Apoxyomenos Publicado Junho 19, 2012 Publicado Junho 19, 2012 Boas Tenho já há mais de 2 anos um aquário com Discus. Com o aumento da indisponibilidade, queria alterá-lo para algo que necessitasse de menos mudanças de água, de menos cuidados com as plantas (e gastos com fertilizantes e CO2) e também não necessitasse de tanta iluminação. Tenho neste momento 2 T5 de 54W ligadas 10h/dia e gostava de conseguir ligá-las apenas 8h (Troika a quanto obrigas). O aquário tem 120x50x60 e tenho um filtro eheim 2075 a funcionar + um interno que pretendo desligar. Podem ver tudo aqui http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=139209 Portanto a ideia era, com aquilo que tenho, fazer algo menos oneroso, quer em termos de manutenção, quer em termos energéticos. Será possível? O que me aconselham?
Diogo Lopes Publicado: Junho 19, 2012 Publicado: Junho 19, 2012 Olá, Com o teu aquário podes fazer um malawi sem problemas, mas tens que escolher as espécies com algum cuidado. Os 120 cm de frente são mesmo o mínimo para poderes avançar neste biotopo. Abraço, Diogo
Apoxyomenos Publicado: Junho 19, 2012 Autor Publicado: Junho 19, 2012 Obrigado! E em termos de consumo energético? Achas que consigo reduzir a temperatura do termostato para os 26º e a luz para as 8h? Com estes peixes só consigo manter valisnérias (acho eu)... Aconselhas algumas espécies em particular?
Diogo Lopes Publicado: Junho 19, 2012 Publicado: Junho 19, 2012 (editado) E em termos de consumo energético? Achas que consigo reduzir a temperatura do termostato para os 26º e a luz para as 8h? Com estes peixes só consigo manter valisnérias (acho eu)... Aconselhas algumas espécies em particular? Muda para leds! Colocas uma fita de 5 metros que gasta uns 20w e dá a mesma luz! Para as valianérias e anubias é mais do que suficiente. Quanto à temperatura podes até baixar para os 25! Quanto aos peixes coloca juvenis e de preferência dos menos agressivos. Deixo-te algumas sugestões: Pseudotropheus saulosis Pseudotropheus itungi ou msuli (nunca os 2 juntos porque se cruzam) Metriaclima estherae (eu tenho uma boa experiência com eles) Labidochromis nkata bay Penso que ficas com um aquário equilibrado em termos de comportamentos e agressividade. Começa com 4 ou 5 peixes de cada para depois seleccionares casais ou trios. Abraço, Diogo Editado Junho 19, 2012 por Diogo Lopes
Recommended Posts