Recommended Posts

Publicado:

Boa tarde.

Eu comprei a um amigo meu 2 escalares iguais ao desse topico e meti no aquario já por ai 1 semana e eles andam sempre escondidos e nao comem, andam timidos nao andam a passear etc...

O que é que eu posso fazer?

Cumprimentos

Olá é difícil dizer com certeza qual será o problema...

O stress inicial da adaptação poderá ser uma causa...

ou algum parâmetro da água, ou algum peixe mais agressivo nesse novo aquário...

é difícil dizer sem mais informação

deves testar os parâmetros e ver se estão ok e ver se há lutas ou perseguições...

cumprimentos

Vitor Esculcas

Publicado:

Olá é difícil dizer com certeza qual será o problema...

O stress inicial da adaptação poderá ser uma causa...

ou algum parâmetro da água, ou algum peixe mais agressivo nesse novo aquário...

é difícil dizer sem mais informação

deves testar os parâmetros e ver se estão ok e ver se há lutas ou perseguições...

cumprimentos

Eles agora andam a comer bem, os parâmetros estão bem.

Agora o que falta e conhecer o dono. xD

Cumprimentos

• 2 meses depois...
Publicado:

Viva Vitor,

Esse layout está óptimo e a fauna vai adorar :)

Abraço, David

Publicado:

Viva Vitor,

Esse layout está óptimo e a fauna vai adorar :)

Abraço, David

Olá David

Também acho, por exemplo, as metae, que antes raramente as via, agora andam muito mais ativas e mais fáceis de observar, apesar de nas fotos não aparecerem...

Os teus Limnobium laevigatum forma divididos entre este aquário e um de criação de A. abacaxis para se multiplicarem...Mais uma vez obrigado...

Cumps

Vitor

Vitor Esculcas

• 2 semanas depois...
Publicado:

Olá a todos

Mais uma postura (a primeira no novo layout):

7zrz.jpg

Os pais:

tk2c.jpg

Fêmea à esquerda e pai à direita, este último é a primeira vez como progenitor. A fêmea, já veterana em posturas, trocou de macho…

Este é geneticamente superior ao outro macho que tenho, e que anda escorraçado pelo casal…

1x69.jpg

Um pequeno vídeo da prole já a rabiar…sempre de fraca qualidade, a máquina não ajuda muito…

https://www.youtube.com/watch?v=hVh1Gban4dQ

Obrigado

Vitor Esculcas

Publicado:

Boas,

Grandes meninos que aí tens! Parabéns pelo sucesso :)

Podias era dar um setup completo do teu aquário

Abraço,

Bruno

Publicado:

Boas,

Grandes meninos que aí tens! Parabéns pelo sucesso :)

Podias era dar um setup completo do teu aquário

Abraço,

Bruno

Olá Bruno

Obrigado

O meu aquário é de 90x45x45, a iluminação é de iodetos de mercúrio (150W) - 2 horas - e duas florescentes compactas de 36W - 6 horas. É um modelo NA já com alguns anos que eu comprei em segunda mão.

A filtragem é feita por um JBL CRISTALPROFI E901. Um aquecedor JAGER de 250W.

O substrato é areia de filtro de piscina e por baixo da parte com plantas tem um pouco de Elos Botton mineral antigo misturado com Dupla Graund (provenientes do antigo layout).

As plantas vieram quase todas do layout antigo: Echinodorus sp., Echinodorus tenellus, Cabomba piauhyensis, Tiger lotus red e Limnobium laevigatum, algumas ainda muito pequenas.

Acho que é tudo.

Obrigado

Vitor Esculcas

Publicado:

Olá Bruno

Obrigado

O meu aquário é de 90x45x45, a iluminação é de iodetos de mercúrio (150W) - 2 horas - e duas florescentes compactas de 36W - 6 horas. É um modelo NA já com alguns anos que eu comprei em segunda mão.

A filtragem é feita por um JBL CRISTALPROFI E901. Um aquecedor JAGER de 250W.

O substrato é areia de filtro de piscina e por baixo da parte com plantas tem um pouco de Elos Botton mineral antigo misturado com Dupla Graund (provenientes do antigo layout).

As plantas vieram quase todas do layout antigo: Echinodorus sp., Echinodorus tenellus, Cabomba piauhyensis, Tiger lotus red e Limnobium laevigatum, algumas ainda muito pequenas.

Acho que é tudo.

Obrigado

Boas,

Reparei especialmente no filtro, estou a pensar em comprar esse para um de 240L. Gostas do trabalho que o filtro faz? Achas um filtro eficiente? Queria saber se vale a pena o investimento.

Cumps,

Bruno

Publicado:

Boas,

Reparei especialmente no filtro, estou a pensar em comprar esse para um de 240L. Gostas do trabalho que o filtro faz? Achas um filtro eficiente? Queria saber se vale a pena o investimento.

Cumps,

Bruno

Olá Bruno

Eu não desgosto do filtro mas se tiveres oportunidade de comprar um melhor, seria preferível.

Isto porque já o tenho há quase 3 anos e a nível da qualidade de construção de alguns plásticos não é a melhor. Já tive de substituir a borracha que veda a cabeça do filtro e tive que a mandar vir da Alemanha, cá não encontrei. Mais, alguns plásticos dentro do filtro não são da melhor qualidade, já parti alguns. De resto, ruido, consumos e caudal acho razoável para o preço.

Cumps

Vitor Esculcas

Publicado:

Uma pequena atualização

24ye.jpg

bs1j.jpg

Devido à grande agressividade deste novo casal em relação aos outros leopoldi, tive que retirar estes últimos e ficar apenas com o casal neste aquário.

Uma entrada, um casal, espero que seja um casal a suposta fêmea ainda me deixa dúvidas, de A. abacaxis resultante de uma postura de um casal que tenho noutro aquário...

7l25.jpg

Obrigado

Vitor Esculcas

Publicado: (editado)

Boas,

A melhor parte de todas do nosso aquário é quando vemos que existe reprodução. Prova que existe uma boa qualidade de vida nesse mundo aquático.

Parabéns! :)

Já agora que comida dás aos teus escalares?

Cumps,

Bruno

Editado por bruno92
Publicado:

Obrigado Bruno

Aos adultos dou comida seca de pellests e flocos de várias marcas, sera, hikari, ... e alguma comida congelada, artémia.

Quando quero fazer vingar uma postura quer de leopoldis quer de abacaxis,o melhor é artémia recém eclodida e microvermes.

Vitor Esculcas

Publicado:

E para os filhotes? Achas que pode dar-se infusórios?

Eu nunca dei diretamente mas nos aquários de crescimento tenho sempre musgo que já possui microorganismos associados...

É uma questão de tentares, acho que se não for em exagero, de forma que a água fique poluída, mal não deve fazer. Mas, para escalares, que os alevins são relativamente grandes, a melhor comida deverá ser a artémia recém eclodida.

Apesar de estes últimos que estou a criar à parte só estou a dar microvermes e Hikari FIRST BITES e estão a crescer mas mais lentamente e com mais baixas.

Vitor Esculcas

Publicado:

Eu nunca dei diretamente mas nos aquários de crescimento tenho sempre musgo que já possui microorganismos associados...

É uma questão de tentares, acho que se não for em exagero, de forma que a água fique poluída, mal não deve fazer. Mas, para escalares, que os alevins são relativamente grandes, a melhor comida deverá ser a artémia recém eclodida.

Apesar de estes últimos que estou a criar à parte só estou a dar microvermes e Hikari FIRST BITES e estão a crescer mas mais lentamente e com mais baixas.

Talvez seja melhor a artémia então. Eu não tenho experiência na criação, mas acho que artémia será fácil de criar. Onde costumas comprar essas comidas? Eu ando a ver em sites e ainda não encontrei

Publicado:

Talvez seja melhor a artémia então. Eu não tenho experiência na criação, mas acho que artémia será fácil de criar. Onde costumas comprar essas comidas? Eu ando a ver em sites e ainda não encontrei

As comidas da marca hikari e os ovos de artémia comprei em lojas on line de patrocinadores daqui do fórum e as culturas de arranque das comidas vivas adquiri de pessoal daqui do fórum. Se tiveres mais alguma dúvida manda-me um MP que eu tento te esclarecer.

Vitor Esculcas

Publicado:

Parabéns pelo maravilho aquário que tens :drool3:

demonstra grande habilidade em termos de layout e de grande paixão pelos animais que tens!!

Publicado:

Parabéns pelo maravilho aquário que tens :drool3:

demonstra grande habilidade em termos de layout e de grande paixão pelos animais que tens!!

Obrigado Nuno

Paixão pelos animais, sim sem dúvida, agora grande habilidade em termos de layout, é exagero teu, apenas tentei recriar um ambiente mais natural de maneira que os peixes se sentissem mais à vontade.

Cumps

Vitor Esculcas

• 3 semanas depois...
Publicado: (editado)

Uma pequena atualização...

Entrada de 2 Mikrogeophagus altispinosus já que agora apenas tenho neste aquário um casal de leopoldis.

k5nm.jpg

4qo9.jpg

https://www.youtube.com/watch?v=vbMD6lDgI5Y

O engraçado é que os comprei aqui em Viseu numa loja, por um preço que considero em conta, já que estavam misturados identificados como ramirezis.

Estou bastante satisfeito com o seu comportamento, muito curiosos …

E agora algo que me deixou bastante contente apesar de nesta classe terem apenas concorrido 4 fotos :dance:

mnoa.jpg

http://angelfishbreeders.org/2013PhotoContestWinners.htm

Obrigado

Editado por vesculcas

Vitor Esculcas

Publicado:

Viva amigo,

Eu também tenho um casalito altispinosa no meu aqua, e são mesmo engraçados. Já tiveram 2 posturas mas não os consegui fazer vingar, pois ao 2º dia o pai destruia o ninho e comia os ovos. Tenho que começar a fazer como faço com os ancistrus... Põem os ovos e pego neles e meto-os numa maternidade.

Boa sorte para os novos meninos também!

cumps, David

• 2 semanas depois...
Publicado:

Boas,

Para quem dizia que o layout não era grande coisa, toma lá um prémio, só para te calares. biggrin.png' alt=':biggn:'>

Muitos Parabéns!! :dance:

Eu também já tive uma postura de escalares, mas num comunitário. Não retirei os ovos, porque não tinha onde os colocar, na altura.

Pensei que acabassem papados, mas o casal defendeu tão mal ou tão bem os alevins, que sobreviveram 22 até à idade adulta.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Publicado:

Boas,

Para quem dizia que o layout não era grande coisa, toma lá um prémio, só para te calares. biggrin.png' alt=':biggn:'>

Muitos Parabéns!! :dance:

Eu também já tive uma postura de escalares, mas num comunitário. Não retirei os ovos, porque não tinha onde os colocar, na altura.

Pensei que acabassem papados, mas o casal defendeu tão mal ou tão bem os alevins, que sobreviveram 22 até à idade adulta.

Obrigado capagebe

Eu no comunitário nunca consegui fazer vingar os alevins tive sempre que os separar e criar à parte, senão eram todos papados...

Cumps

Vitor Esculcas