Recommended Posts

Publicado:

Sim, a minha preocupação foi a respiração e a movimentação das guelras e aposto que está normal, mas amanha e sempre é dia de admirar os meus peixes :)

Espero que aquela amónia e nitritos desapareçam.

Sei que deveria ir na secção de PLANTAS, mas a minha micranthemum umbrosum apresenta alguns "pelos pretos", pelo que li ele necessita de mais cuidados (substrato) que a Anubia nana, devo retirá-la do aquário e por outras plantas? Já que o meu objectivo era usar plantas de baixos cuidados e sem substrato fértil.

Agradeço-vos muito pela ajuda. Só espero fazer as coisas direitas.

• Replies 110
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:

Como me esqueci de perguntar, não coloquei Sera Nitrivec depois da TPA pois não sei ao certo se seria bom ou não na minha situação. Devo por?

Publicado:

Aqui estou novamente, tentando seguir a vossa ajuda. Portanto, depois da TPA feita no dia 21/6, apresento os resultados dos testes obtidos (23/6/2012), esperando por novos conselhos.

Amónia (NH4): 0 - 0,5 mg/l (pode parecer estranho mas tive dificuldades de observar a cor mais correta, parecia metade para o valor 0 e outra metade para o valor 0,5)

Nitritos (NO2): 0,2 mg/l

Nitratos (NO3): 0 mg/l (estou a pensar em obter outro teste de outra marca, continuo a duvidar deste teste, quero garantir uma leitura mais eficaz que o "pó")

P.H: 6,5

Sei que não são os melhores resultados mas pelo (pouco) que percebo, são resultados positivos depois da TPA, correto?

Será possível mais uma ajudinha: devo voltar a fazer os testes, tipo amanha e caso aumentem os valores TPA neles?

Agradeço desde já

Abraço

Publicado:

Os valores não estão maus (considerando a situação!)

Vai controlando os valores, e sobretudo os peixes. Se começar a piorar, TPA!

Faz outro teste amanhã ou na 2a, para veres a evolução da coisa! 5a feira TPA!

Tanpanama - Posted Image

Publicado:

Olá

A amónia está a descer não está? Portanto tudo ok. Ainda por cima tens ph de 6.5 o que é muito bom visto que a toxicidade da amónia nesse ph é limitada. Acima de 7,2 ou isso é que a amónia se transforma em amoníaco e aí é morte certa da fauna.

Os nitritos estão a manter-se mas é normal porque as nitrobacter ainda não se desenvolveram (levam tempo). O ph 6.5 atrasa o desenvolvimento das bactérias mas é mais seguro para os peixes. Da tempo ao tempo. Na segunda-feira, aposto que já não tens amónia. Nessa altura começa a preocupar-te com os nitritos e fazer TPAs.

Abraços

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Publicado:

Eu sabia que a amónia torna-se mais tóxica acima de PH 7,2 por isso resolvi fazer o teste do PH também para vocês me poderem guiar da melhor maneira. Sim a amónia está a descer felizmente :)

Em relação aos nitritos também já me tinha informado disso. Como os corydoras são resistentes e até se dão bem nesta gama de PH 6,5 (ácido), prefiro que demore mais a desenvolver as nitrobacter do que ter PH alcalino e ajudar o amoniaco a matar os peixes.

Bem, então talvez na segunda volte aqui com novos testes a ver como está a correr isto, os corydoras sentem falta de nova companhia, mas até isto estar resolvido ficam sozinhos para já.

Obrigado e abraço TonyCh

Publicado:

Com calma as coisas vão lá. A primeira aflição é sempre a amónia que mata rapidamente... uma vez lidado com esse problema, seguem-se os nitritos que matam mais devagar mas também levam muito mais tempo a serem processados. Só quando os nitritos diminuirem é que vais começar a ver nitratos.... tens pouca fauna mais algumas plantas mais TPAs... dificilmente verás qualquer nitratos.

Se queres tirar a prova do 9, posso mandar-te um frasquinho com água com 10 ou 20ppm de nitratos e tu fazes o teste com o teu kit... se aparecerem, já sabes que o teste funciona. Se não... lixo com ele :P

Também podes fazer ao contrário e mandar tu um frasquinho que eu testo isso com teste da API que tenho cá... tanto faz.

Abraços

Tony

_________

Publicado:

Boas,

Só venho cá deixar o meu contributo acerca dos testes. Eu tenho da Sera o teste de nitratos, que também tém pózinhos. A verdade é que também não se dissolve completamente. Mas deve ser assim, porque já houve vezes em que tinha nitratos a zero e outras a 25, por isso deve estar tudo bem.

De qualquer das formas aguarda mais um pouco, quando tiveres a amónia a zero, se não tiveres nitratos deita isso ao lixo lol.

Não te preocupes com os nitratos agora, como o Tony disse a amónia e os nitritos é que são problemáticos. Com a amónia a 0,5 é normal que não existam nitratos.

Já agora, acho que ainda ninguém perguntou, o que tens de matérias filtrantes dentro da Biobox e qual a capcidade da bomba da mesma?

Abraços

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Publicado:

@TonyCh, acho que não vale a pena enviar frasquinhos com água, talvez fique mais em conta comprar outro. Mas agradeço imenso o teu gesto de ajuda.

@jplonga, eu sei que os nitratos não são a prioridade.. mas se não está a funcionar, o rastreio do meu problema fica meio incompleto. Quero fazer tudo bem para que a vida do meu aquário não tenha problemas.

Em relação ao que perguntaste do filtro, aqui vai (referenciei o nome do filtro BIOBOX 2 e pensei que era suficiente, já que tem as matérias filtrantes originais quando comprei)... sou novato e pouco percebo disto.. mas aqui vai o que consegui descobrir:

A disposição das matérias filtrantes, de cima para baixo, são:

Fibra XS

Carvão activado XS

Esponja grossa XS (10 ppi)

Aquaclay XS (pelo nome que isto tem, diria que é argila?)

potência da bomba ainda não consegui descobrir, mas tentarei o mais breve possível.

Agradeço desde já qualquer ajuda no meu caminho deste mundo fantástico.

P.S. os peixes continuam activos, bom apetite, cores vivas, respiração normal... os testes vou fazer amanhã esperando valores normais de amónia e nitritos :)

Publicado:

Bem, acho que preciso de mais uma ajudinha... desculpem o incómodo

Mas... fiquei curioso quanto aos testes e vi isto:

Amónia: 0,5 mg/l

Nitritos: 0 mg/l (um bocadinho de cor a fugir para o valor seguinte que é 0,2.. mas está mais transparente do que cor-de-rosa)

Sendo assim, a amónia está igual (ligeira diferença menor mas acho que o valor mais correto é o 0,5), mas os nitritos baixaram. Desculpem a "não-sabedoria" mas o que se passou?

Publicado:

as bactérias que processam os nitritos não são as mesmas que processam a amónia... podes ter algumas bactérias nitrobacter que estão a devorar essa quantidade pequena de nitritos mas ainda não tens uma colónia suficiente de nitrosomas para dar conta da amónia. A última TPA foi quando?

_________

Publicado:

Humm... claro, bactérias diferentes... acho que foi mais "sofrer por antecipação" que nem pensei nisso. Fica explicado os resultados.

A última TPA foi dia 21/6 (quinta-feira passada), esperei 1 dia e fiz os testes (23/6). Hoje, dia 24/6 decidi fazer novos testes e foram esses que recebi

Publicado:

Sim, já tinha planeado outra TPA, isto é, já tenho a água a repousar... Bem, eu deixo a água a repousar e depois adiciono acondicionador na mesma (pela informação que retive, acho que é melhor assim). Espero que na terça eu volte aqui com novidades ainda melhores :)

Estou a ganhar o gosto por aquariofilia novamente.

Obrigado Tony

Abraço

Publicado:

Bem... tenho 2 questões a fazer:

1ª: faço TPA de quanto... 15%, 30% ou novamente de 50%? Não quero retirar as bactérias, senão volto à estaca zero. Até acho que 20% será suficiente

2ª: informei-me que bloodworms (minhocas vermelhas) são boas para as corydoras, mas esta comida não afunda. Também tenho comida em pastilha que eles adoram, mas têm dificuldade em encontrar a pastilha

Publicado:

então fica marcada TPA de 50%. As minhas corydoras devoram as pastilhas, mas demoram para encontrar... mas quando encontram é a festa :) todas de volta a atacar a comida... épico e deslumbrante

Publicado:

Bem, não realizei a TPA devido ao trabalho (isto é, tive de ir trabalhar e não deu tempo)... mas tive curiosidade e.. resultados dos testes:

Amónia: 0,5 mg/l mas apercebo-me que a cor está a ficar mais transparente (próximo do zero, mas não desisto)

Nitritos: 0 mg/l (zero)

Aos poucos, estou a conseguir baixar os dois. Estou no bom caminho?

Tenho mesmo de fazer a TPA, mas talvez 50% neste momento não será demais? Afinal, parece que está a normalizar.

Peço ajuda s.f.f

Abraço

Publicado:

boas

normalmente eu não aconselharia 50%

mas como ja tens fauna sim, é melhor reduzires esses valores, a amonia não está a baixar muito pq está sempre a ser produzida e ainda não tens uma colonia estavel.

se não tiveres tempo pelo menos 30% de agua...

quando às materias filtratntes, não conheço bioboxs mas creio que deverias retirar o carvão activado (esponja preta) e colocar lá ceramicas. o carvão é mais utilizad para retirar medicação da agua e perde o seu efeito ao fim de um tempo de uso começando a fazer mais mal que bem...(a minha esposa diria...que rico portunhes)

espero ter ajudado...

qualquer coisa estas sendo ajudado por um genio daqui xD

segue os conselhos dele que vais bem

abraços

Publicado:

Onde está o génio que não o vejo? :P

Quanto às TPA's....

Por regra, num aquário normal sem fertilização intensa, 20-30% é o suficiente... há quem faça TPA's de duas em duas semanas ou até de mês a mês... depende da acumulação de detritos, níveis de nitratos e outros fatores. Quem fertiliza segundo o Estimative Index OU em casos de emergência onde é preciso baixar rapidamente determinados valores, a regra é 50%... em casos muito maus, há quem troque 50% de água a cada 2 dias... é recomendável? Bem, depende da fauna e quais os potenciais riscos e potenciais benefícios. No caso da amónia é a sobrevivência dos peixes.

Eu fazia a tal troca dos 50%.... os teus nitritos baixaram (desapareceram) porque já tens nitrobacter presentes mas não tens nitrosomas suficientes ainda o que é curioso visto que devias ter mais nitrosomas que nitrobacter... mais um ponto a favor da teoria do mini ciclo que deve ter havido antes... as nitrosomas aparecem mais rapidamente mas também morrem mais depressa... quando o micro ciclo concluiu, as nitrobacter começaram a morrer mas as nitrosomas foram-se todos rapidamente... dai que agora tenhas mais nitrobacter que nitrosomas.

Abraços

Tony

_________

Publicado:

assim será, amanhã vou tentar arranjar tempo para a TPA, nem que não durma :)

Sim, o Tony está a ser espetacular.

Abraço

Publicado:

ainda bem que tens experiência, nem que seja teórica, pois a mim estás a ser uma mais valia :) Amanha TPA fica feita... espero eu

Acho que a amónia e os nitritos, neste momento são o meu mais pequeno problema... temperaturas altas. Já estou a tratar disso com garrafas de água congeladas. Já li um tópico aqui sobre isso mas ainda me vou informar melhor... as minhas corydoras não devem estar a gostar muito disto!

Já agora, boa sorte no teu projecto

Abraço

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!