João Marques Publicado Junho 26, 2012 Publicado Junho 26, 2012 (editado) Boas! Tenho alguns peixes que apresentam rasgos na barbatana caudal. São pequenos rasgos e desaparecem e voltam a aparecer. E tanto me acontece com a coridora, como guppies, uma molly. Tem algum significado? Poderão, na origem, estar bactérias? (os rasgos parecem feitos por uma faca, são muito direitinhos e na horizontal...depois como que colam e desaparecem, e depois passado uns dias voltam a aparecer!!...) ....acrescento ainda que são 1 ou 2 rasgos por barbatana...não é mais que isso.... Cumps, JM Editado Junho 27, 2012 por João Marques Citar
Joao krub Publicado: Junho 26, 2012 Publicado: Junho 26, 2012 Bem, se os rasgos são assim tão direitinhos e vários peixes os apresentam, pode mesmo ser uma doença. Não serei o melhor para te ajudar, mas para que os outros consigam, tenta por aqui informação: Aquário - quanto tempo tem? ciclo do azoto ficou completo? Quantas vezes fazes TPA's? Testes - coloca aqui os valores de amónia, nitritos e PH Peixes - as guelras estão vermelhas? os peixes apresentam manchas, pontos brancos, bolinhas tipo algodão branco? A respiração deles é muito rápida (ofegante)? Apresentam talos (altos) no corpo? Talvez se colocares aqui esta informação, alguém te poderá ajudar. Abraço Citar
João Marques Publicado: Junho 27, 2012 Autor Publicado: Junho 27, 2012 Boas! O aquario tem quase um ano. Os testes apresentam valores normais. Faço TPA's todas as semanas... 20% do volume total de água. E os rasgos são o unico sintoma que alguns peixes apresentam. A maioria dos peixes não tem rasgos e estão a 100%. Quanto a alterações no aquario...só se for a temperatura, habitualmente 26º, mas nestes ultimos dias...passa para 28º a 29º Em relação à população tem vindo a aumentar devido à reprodução dos guppies....o aquario é de apenas 30 litros. Não sei se os rasgos serão sintoma de alguma sobrelotação... Cumps, JM Citar
Joao krub Publicado: Junho 27, 2012 Publicado: Junho 27, 2012 Diferenças de temperatura pode fazer aparecer íctio, mas pelo que sei isto é para temperaturas baixas (quando a temperatura baixa bruscamente). Quanto à sobrelotação, pode trazer lutas entre os peixes, mas daí a que os rasgos sejam direitinhos... não sei. Se conseguires algumas fotos disso, coloca aqui. Vai passando por aqui e mais alguém aparecerá para te ajudar. Citar
João Marques Publicado: Junho 27, 2012 Autor Publicado: Junho 27, 2012 Boas! Estive a observar o aquario hj à hora de almoço.... e só a coridora ainda apresenta o rasgo na barbatana caudal, nos outros o rasgo desapareceu....os filamentos da barbatana uniram. Ontem fiz a TPA....poderá ter ajudado! Vou estar atento para ver se os rasgos têm alguma relação com as TPA's.... Como o aquario está pró sobrelotado, digo eu, possivelmente terei de fazer 2 TPA´s por semana...ou retirar peixes! Pelos vistos este tipo de rasgos não é comum! A alguém já aconteceu algo igual? Cumps, JM Citar
Joao krub Publicado: Junho 27, 2012 Publicado: Junho 27, 2012 Em relação às TPA's e a sobrelotação, acho que é melhor fazeres isso. Também podes controlar pelos valores dos testes (se forem testes individuais).. então se vires amónia e nitritos (o PH também é importante) fazes TPA. Outra coisa, não terás qualquer decoração no aquário que seja afiada para os peixes? Também pode ser o caso de eles se cortarem. De qualquer das maneiras vai observando os peixes. Abraço Citar
João Marques Publicado: Junho 28, 2012 Autor Publicado: Junho 28, 2012 Boas João, O ph da água 7.4; Amónia 0mg/l; Nitratos: 25 mg/l São os testes que tenho. Pelo teste dos Nitratos dá para ver quando devemos fazer uma TPA? Quais os testes que nos indicam que devemos fazer TPA? E já agora acima de que valores devemos fazer TPA? Ando a desconfiar do Ancistrus....Na hora da refeição é muito protector da comida. Poderá ser o causador dos rasgos!!!? vou estar atento...o peixe que ele mais consegue perseguir é a coridora...pois tb é um peixe de fundo.... Para já, não me estou a preocupar muito... e espero que não seja nada de especial...e algo passageiro... Obrigado, JM Citar
Joao krub Publicado: Junho 28, 2012 Publicado: Junho 28, 2012 Boas, Em primeiro lugar devias ter um teste de Nitritos também. A amónia a 0 mg/l é bom, mas não sabes que nitritos tens. Deves fazer TPA quando a amónia e/ou nitritos dá acima de 0 (zero), ou seja, nem que seja 0,5 mg/l ---- podes fazer TPA de 20% da água. Se os valores forem muito altos, nesse caso convém fazer TPA de 50%. Deves usar um acondicionador também. Os ancistrus são pacíficos para os outros peixes, só os machos ancistrus é que costumam não se dar bem. Mas também pode haver o caso de ele atacar os peixes, mas... Citar
TonyCh Publicado: Junho 29, 2012 Publicado: Junho 29, 2012 Deves fazer TPA quando a amónia e/ou nitritos dá acima de 0 (zero), ou seja, nem que seja 0,5 mg/l ---- podes fazer TPA de 20% da água. Se os valores forem muito altos, nesse caso convém fazer TPA de 50%. Deves usar um acondicionador também. Está certo mas apenas durante o ciclo inicial e em casos de emergências. De resto fazemos TPA's semanais ou bi-mensais de acordo com a acumulação de nitratos. É tentar manter sempre abaixo dos 40ppm. De qualquer forma é preferível fazer trocas semanais de 20% do que trocas bi-mensais de 50%. Em caso de fertilização intensa, TPA's de 50% uma vez por semana são a norma. Abraços Tony Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
João Marques Publicado: Junho 29, 2012 Autor Publicado: Junho 29, 2012 Boas! Obrigado João e Tony. Eu já tinha lido qq coisa acerca de TPA relacionadas com os Nitratos...e um valor de referencia 50 ppm. Vou seguir o conselho do Tony. ´Reparei que o Tony tem um ancistrus na imagem de perfil (era inicialmente o peixe que eu considerava mais feio, mas actualmente um dos meus preferidos) Aqueles "picos" na frente da cabeça...são duros? Isto é, poderão ser usados para defesa? O ancistrus que tenho é pacifico. Na hora da refeição defende a sua comida, afastando os que se aproximam...podendo aí causar alguns danos!!? cumps, JM Citar
TonyCh Publicado: Junho 29, 2012 Publicado: Junho 29, 2012 (editado) os "picos" são moles pois a função deles é atrair fêmeas. É de crença comum que os "picos" representem pequenos ancistrus bebés pois as fêmeas estão mais predispostas a deixar os ovos com machos que já estejam a cuidar de ninhadas. Os ancistrus também têm umas "garras" na zona por debaixo dos olhos, no final da cabeça que normalmente estão retraídas mas que em caso de defesa ou intimidação são expostas... quem não está habituado, fica muito surpreendido quando vê aquelas unhas a saírem do bicho mas mesmo essas, não são muito duras e servem mais para intimidar do que para matar. Isto não quer dizer que um ancistro não seja capaz de matar outro peixe na defesa da sua ninhada. Há casos relatados em que mataram, sem problemas, outros peixes que insistiram em avançar para cima dos filhos. O ancistrus, nessa altura dá a vida pelos filhos. Não interessa se o peixe invasor/atacante tem 1 ou 20 cm... vai defender a toca até a morte... seja a dele ou do inimigo. Abraços Tony Editado Junho 29, 2012 por TonyCh Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
Recommended Posts