Recommended Posts

Publicado (editado)

Longe vai o tempo em que em diversas montagens mantive entre outros, Reds, Super Tigers e CRS mas sem grande sucesso devido à falta de tempo maioritariamente. O bichinho não morreu e nos primeiros dias de Janeiro deste ano montei um aquário dedicado novamente aos CRS.

Setup:

Aquário: 40*40*30(a)

Filtro: EHEIM 2213 Plus

Termostato: 50watts

Substrato: Ada New Amazónia (aprox 6/7 litros)

Flora: Musgos essencialmente java

Fauna: Inicialmente 4 CRS grade S e 1 SS by Fábio Silva (2 fêmeas + 3 machos)

Hardscape: Tronco ramificado com todos os ramos cobertos com musgo

Muito tempo perdido pelo Fábio Silva a dar-me dicas e conselhos (os quais agradeço bastante) e finalmente o projecto estava a avançar.

Finalmente entraram os camarões no dia 07/03/2012. Óptimas cores, óptima qualidade e muita paparoca da boa (O Fábio ofereceu-me uma parte da sua papa caseira aquando da compra dos camarões) , dia 12/04/2012 apareceram as duas fêmeas ovadas:

Dia 20/06/2012 o aquário estava assim:

[media=]

Apesar da fraca qualidade do video penso que é perfeitamente perceptível a evolução que o aquário sofreu mais que não seja no número de habitantes. :P

Queria agradecer a todos os que me ajudaram neste processo mas essencialmente ao Fábio. Não estava planeado mostrar o meu aquário aqui mas depois das últimas mensagens que trocamos senti que tinha que o fazer mais que não fosse em tributo por toda a ajuda e paciência.

Editado por NunoCAST
Publicado:

Parabéns Nuno,

Essa colónia vai no bom caminho... Vejo muito juvenis nesse aqua!!

Vai actualizando assim que aches necessário.

Cumps

RF

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

Publicado:

Obrigado Ricardo, realmente a coisa está a correr até melhor do que o que eu tinha planeado, vamos lá ver como se aguentam eles com o calor, tenho conseguido manter a 25ºC esperemos que não suba muito mais.

Abraço,

NunoCAST

Publicado:

boas

excelente colonia mesmo, achas que estas a ter evolução em termos de grade´s nos juvenis?

parabens

abraço

Publicado:

Ainda é cedo para ver evolução significativa, é preciso um pouco mais de selecção para ter uma colónia com, maioritariamente, grades superiores.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Publicado:

Tal como o Ricardo disse e bem, ainda é muito cedo, neste momento ainda a primeira geração que nasceu cá em casa é juvenil (apesar de estarem praticamente do tamanho dos adultos que adquiri ainda não se reproduzem). De qualquer forma estou bastante contente com o desenvolvimento desta colónia. Comprei maioritariamente grade S mas nasceram bastantes SS.

Apesar de terem sido um bocadinho mais caros do que algumas outras alternativas, valeu bem a pena comprar ao Fábio e é na altura em que eles se começam a reproduzir que se dá mais valor ao investimento inicial! :P

Abraço,

Nuno Castanheiro

Publicado:

Apesar de terem sido um bocadinho mais caros do que algumas outras alternativas, valeu bem a pena comprar ao Fábio e é na altura em que eles se começam a reproduzir que se dá mais valor ao investimento inicial! :P

Pois aí está uma permissa muito importante,...., a base genética dos mesmos e a sua linhagem.

Publicado:

ola boas a todos

eu sou novo aqui no forum mas ja tenho alguma experiencia com camarões , mas tenho de te dar razão pois quando se compra camarões de boa qualidade so custa e no momento do investimento porque depois começa se a dar o valor da qualidade quando começa mos a ver o resultado da descendencia

parabens gosto muito do teu aqua e da tua colonia abraço

Publicado: (editado)

Eu tive o azar de me ter metido pelo barato antes destes camarões terem vindo parar ao meu aquário (anda por ai o tópico) e agora sim percebo o porque de a linhagem ser tao importante.

Vou ver se consigo ter a minha maquina esta semana para fazer um video com melhor qualidade.

Obrigado a todos

Editado por NunoCAST

Este ainda não está óptimo mas está melhor que o anterior. :)

[media=]

[/media]

Abraço,

Nuno Castanheiro

Edit: Se tiverem alguma sugestão a nível de layout, sou todo ouvidos. No inicio a intenção foi apenas torná-lo perfeito para os camarões, tenho aparado o musgo junto aos ramos do tronco, apesar de já esta novamente a precisar, e nada mais.

Editado por NunoCAST

Boas,

Grandes brancos, parabéns!!

Obrigado João Lopes

Andava aí uns reds, não era?

Estava a ver que ninguém reparava! :P Anda só uma fêmea Sakura que estava perdida e ficou por aqui temporariamente.

Editado por NunoCAST
  • 2 semanas depois...
Publicado:

Viva Nuno.

Desde já os meus parabéns!

Tens feito um bom trabalho e vejo que tens seguido todas as indicações que te dei, continua com uma manutenção regular e mais uma vez volto a dizer nada de pressas, a paciência é o que mais se precisa com camarões.

Os brancos dos jovens que levas-te como disse na altura vão manter-se bons e dá para ver isso nas novas gerações que ai tens. Deixa que a colónia aumente para um numero considerável e depois começa com a selecção, o melhor é retirares os grade A (montas outro aqua :medieval_mace: ) e deixas só os S e SS. Assim consegues cada vez mais melhorar os brancos.

Nada de descuido e falhas na manutenção senão perdes esses pequenos que andam por ai.

Desejo-te toda a sorte com eles!

Vai actualizando o tópico.

Abraço

Mais uma invenção (não minha mas que vi por ai)

dsc09349yj.th.jpg

(Carregar para ampliar)

Fiz esses esconderijos utilizando canas comuns que o meu avo tem a secar a cerca de um ano para usar depois como suporte para tomateiros, conhecem alguém que já tenha usado ou acham que há algum inconveniente em usar a cana comum em vez do bamboo como se costuma ver neste tipo de esconderijos? Neste momento estão a passar por todas as fases de um tronco dito normal, estiveram num garrafão com agua e muito sal durante 24h, num garrafão só com agua doce durante 24h hoje montei as estruturas (uni 5 tubos com fio de pesca) e eles já estão a fungar (ficar com aquela nhanha branca). Ainda não os meti no aquário definitivo (este dos camarões), estão pelos outros aquários cá de casa pelo menos mais uns dias.

O que vos parece? Acham que é seguro?

Abraço e obrigados a todos por participarem neste tópico.

Editado por NunoCAST
Publicado:

Boas Nuno

Eu fiz o mesmo, mas com tubos em PVC e pus musgo em cima, quase não se notam os tubos!

Com canas não sei, mas depois de sair essa nanha e apos a fervedura devem ficar bons...

Publicado:

Bem, pelo que tenho visto em dois aquários, um com camarões (ainda não meti neste) e um comunitário, aparentemente é seguro utilizar este tipo de esconderijos, os peixes não se ressentiram e os camarões também não.

O diâmetro apesar de tudo era demasiado e acabei por fazer outros que estão também de molho com a parte mais fininha das canas. Já nem sei o que fazer a tanto esconderijo! :P

Abraço,

Nuno Castanheiro

Publicado:

E optei por não meter cascas de coco neste ( Tenho no comunitário) porque tem tendência a acumular muito lixo la dentro e são demasiado grandes. Esta solução parece-me melhor, mas claro, são gostos! :P

Abraço,

Nuno Castanheiro

Publicado:

Ficam umas fotos dos esconderijos no aquário de testes:

Esconderijos pequenos a frente e grandes atrás:

dsc09358z.th.jpg

Skeleton retirado deste aquário:

dsc09357c.th.jpg

SS com brancos menos bons que retirei deste aquário

dsc09355r.th.jpg

• 1 mês depois...

Após algum tempo sem actualizar, as novidades não são muitas mas a colónia continua a evoluir favoravelmente. Não tarda vou ter que começar a despachar excedentes para ir apurando as grades mais elevadas.

A qualidade não é das melhores mas penso que chega para avaliarem a evolução.

Abraço,

NunoCast

Editado por NunoCAST
Publicado:

Brutal.

Espero ver o meu aqua assim daqui da uns 3 meses ahahah

Tenho um tópico aberto, tb podes ir ver o meu projecto de CRS :)

Publicado:

Muito bom Nuno,

Vai no bom sentido!!!