Aquário de Invertebrados


Nuno_Alves

Recommended Posts

Boas.

Estou a pontos de desmontar o meu Nano (50x30x25), que teve um grande acidente derivado a umas obras cá em casa e nunca recuperou a 100%, e estou a pensar em fazer uma montagem para albergar Neocaridina Zhangjajensis "White Pearl" (é assim? o google está tão longe :D), crs ou tigers, e estou a pensar juntar um ou dois caracóis à mistura, ainda não sei se planorbis ou se outra espécie qualquer.

 

Material que já tenho:

-Akadama

-Filtro aquaclear 70 com um crivo diy para não engolir os ancistrus cirrhosus que lá estão a engordar para passar para o aqua de 120lt, mas se nascer pequenada acho que vão lá dar com as costas dentro, talvez o dia 13 de Agosto traga um eheim 2211 :P

-Calha pll36w lampada 6500k (tem um ano estou a pensar mudar a lâmpada)

-aqua 50x30x25 - CxAxL

-Lemna Minor - vai dar bastante jeito para tapar os 36w de luz da pll

-Comida para camarões shirakura e hikari

 

Material a adquirir:

-Pedras ou tronco - estou a ponderar ir buscar uns basaltos rolados à praia ou comprar um tronco ou talvez arranjar um cepo de videira que me encha as medidas

-Musgo de java - estou a ponderar em pelia ou riccardia caso faça a montagem com pedra, fissidens caso faça com tronco

-Plantas de baixa manutenção - criptocorynes, anubias, fetos java, cladophora

-Seachem Purigen - acredito que este produto venha a fazer a diferença a nível da estabilidade da fauna, uma vez que actua contra os nitratos (eu sei que os termos técnicos não são estes :P)

-Pedra de minerais daquelas que se utilizam nos aquas de camarões, acho que a borneowild tem isso

-Pinhas de amieiro - muitas pinhas de amieiro, tenho que arranjar maneira de as apanhar

-Talvez venha a adquirir uns cilindros de bambú.

 

 

Por enquanto é tudo, aceito criticas, opiniões, dinheiro, camarões é só questão de se falar

 

Cumps

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Nuno acho que tens tudo bem planeado :) fizes-te bem o tpc!!

 

Os Neocaridina Zhangjajensis "White Pearl" mudaram de nome e agora são Neocaridina Palmata "White Pearl" foram feitos estudo geneticos e descobriu-se que foram mal catalogados ;)

 

Coloca antes outra flutuante a lemna faz muita sombra e é pouco eficaz. O seachem purigen nunca usei.

Mãos à obra que o pessol quer é fotos :).

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Fabio. Antes de mais o meu obrigado pela tua resposta.

Em relaçao à planta flutuante tenho estado a crescer um pouco de riccia que me deram, será uma opção a ter em conta? Ou é mesmo melhor procurar uma planta tipo a lemna mas que não fique tão compacta?

Quanto ao nome dos White Pearl fico bastante satisfeito por terem mudado o nome... Primeiro ganha a ciência, pois é sempre mais um avanço, depois ganho eu porque escrever um nome daqueles sem o google ao lado deus me livre...

Já fui buscar as pedras à praia, são exactamente aquilo que pretendia, arredondadas e polidas pela rebentação. Agora quero é arranjar uns galhos para entrelaçar entre pedras e amarrar lá um pouco de musgo de java.

Depois é tratar muito bem tudo e começar a preparar para mais um dia de volta do aquario.

 

Outra pergunta que caracois são recomendados para manter com estes meninos?

 

Mais uma vez o meu obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para plantas flutuantes mais vale optares por http://www.tropica.com/en/plants/plantdescription.aspx?pid=011 ou http://www.tropica.com/en/plants/plantdescription.aspx?pid=128 ou ainda http://www.tropica.com/en/plants/plantdescription.aspx?pid=063.

 

Já tive/tenho estas plantas e sou fã.

 

Em relação ao material de hardscape eu aconselhava-te troncos - baixam o ph e os shrimps adoram, e pedras mais rugosas para permitir esconderijos às crias e por ser mais fácil para agarrar musgos, fetos, etc.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Obrigado pela sugestão das plantas. Gosto bastantante da (P i s t i a) Espécie inserida no DL 565/99. Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal stratiotes, mas qualquer uma das 3 vai ser uma opção válida, eu só quero mesmo que as flutuantes me previnam um excesso de luz a entrar na coluna de água.

Em relação ao hardscape eu tenho um grave problema com os troncos... Nunca encontro um que me encha o olho...Má sorte minha talvez. Pedras já tenho alguns basaltos rolados, que estão em banho de lixivia e depois vão até à panela. Há tempos apanhei uns pedaços de raiz de urze, pode ser que sirvam para alguma coisa

 

Mais uma vez o meu obrigado

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pequena evoluçao no projecto:

Trouxe um tronco da gad hoje de manha e conto arranjar mais um entretanto, este tem alguns sitios para prender rizomas, como tenho anubia nana e feto de java sempre da para aproveitar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais