Bolhas grandes e pequenas


Joao krub

Recommended Posts

Isto está a dar cabo de mim!

Cheguei agora a casa, e um dos barbos está a ficar com a cauda e a barbatana de baixo "comida". Temo que seja tarde demais para o salvar... não tenho qualquer tipo de aquário hospitalar. No entanto vou ter de tomar medidas para que não se alastre para os outros peixes.

Existem várias doenças que se relacionem com este caso.

Algum medicamento geral?

 

Meia volta e começo tudo de novo...!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 110
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Simplesmente não consigo tirar foto ao barbo. Continua com o comportamento normalíssimo dos barbos, sempre de um lado para o outro com bastante rapidez. Come bem, não vai à superfície respirar, não fica quieto sequer 3-5sec, cores muito vivas.. fora as barbatanas está normal.

São apenas 2 neste momento e gostam de nadar pelo aquário todo.

 

Penso ter lido que um aumento de temperatura pode causar feridas nas barbatanas (posso estar errado)... Sim, continuo com problemas de temperatura (estava nos 31.4ºC). Testes vou fazer amanhã, mas isto parece parasitas.... AAAAAAAH!

 

Vou ter que deitar remédios no aquário e não queria nada (já não tenho carvão activado, logo terei mais sucesso nos tratamentos, certo?)

 

É parecido com isto mas a barbatana não está tão desgastada como esta mas: http://www.portalnetuno.kit.net/imagens_corpo/caudacomida.jpg

 

Uma ajudinha?

Editado por Joao krub
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Devido a lutas, dúvido. Só tenho corys e os 2 barbos. O macho é que apresenta os danos na barbatana. Será que a mulher é que lhe dá porrada (brincando um pouco com a situação)? É normal eles andarem uns atrás dos outros já que são peixes de grupo.

 

Estou condenado a "esperar para ver". Cada passo que dou, parece que ando 2 para trás. Eu sei que não é fácil, mas porra um descanso? :)

 

Sim, parece um pouco de finrot... mais ou menos (como dizes, pode ser tanta coisa..). Não aconselhas nada de nada? Um tratamento geral que não faça mal aos outros peixes? Vou andar em cima deles a ver se os outros não apanham o mesmo.

 

Talvez pegar no peixe e adeus? Se for finrot é contagioso! Ai...

 

Obrigado na mesma Tony!

Editado por Joao krub
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se nao tens um aquário hospital (tipo cubo vodafone?) não há muita coisa a fazer senão esperar. Eutanasiar o animal talvez seja exagerado nesta fase pois não sabes o que é e talvez não seja finrot. Podes aplicar baktopur da Sera no aquário mas isso provavelmente vai te afetar um pouco as batérias no filtro... que tal banhos diários de 30 minutos? Já li sobre isso muitas vezes.

 

Pegas num recipiente para 2L de água ou isso. Enches com água do aquário, colocas o baktopur (dose 3-5 vezes mais alta que o normal) e colocas o peixe durante 30 minutos lá. Depois voltas a devolver o peixe ao aquário e deitas fora a água... fazendo isso durante uma semana devia resolver o problema se for de origem bacteriana.

 

TPA's mais regulares e menos espaçadas para garantir a qualidade da água no aquário também ajudam.

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho aqui uma coisa parecida com o cubo da vodafone que posso usar (não estava a pensar precisar do hospital tão cedo), mas lógico que nao esta pronto a receber peixes e muito menos doentes (posso retirar um pouco da água do principal e colocar lá, mas sem filtro? :/)

Também pensei no baktopur (Sera, claro), mas não queria usar no aquário.

 

Ai, estou confuso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então faz os banhos. a vantagem é que não precisas de filtro adicional, não expões os outros peixes ao tratamento e podes usar doses muito mais concentradas que o peixe aguenta os 30 minutos.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se o queres isolar mesmo, enche o cubo com água do aquário, repõe agua nova no aquário principal. A partir dai, faz TPA's diárias no cubo (20%-30%) e não precisas de filtro. Tens é que fazer TPA's diárias com água tratada/repousada.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço imenso a tua ajuda Tony.

 

Vou fazer isso já que parece ser a minha única solução. Espero bons resultados.

 

Bem, tenho de ir que amanha é dia de trabalho e tenho de começar já isso que é mais trabalho!

 

Abraço e obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João,

 

Porque não tentas filmar o barbo em vez de lhe tirares uma foto? Com peixes desses é sempre muito mais fácil assim. A maioria das máquinas e telemóveis filma, é a melhor maneira! ;)

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

também tentei filmar mas não dá para ver nitidamente o problema nas barbatanas, e se amplio a imagem para ver melhor torna-se complicado "caçar" o barbo no ecrã.

 

Comecei a fazer o que o Tony me disse... vamos lá ver.

 

No entanto estou a pensar (já estava a pensar):

 

Comprar um nano. Posso tirar a água do meu aquário e encher o nano completamente. Passar a fauna e a flora para o nano.

Recomeçar o aquário principal com substrato fértil e com mais cuidados. Depois a flora e a fauna regressam ao aquário principal e volto ao nano para lhe meter um pouco de substrato fértil e pô-lo xpto.

Fiz-me entender?

 

Será que o problema nas barbatanas do barbo, irá acompanhar a água para o nano? Para já vou esperar a ver o que acontece ao barbo.

Editado por Joao krub
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.