Recommended Posts

Publicado

Boas

Tenho já há mais de 2 anos um aquário com Discus.

Com o aumento da indisponibilidade, queria alterá-lo para algo que necessitasse de menos mudanças de água, de menos cuidados com as plantas (e gastos com fertilizantes e CO2) e também não necessitasse de tanta iluminação.

Tenho neste momento 2 T5 de 54W ligadas 10h/dia e gostava de conseguir ligá-las apenas 8h (Troika a quanto obrigas).

O aquário tem 120x50x60 e tenho um filtro eheim 2075 a funcionar + um interno que pretendo desligar.

Podem ver tudo aqui

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=139209

Portanto a ideia era, com aquilo que tenho, fazer algo menos oneroso, quer em termos de manutenção, quer em termos energéticos.

Será possível? O que me aconselham?

Publicado:

Olá,

Com o teu aquário podes fazer um malawi sem problemas, mas tens que escolher as espécies com algum cuidado. Os 120 cm de frente são mesmo o mínimo para poderes avançar neste biotopo.

Abraço,

Diogo

Publicado:

Obrigado!

E em termos de consumo energético? Achas que consigo reduzir a temperatura do termostato para os 26º e a luz para as 8h?

Com estes peixes só consigo manter valisnérias (acho eu)...

Aconselhas algumas espécies em particular?

Publicado: (editado)

E em termos de consumo energético? Achas que consigo reduzir a temperatura do termostato para os 26º e a luz para as 8h?

Com estes peixes só consigo manter valisnérias (acho eu)...

Aconselhas algumas espécies em particular?

Muda para leds! Colocas uma fita de 5 metros que gasta uns 20w e dá a mesma luz! Para as valianérias e anubias é mais do que suficiente. Quanto à temperatura podes até baixar para os 25!

Quanto aos peixes coloca juvenis e de preferência dos menos agressivos. Deixo-te algumas sugestões:

Pseudotropheus saulosis

Pseudotropheus itungi ou msuli (nunca os 2 juntos porque se cruzam)

Metriaclima estherae (eu tenho uma boa experiência com eles)

Labidochromis nkata bay

Penso que ficas com um aquário equilibrado em termos de comportamentos e agressividade. Começa com 4 ou 5 peixes de cada para depois seleccionares casais ou trios.

Abraço,

Diogo

Editado por Diogo Lopes