou para os 27.9... foi o maximo que ela atingiu.

eu durante o dia ainda me ligo a casa e vou ligando o A/C de x em quando... mas ao fim do mes e puxado.. ;)

abrçs

Publicado:

Normalmente os surtos estão relacionados até certo ponto com mudanças bruscas nos parâmetros principais da água - Salinidade e Temperatura

Qualquer uma destas mudanças bruscas pode provocar um surto de crypto... mas a razão não está no parasita mas sim no peixe.

As mudanças de temperatura bruscas fazem 2 coisas:

- Tal como em nós, o aumento ou decréscimo brusco da temperatura (e de forma continuada) causam choque térmico no organismo que normalmente leva ao enfraquecimento do sistema imunitário - no nosso caso apanhamos uma constipação. Conseguimos perceber que o peixe é sensível a este parâmetro quando climatizamos o peixe. É preciso não esquecer que estes animais não estão adaptados a oscilações demasiado grandes de temperatura...

- A temperatura elevada faz aumentar o metabolismo de praticamente todos os organismos do aquário, em especial o dos peixes - metabolismo aumentado significa maior consumo de O2 e consequentemente menor quantidade de O2 dissolvido na água. Isto leva ao aumento do esforço respiratório do peixe que leva invariavelmente a uma resistência menor do peixe e diminuição da resposta imunitária

As mudanças de salinidade bruscas stressam o peixe por variação repentina da quantidade disponível de O2

A subida da salinidade faz descer significativamente a % de O2 dissolvido na água aumentando o esforço respiratório (é por esta razão também que ajuda fazer hiposalinidade no peixe)

Basicamente o parasita é essencial para provocar a doença... mas é o peixe que dita o sucesso ou insucesso do parasita. Se o peixe estiver num ambiente estável, sem stress ambiental, territorial, etc, dificilmente vai deixar o parasita instalar-se em força.

• 1 mês depois...
Publicado: (editado)

Ola nbexiga

Que maldição isto dos pontos brancos agora sou eu com eles também tenho o Hepatus e o Zebrassoma pintados com pintas. Ao fim de 2 anos é a primeira vez que me aconteceu isto. Ainda por cima fico mesmo desanimado porque o teu Hepatus morreu e ja estou a ver o meu no mesmo caminho. Ja desliguei o termostato, dou comida com alho mas... ja la vão 3 dias e o hepatus ta pior, o zebrassoma nem por isso :sad2: . Não tenho UV nem os camarões ( Lysmata Amboinensis) para o cleaning shrimp...

Como esta o teu zebrassoma? Recuperou bem?

Cump

Editado por rwcl
Publicado:

Ola nbexiga

Que maldição isto dos pontos brancos agora sou eu com eles também tenho o Hepatus e o Zebrassoma pintados com pintas. Ao fim de 2 anos é a primeira vez que me aconteceu isto. Ainda por cima fico mesmo desanimado porque o teu Hepatus morreu e ja estou a ver o meu no mesmo caminho. Ja desliguei o termostato, dou comida com alho mas... ja la vão 3 dias e o hepatus ta pior, o zebrassoma nem por isso :sad2: . Não tenho UV nem os camarões ( Lysmata Amboinensis) para o cleaning shrimp...

Como esta o teu zebrassoma? Recuperou bem?

Cump

Como está a quimica da água?

Toma atenção que oscilações de temperatura podem provocar stress no peixe, e isso não é bom.

Boas Pedro Conceição

Como está a quimica da água?

Toma atenção que oscilações de temperatura podem provocar stress no peixe, e isso não é bom.

A temperatura esta a 28º e os ultimos testes que fiz foi a 1 semana...

Sal 1023

PH - 8,1

Amonia - 0,05

P04 - 1mg aqui estou com problema, ja comprei anti-fosfato mas ate agora resultado zero

No3 - 10mg

KH - 8

N02 - acabou me o teste

Por acaso faz hoje 1 mês que os transferi para este aquário novo... só uso agua natural do cabo raso e reposição é de osmose

E as minhas xenias estão a mirrar quase a desaparecer... são 3 pés pequenos.

Cump

Editado por rwcl
Publicado:

Tens ai a tua resposta...

Se pesquisares um pouco sobre esse parasita vais ver que o ciclo dele ronda esses timings. Provavelmente um deles devia ter algum parasita que se desnvolveu ate ao ponto de reproducao quando os mudaste de aqua e depois foi o tempo de o parasita passar pelas fases de cisto, esporo, etc... e agora estas a ver o resultado o fim de um mes dessa reproducao. A libertacao de novos parasitas vai de uma a varias semanas... e devera ser por isso que estas a ver os peixes mais carregados agora.

Se leres o meu ultimo post veras que o que te deves preocupar é mesmo com o pixe.

Boa sorte

Sent from my GT-I9100 using Tapatalk 2

Publicado:

Portanto o que me queres dizer é deixar por agora o ambiente do aquário mais calmo possível para não stressar os peixes, dando comida e mais nada.

Publicado:

Tens também factores que não ajudam muito, que é a Amónia. É um valor anormal e faz stressar os peixes. Obviamente que terás também Nitrato.

O ideal agora é equilibrares a água e manter o menos stress possível para os peixes. Boa alimentação, mas sem abusos maiores.

Publicado:

Ola Pedro Conceição

Então aconselhas uma boa TPA tipo 20% da minha litragem o que da 90 litros, ou não é preciso tanto? O sistema tem 450 litros aqu + sump...

Cump

Publicado:

Eu optava por fazer 10% do volume de 4 em 4 dias até os valores normalizarem.

Que agua usas?

Agua natural do cabo raso e para a reposição osmose...

Vou seguir o teu conselho Pedro. Obrigado

Publicado:

Cuidado com a água do Cabo Raso. Algumas pessoas têm feito os testes e tem acusado nitrato e alguma amónia. Faz teste, porque o problema de água pode estar aí.

Eu passei a fazer osmose + sal.

Boas Pedro Conceição

Fiquei a pensar naquilo que disseste da agua do cabo raso e quando cheguei a casa fui fazer uns teste porque ainda tenho um bidon de 20 litros guardado na garagem deve ter praí 2 semanas...

PO4 - 0,5 mg/l

NH3 - 0,08 mg/l

NO3 - 0 mg/l

PH - 8,5

KH - 7

os outros ja nao tenho...

mas com isto confirma-se aquilo que disseste sobre amónia. Os fosfatos também tem, os nitratos não...

Alguém aqui do forum que vai ao cabo raso pode confirmar estes valores???

Cump

Editado por rwcl
  • 4 semanas depois...
Publicado:

Normalmente a comida com alho e boa na prevenção de parasitas internos , o que no teu caso s pontos brancos e uma doença externa logo sinceramente não vai fazer nada contra a mesma.

Tens de procurar algo especifico para o trtamento dos pontos brancos ou se nao o quiseres fazer e esperar e ver o o sistema imunitário do peixe dá conta do recado.... o que sinceramente não faço.

Publicado:

Boa noite pessoal

:yahoo: no meu caso o hepatus recuperou a maneira, ja esta em forma. Muita comida misturada com alho, e muito pouco stress ao bicho. Que alivio biggrin.png' alt=':biggn:'>

Cump

Publicado:

A utilização de Lysmatas amboinensis para a limpeza de cryptocarium é errada assim como a utilização de Labroides dimiatus, existem vários estudos onde se verifica que os Lysmatas assim como os Labroides ajudam na limpeza do peixe mas não há relação com o criptocarium.

O facto de o criptocarium desaparecer ou ser menos visivel da parte da manha tem a ver com o ciclo do parasita.

O ideal é uma quarentena como prevenção. Agora como tratamento tens a hiposalinidade, o cobre ou um metodo que eu pessoalmente gosto bastante que é o "tank transfer method" que consiste em utilizares dois aquarios ou bidoes e fazeres a quarentena ai mudando o peixe de um bidao para o outro de 3 em 3 dias logo de manha com mudanças de água totais após os 3 dias. Mas se tiveres alguma duvida envia MP.

"Labor vince"